Tudo sobre Belladona e os benefícios da homeopatia

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 2 minutos

Cercada de histórias e pontos positivos e negativos, a Belladona é um dos componentes mais utilizados na homeopatia. E aqui nesse artigo você vai saber tudo sobre essa planta rara, geralmente encontrada em encostas de rios e lagos.

O nome até parece de cosméticos para beleza e, buscando em longa e lendária história, ela está mesmo ligada à beleza.

Seu significado é ”mulher bonita” e recebeu esse nome pois, no antigo Egito e na Roma antiga, o suco feito com a planta de Beladona era utilizado para dilatar as pupilas do olho das mulheres e deixa-las com a pele mais clara, atendendo ao padrão de beleza da época.

E, aproveitando o momento de curiosidades, essa é uma das plantas mais mortais do mundo. Entretanto, apesar do seu alto grau de toxicidade, ela é muito utilizada em medicamentos homeopáticos.

Mas isso não é perigoso? Não! Depois de muitos estudos, o procedimento para isolar a atropina, substância que causa o efeito tóxico, já é bastante seguro

A Belladona na homeopatia

A Belladona é uma das substâncias mais usadas na homeopatia, considerada básica e primordial.

Como já dissemos anteriormente, não existe o risco de usar essa planta na homeopatia. Somado ao fato do processe de isolamento da substância tóxica ser bem segura, nos medicamentos homeopáticos, as substâncias são usadas de forma dinamizada.

Ou seja, são hiper diluídos e, dessa forma a formulação da Belladona é diluída decimal ou centesimamente, não sendo quantidade suficiente para vir a ser tóxica.

Possui propriedades importantes, como: 

  • Inibidora de secreções;
  • Anti inflamatório;
  • Diurética;
  • Espasmolítica;
  • Parasimpatolítica;
  • Analgésica.

É indicada para tratamento de febres (como casos de prostração) e estado gripal devido ao poder anti-inflamatório. Além disso, ajuda a aliviar sintomas de rosto vermelho, secura das mucosas, transpiração intensa e calor radiante.

Também pode ser encontrada em medicamentos homeopáticos para úlcera, convulsão, gota, câimbra, asma, bronquite, dores no corpo e problemas estomacais.

Apesar de amplamente utilizada na homeopatia, a Belladona não tem reconhecimento da medicina alopática. Embora seus princípios ativos sejam encontrados em alguns medicamentos oftalmológicos, para dilatação de pupila.

Principais indicações e benefícios

  • Ajuda a diminuir os sintomas da febre (como casos de prostração);
  • Ajuda a aliviar o estado gripal;
  • Reduz os processos inflamatórios, como congestão local (tumor, rubor, calor, dor);
  • Auxilia no tratamento de problemas no sistema nervoso (como: estresse, ansiedade, depressão, epilepsia e neuralgia);
  • Age no aparelho digestivo, controlando casos de gastrite, úlceras e azia;
  • Trata asmas e tosse, pois reduz as secreções nos brônquios;
  • Ameniza as dores nas articulações e nas pernas, por isso é indicada no tratamento de artrite, reumatismo e problemas nos nervos.

Mesmo com tantos benefícios, é importante frisar que a utilização dessa planta não deve ser feita por conta própria. Sempre busque o auxilio de um profissional homeopata que conhece os efeitos da planta e pode indicar a posologia correta para cada caso.

Invista na sua qualidade de vida!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mona

Beladona é um santo remédio para crianças pequenas com dor de ouvido, garganta, aftas na boca. Todos os meus filhos tomaram indicado pelo homeopata. A homeopatia cura de dentro prá fora, harmonizando o processo de regeneração celular. Ótimo assunto!

Ellen Frazão

Olá! Homeopatia é tudo de bom, ela promove a cura de dentro para fora, a cura do indivíduo! É maravilhoso!
Aqui na Eficácia trabalhamos com diversos tipos de Homeopáticos, se você precisar de algo, conte conosco!