Vitamina D: conheça os benefícios e onde encontrar

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 2,25 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas pessoas nos falam da importância da Vitamina D para o funcionamento correto do nosso metabolismo, porém, são poucas que sabem nos dizer quais são as fontes dessa substância e para que ela serve.

Neste texto, vamos falar da importância dessa vitamina, de onde podemos encontrá-la e daremos algumas dicas preciosas de alimentos que são ricos em Vitamina D.

O que é Vitamina D

A Vitamina D passou a ser denominada dessa forma na década de 1922, já que naquela época as pessoas acreditavam que ela só poderia ser obtida através da alimentação. E recebeu a letra D em seu nome pois foi a quarta substância a ser descoberta , depois das Vitaminas A, B e C.

Mas, a partir da década de 1970 cientistas e pesquisadores descobriram que a Vitamina D poderia ser sintetizada pelo organismo, ou seja, eles descobriram que, na verdade, ela é um hormônio e não uma vitamina.

Essa substância é necessária para a manutenção do tecido ósseo, do sistema imunológico. Também atua no processo de diferenciação celular e no tratamento de doenças autoimunes, como reumatoide, artrite e esclerose múltipla. E, a sua ausência pode favorecer 17 tipos distintos de câncer.

Ela também age no processo de secreção hormonal e em diversas doenças crônicas que não são transmissíveis, como síndrome metabólica que tem como um dos componentes o diabetes do tipo 2.

Para as futuras mamães, o consumo de Vitamina D é essencial para a saúde delas e do bebê já que a sua carência pode levar a abortos no primeiro trimestre de gestação. Já no final da gravidez, a falta desse nutriente pode favorecer a pré-eclâmpsia e aumentar as chances da criança nascer portadora de autismo.

Deficiência Vitamina D

Esse nutriente é essencial para a vida, porém, a insuficiência dele em nosso organismo é mais comum do que se imagina e a falta dele pode trazer sérios danos para a nossa saúde. Vou listar para você oito sinais e sintomas, mais comuns, que podem ser causados pela falta dessa substância em nosso organismo:

  • Ficar doente ou contrair infecções frequentemente – um dos papeis mais importantes dessa vitamina é manter o sistema imune funcionando perfeitamente, e, com isso, evitar que tenhamos uma série de doenças. Já que essa vitaminas é capaz de combater muitos vírus e doenças.
  • Fadiga em cansaço em excesso – pode ser por outros motivos, como, desidratação por exemplo, mas a falta de Vitamina D é uma das razões para a fadiga e o cansaço exagerados.
  • Dor nos ossos e nas costas – níveis baixos desse nutriente, em nosso sangue, podem contribuir para dores nos ossos e na coluna lombar.
  • Depressão – a depressão está associada com níveis baixos dessa substância.
  • Dificuldades de cicatrização – Cicatrização e recuperação lenta após cirurgias ou lesões pode ser um sinal de que os níveis de vitamina D estão muito baixos.
  • Perda óssea – essa vitamina tem um papel de extrema importância na absorção de cálcio e no metabolismo ósseo.
  • Perda de cabelo – a perda de cabelo muitas vezes é atribuída ao estresse, porém, quando ela se torna algo grave, pode ser resultado de alguma doença e/ou deficiência de algum nutriente.
  • Dor muscular – as causas das dores musculares são, na maioria da vezes, difíceis de se detectar, mas existem estudos que apontam que a carência de vitamina D é uma delas.

Mas, não se desespere. Corrigir a deficiência desse nutriente em nosso organismo é algo bem simples, por meio alimentos, banho de sol e ingestão de suplementos, por exemplo, como vamos falar a seguir.

Alimentos ricos em Vitamina D

A deficiência dessa vitamina é incrivelmente comum e pode passar batido se você não estiver atenta às reações do seu corpo. Isso acontece muito, pois os sintomas são extremamente sutis e muitas vezes não são tão específicos.

Mas, felizmente a deficiência dessa substância é super fácil de ser corrigida, na maioria dos casos. Você pode aumentar sua exposição ao sol, sem o uso de protetor solar, porém, fique atento aos horários.

Agora, se você não pode ficar exposta ao sol por motivos de saúde, trabalho e outros. Você pode optar pela ingestão de suplementos vitamínicos. Mas, fique muito atento porque de acordo com os especialistas esta suplementação devem ser usados quando os níveis desta vitamina no sangue estão abaixo do normal. Por isso é necessário fazer exame de sangue para ter esta avaliação.

A Vitamina D3 atua em conjunto com a Vitamina K2, por isso, muitos especialistas sugerem que elas sejam tomadas juntas. Além disso, elas também devem ser ingeridas juntas por atuarem em conjunto.

Mas, como dizem os antigos, o melhor medicamento é o alimento. Então, segue uma lista dos alimentos ricos em Vitamina D:

  • óleo de fígado de bacalhau,
  • salmão cozido,
  • ostras cruas,
  • arenque fresco,
  • ovo cozido,
  • fígado de galinha,
  • sardinha enlatada.

Mas, tome cuidado…. não vá abusar do sol, dos suplementos e dos alimentos… tudo em excesso ou em falta pode prejudicar nossa saúde. É preciso encontrar um equilíbrio!

Veja mais detalhes sobre Vitamina D, clicando na imagem abaixo.

vitamina d120 cápsulas
Vitamina D é essencial para nossa saúde estando envolvida na absorção do cálcio, ajudando no tratamento da osteoporose, além de reforçar o sistema imunológico.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 2,25 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments