Você sofre com a menstruação irregular?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Pelo menos em algum momento da vida, muitas mulheres já passaram pela situação de conviver com períodos de menstruação irregular, não é mesmo? A queixa é muito comum e geralmente as causas podem ser normais, sem apresentarem nem risco à saúde da mulher. Entretanto, além de ser incomodo, pois não dá para dizer precisamente o dia da próxima menstruação, existem casos indicativos de que existe algo de errado com o aparelho reprodutor.

O ciclo menstrual é aquele período de tempo entre uma menstruação e outra que dura, em média 28 dias – podendo variar de 22 a 35 dias dependendo da mulher e sem que isso signifique um problema. Portanto, de uma forma geral, a menstruação irregular é observada quando esses ciclos menstruais não seguem um ritmo semelhante todos os meses, dificultando a detecção do período fértil.

Os transtornos menstruais podem ocorrer em qualquer fase reprodutiva da mulher, sendo mais observados logo após a primeira menstruação, após a gravidez ou no período da pré e menopausa.

Durante o os dois primeiros anos após a primeira menstruação, é normal que os ciclos sejam irregulares devido à imaturidade do processo menstrual, por isso é comum observar adolescentes que tenham ciclos menstruais a cada três ou quatro meses e de curta duração. Da mesma fora, logo após a gravidez e durante a amamentação, os hormônios precisam de um tempo para se reequilibrar e podem ocasionar quadros de menstruação irregular.

Também é muito comum observar alterações no fluxo menstrual em viagens longas, com mudanças de clima ou de fuso horário.

Os transtornos menstruais podem ser classificados como:

  • Oligomenorreia: menstruação pouco frequentes e/ou escassas, com ciclo menstrual de 35 dias ou mais
  • Metrorragia: sangramentos acíclicos fora do período menstrual com aumento do fluxo
  • Menorragia: aumento da quantidade do fluxo menstrual com intervalos regulares
  • Hipermenorragia: aumento do fluxo menstrual e da duração
  • Amenorreia: ausência de menstruação durante três a seis meses ou mais

E quando a irregularidade não é normal? Tem tratamento?

Além das causas já apresentadas, a mudança brusca de rotina, situações de estresse, exercícios físicos intensos e distúrbios alimentares também podem causar irregularidades temporárias no ciclo menstrual.

Entretanto a irregularidade deixa de ser normal quando está associada à doenças e complicações como hipotireoidismo, miomas, pólipos, hiperplasias endometriais, câncer do colo ou do endométrio, e discrasias sanguíneas.

A forma de tratamento para a menstruação irregular vai depender, quase que unicamente, do que está causando o problema. Quando a menstruação irregular é causada pela puberdade ou menopausa, raramente precisa de tratamento, a menos que os sintomas sejam excessivos ou incômodos. Mas as causas não se encaixam nesses quadros, os tratamentos podem ser:

  • Corrigir ou tratar a doença subjacente
  • Alterar o tipo de anticoncepcional
  • Mudanças de estilo de vida (perda de peso, tratamento de distúrbios alimentares e redução do estresse, etc)
  • Terapia hormonal
  • Cirurgia

Quando houver mudança repentina na regularidade das suas menstruações, não deixe de registrar os seus sintomas e entrar em contato com o seu médico.

Conheça o produto Thuya Globulos CH5, clicando na imagem abaixo.
menstruação irregularRemédio homeopático
A Tuia homeopática em glóbulos possui excelentes propriedades medicinais, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a tratar infecções respiratórias e transtornos menstruais.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments