A importância do colágeno para articulações

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O colágeno está presente em muitos alimentos e também em produtos que usamos no dia a dia, como xampus e hidratantes, mas para o organismo ele é muito importante, principalmente por suas propriedades de sustentação e elasticidade.

O nosso corpo produz colágeno e a alimentação rica dele faz toda a diferença para uma vida mais saudável. Por isso que incluir essa proteína na alimentação pode evitar doenças como a osteoartrite.

Os melhores alimentos que contém o colágeno são as carnes vermelhas, frango, peito de peru, peixes, ovos, queijo, leite e iogurte desnatado. Essa proteína precisa estar presente na sua vida!

Estudos mostram que a suplementação com peptídeos de colágeno tipo 1 e colágeno tipo 2 tem potencial para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com dores nas articulações. 

Atuação dos colágenos tipos 1 e 2

A suplementação de peptídeos de colágeno tipos 1 e 2 tem funções terapêuticas em pacientes com osteoporose e osteoartrite, além de auxiliar na proteção das articulações dos joelhos. A mais conhecida delas é o alívio nos sintomas de dor. Pesquisas também apontam para um potencial aumento da densidade óssea e um efeito protetor da cartilagem articular.

O colágeno tipo 2 é indicado em doenças articulares autoimunes, como osteoartrite autoimune, inflamação de articulações, lesão em cartilagens e artrite reumatoide.

A ingestão de leite, carne, frango, peixe e alguns vegetais pode fornecer os aminoácidos diretamente ligados à síntese do colágeno tipo 1. Entretanto, para casos mais agudos, pode ser recomendada a suplementação com colágeno para artrose.

A alimentação pode não ser suficiente para fornecer a quantidade ideal de nutrientes que nosso organismo precisa. Por isso, uma forma de ajudar a regeneração do colágeno é fornecer seus precursores por meio de suplementação, para que o organismo produza o que foi desgastado. Confira!

Vitamina C

O ácido ascórbico é o principal cofator na transformação dos aminoácidos prolina e lisina em hidroxiprolina e hidroxilisina. Sem essa etapa não há formação de colágeno em nosso corpo. E isso faz da vitamina C uma molécula vital para a saúde dos tecidos conectivos.

Vitamina D3

A vitamina D3, além de auxiliar na fixação do cálcio do tecido ósseo, também auxilia na regeneração da cartilagem destruída, inibindo a progressão da artrose. Para a artrite reumatoide, o uso combinado de vitamina D3 com peptídeos de colágeno diminui a produção de substâncias pró-inflamatórias.

Manganês

Indispensável para a formação do colágeno das articulações, o manganês é indiretamente responsável pela ativação das células da cartilagem (condrócitos), além de atuar no metabolismo ósseo.

Vitamina K

Bastante promissora no tratamento de artrose, a vitamina K tem sua ação no tecido ósseo, prevenindo a osteoporose. Nas articulações, a vitamina K pode auxiliar através de seu potencial anti-inflamatório.

Zinco

Sua presença é indispensável para a formação óssea e síntese de colágeno. A suplementação com zinco resulta em maior síntese de massa óssea e colágeno.

Outras funções do colágeno

Tradicionalmente, o colágeno é mais conhecido devido aos benefícios que proporciona para a saúde da pele, tais como a hidratação e melhora da elasticidade, ajudando a prevenir o envelhecimento cutâneo.

Além dos benefícios para as articulações e a pele, há também estudos ligando o colágeno a um controle do ganho de peso na menopausa.

Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. 

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Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.

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