FÓRMULA PARA HUMOR E ESTRESSE
O estresse pode ser associado a diversos fatores, como: dificuldade para dormir, falta de energia, alterações hormonais, e outros fatores.
Pensando em você que enfrenta este problema, nós da Farmácia Eficácia trouxemos uma fórmula com ativos relaxantes para melhorar sua qualidade de vida.
Quais são esses ativos?
Venetron®: É derivado do Apocynum venetum L., um arbusto que cresce extensivamente em regiões do noroeste da China, sendo usado a muito tempo na medicina tradicional chinesa.
Na china ele é conhecido como Luobuma e seu uso é recomendado como calmante para o fígado, nervos, bem como, para a inflamação. Além disso, também é indicado para o tratamento de neurastenia, palpitações, insônia, edema com micção frequente, hipertensão e nefrite.
Venetron interage com o sitio de ligação benzodiazepínico, potencializando o efeito gaba através do aumento da afinidade dele com o seu respectivo sitio de ligação, cuja principal função é reduzir a excitação cerebral. Também aumenta os níveis de serotonina, favorecendo a melhora do humor. Serotonina é o componente chave do sono, e assim contribui para a síntese de melatonina.
Atua na melhora dos sintomas da Depressão e Insônia
Estudos mostraram que Venetron possui atividade inibitória da lipoperoxidação, efeitos hepatoprotetores, e atividades antienvelhecimento, efeitos anti-hipertensivo, cardiotônico, hepatoprotetor, antioxidante, hipolipemiante, antidepressivos e anti ansiedade. Acreditasse que esses benefícios sejam por usa atuação ao conteúdo de flavonoides. Vários estudos utilizando o ingrediente ativo do Venetron®, demonstram sua segurança e eficácia para a insônia, ansiedade, depressão e TPM.
Magnésio L-Treonato é o mais o mais novo suplemento capaz melhorar a função do Cérebro, contribuindo para o aumento das funções cognitivas como a memória, concentração e aprendizagem. Essa fórmula inovadora, atua fornecendo o mineral adequado para que o cérebro consiga funcionar melhor, auxiliando na memória de curto e longo prazo, nas funções de concentração e aprendizado que são exigidas no dia a dia. A deficiência de magnésio no corpo, pode interferir na qualidade de vida, trazendo muitos prejuízos a saúde como cansaço, desânimo, irritabilidade, perda de memória, depressão, confusão mental e insônia. Com o uso do Magnésio tem-se uma sensação de maior disposição, atenção e concentração nas atividades diárias. É recomendado como prevenção e auxilia no tratamento de Alzheimer. Conta-se também, com manutenção nos ossos deixando-os fortes e saudáveis devido sua capacidade de auxiliar na absorção de Cálcio, contribui também para a função dos músculos dando energia e força, diminuindo as cãimbras musculares. É a melhor alternativa para quem quer melhorar a qualidade de vida na hora de realizar as atividades cotidianas. Para o tratamento do Alzheimer é necessário administrar 2 gramas do ativo Magnésio Treonato por dia.
L-teanina: É um aminoácido não comum na nossa dieta (não é um dos aminoácidos essenciais ou mesmo um dos aminoácidos não essenciais comuns). Ela foi descoberta como um dos componentes do chá verde em 1949. É substancialmente presente nos chás derivados da Camellia sinensis, também conhecidos como chá branco, verde e preto, e também em alguns cogumelos. A L-teanina tem semelhança estrutural com a Glutamina e outros neurotransmissores que são produzidos a partir dele (GABA e glutamato) e é conhecido por ter ação no sistema nervoso central (cérebro) após a ingestão por via oral. A principal propriedade da L-teanina é atuar como um agente relaxante sem sedação – diferente da erva-cidreira, que relaxa, mas também pode sedar. Também está associada a uma redução da percepção de estresse e melhora de atenção. Desta forma, enquanto a L-teanina não parece induzir o sono, ela pode ajudar com o sono, devido ao seu efeito relaxante. Curiosamente, as propriedades relaxantes e que proporcionam mais atenção, em conjunto com a falta de sedação da L-teanina pode ter um papel suplementar mais significativo como um
atenuante de efeitos excessivos de muitos estimulantes. Assim, uma possível combinação de L-teanina com cafeína (200mg cada) pode ter ação sinérgica na promoção da cognição e da atenção.
Com ação direta sobre o sistema nervoso central, a teanina pode melhorar o sono, a concentração, o relaxamento e ainda proteger o cérebro. Veja a seguir como ela pode desempenhar esses papéis entendendo o que é a teanina, para que serve e quais os seus efeitos sobre o organismo humano.
Controle da ansiedade
A L-teanina é uma substância psicoactiva, o que significa que ela é capaz de atravessar a barreira que existe entre os vasos sanguíneos do cérebro e o tecido nervoso e agir diretamente no sistema nervoso central através da interação direta com o cérebro. A maioria dos efeitos da L-teanina afetam positivamente o humor e promovem o relaxamento, embora nem todos estes efeitos tenham sido consistentes. A L-teanina desencadeia as seguintes respostas potencialmente positivas no cérebro:
– Afeta as ondas alfa no cérebro: As ondas alfa são as ondas cerebrais associadas com o estado de vigília e relaxamento. Eles atingem seus níveis mais elevados quando uma pessoa está acordada, relaxado, e tem os olhos fechados, mas desaparecem quando sonolência ou sono iniciam. Foi mostrado que a L-teanina estimula as ondas alfa do cérebro, sugerindo que ele tem a capacidade de colocar os usuários em um estado mais relaxado, em última análise, levando-os a adormecer.
– Aumenta os níveis de dopamina: A dopamina, o neurotransmissor que é liberado pelo cérebro como uma “recompensa” depois de se envolver em algumas atividades, tais como o consumo de alimentos ou ter relações sexuais, aumenta no cérebro em resposta a L-teanina. Substâncias que causam a liberação de altos níveis de dopamina podem ser viciantes, resultando em uma compulsão a buscar a sensação percebida de “recompensa”, ainda que involuntariamente. No entanto, L-teanina produz um aumento pequeno nos níveis de dopamina que não se mostrou suficiente para produzir esse efeito em ratos ou nos testes (mais limitados) em seres humanos.
– Aumenta produção de GABA (gama-amino-butírico): GABA é um ácido, cuja função é a de inibir ou limitar a atividade dos neurônios no cérebro, tendo o efeito de retardar processos neurais e induzir um estado de relaxamento. Acredita-se que L-teanina pode aumentar a produção de GABA, induzindo esse efeito.
– Pode aumentar os níveis de serotonina: A L-teanina não aumenta consistentemente a serotonina no cérebro, o neurotransmissor da “felicidade” responsável pela melhoria do humor positivo. Porém, foi demonstrado que pode resultar em um aumento em alguns casos. A melhora no humor limita a ansiedade, promovendo o pensamento positivo e desencorajando pensamentos negativos obsessivos.
– Quando associado à cafeína melhora a memória e tempo de reação: Quando combinado com a cafeína, a L-teanina promove um tempo de reação mais rápido e melhora a memória através da interação dos efeitos calmantes da L-teanina e os efeitos estimulantes da cafeína. Quando a ansiedade torna difícil se concentrar, ou se lembrar de nomes ou fatos importantes, o que pode causar ainda mais ansiedade mais tarde, a combinação destas duas substâncias psicoativas pode ajudar no foco e na retenção de informações.
Proteção do sistema nervoso central (SNC)
Estudos em animais indicam que a teanina também pode ter efeitos protetores no cérebro. Ela parece proteger contra o excesso de glutamato, um neurotransmissor natural que permite de sinalização entre os nervos. Este produto químico pode ser tóxico para o tecido nervoso se os níveis não são regulados. Teanina mostra alguns efeitos protetores em células nervosas, quando há um decréscimo do fluxo sanguíneo, causado por um acidente vascular cerebral, por exemplo. A proteção de células do SNC pode desempenhar também um papel importante em doenças que causam a ansiedade ao mesmo tempo, tais como a doença de Alzheimer.
Equilíbrio do sono
Como dito anteriormente, o efeito da teanina no cérebro é marcado por ondas cerebrais suavizadas. O corpo fica relaxado, a mente se acalma, mas nenhuma sonolência ocorre. Este é exatamente o tipo de relaxamento prescrito por terapeutas do sono. Estudos mostram que o relaxamento pré-sono é muito eficaz contra a insônia, mesmo em casos mais difíceis. Pesquisadores no Japão deram a voluntários 200 mg de L-teanina diária e gravaram seus padrões de sono em dispositivos usados nos seus pulsos. A L-teanina não fez os indivíduos dormirem mais, mas fez com que eles tivessem um sono melhor. Além disso, a qualidade do sono e a recuperação de exaustão foram reforçados pela L-teanina. Aqueles que tomaram o aminoácido sentiram-se como se tivessem dormido mais do que eles realmente dormiram. Esta é uma boa notícia para as pessoas que não dormem o suficiente, ou aqueles que querem dormir menos e fazer mais.
A vitamina B6 ou Piridoxina: É importante para o bom funcionamento do organismo, porém é comum a carência dessa vitamina no organismo, pensando nisso a Farmácia Eficácia traz a suplementação a base da vitamina B6 para prevenção de doenças.
Auxilia na síntese de neurotransmissores como a serotonina, que é responsável pelo sono, humor e apetite. Previne e trata a anemia, e proporcionam cuidados á pele, prevenindo a dermatite seborreica, que é uma inflamação da pele, caracterizada por causar vermelhidão e escamação.
Cuida do cérebro combatendo a perda de memória e problemas neurológicos.
INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS
- Antiestresse (indicação principal);
- Auxilia na síntese de neurotransmissores;
- Cuida do cérebro;
- Antidepressivo;
- Melhora da insônia;
- Efeito Relaxante;
- Combater a fadiga neuromuscular;
- Melhora o desempenho físico;
- Previne a osteoporose;
- Melhora a tensão nervosa e depressão;
- Melhora o estresse físico e mental;
- Diminui o risco de doenças coronárias.
MODO DE USAR
Tomar uma dose ao final da tarde, ou conforme orientação de um profissional habilitado.
COMPOSIÇÃO
Venetron, Magnesio L Treonato, L-Theanina, Vitamina B6 - 30 cápsulas
DÚVIDAS FREQUENTES
A fórmula atua com antidepressivo?
Não, a fórmula é indicada para combater estresse e humor.
O Tratamento para humor e estresse possui efeitos colaterais?
Nossa fórmula conta com ativos seguros e eficazes, que não ocasionam efeitos colaterais significativos.
ORIENTAÇÕES GERAIS
- Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
- Imagens meramente ilustrativas.
- Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
- Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
- Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
- Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
- Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou no período de amamentação sem orientação médica.
- Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta
- Siga corretamente o modo de usar
- A resposta varia de pessoa para pessoa e deve-se levar em consideração ás suas condições fisiológicas e o fundo genético
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
As Referências Bibliográficas encontram-se em nosso departamento técnico farmacêutico, baseadas nas literaturas e materiais de nossos fornecedores.