Veja os efeitos do sol para a sua pele

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 8 minutos

Vem chegando o verão e com ele tudo aquilo que a gente ama: a praia, o sol, o mar e alguns dias de descanso para aproveitarmos. No entanto, é preciso estar atento! Todo cuidado é pouco, principalmente, quando o assunto é se bronzear. Expor-se ao sol, sem as devidas proteções ou exagerar na dose, pode resultar no efeito contrário ao que você espera.

Nossa pele é um órgão que deve ser tratado com muito cuidado, pois além de revestir todo o nosso corpo, ainda atua como principal barreira contra micro-organismos. 

Um dos principais cuidados que temos que ter com nossa pele é evitar exposição exagerada ao sol, pois este emite radiações que trazem diversos prejuízos à nossa pele.

O sol, por emitir radiações infravermelhas e ultravioletas (UVA e UVB), torna-se um inimigo quando utilizado de forma errada, mas não podemos nos esquecer de que o nosso organismo precisa das radiações solares para ativar algumas reações.

Compre produtos com desconto na Farmácia Eficácia

A exposição ao sol não deve ocorrer no período entre 10 e 16horas, pois é nesse horário que as radiações ultravioletas são mais intensas, e, portanto, mais prejudiciais à pele.

A falta de cuidados com a sua pele em relação ao sol pode gerar vários problemas e até causar doenças de pele, indo muito além do que somente a estética. Entenda quais são os riscos da exposição da pele ao sol e como se prevenir para aproveitar somente o melhor do verão!

Entenda o que o sol pode causar na sua pele

Ficar excessivamente exposto ao sol nos horários não recomendados, pode ter consequências desastrosas. Veja algumas delas.

  • Vermelhidão na pele 
  • Queimaduras
  • Manchas como sardas
  • Pintas que podem evoluir para um câncer de pele, que é o tipo de câncer mais comum
  • Vários tipos de foto dermatoses (doenças de pele), como os melasmas (manchas de sol de tom marrom); fitofotodermatoses (manchas que resultam de uma inflamação pelo contato da pele com algumas frutas, principalmente as cítricas, como limão); e a queratose (uma ferida áspera que pode se tornar câncer de pele).
  • Algumas doenças e problemas como lúpus, cloasma, urticária solar, acne e o vitiligo
  • Envelhecimento cutâneo precoce
  • Aparecimento de rugas
  • Problemas de visão: o excesso de luminosidade pode causar problemas de visão, como catarata, pterígio e até câncer nas pálpebras
  • Câncer de pele

Os cuidados com a pele na exposição ao sol

Já que vivemos em um país cuja latitude beneficia a incidência de radiação   solar, devemos sempre estar atentos para alguns cuidados a serem tomados. Veja algumas sugestões.

  • Ao se expor ao sol, utilize chapéu de abas largas e óculos escuros certificados.
  • Sempre que sair de casa, mesmo nos dias nublados, passe protetor solar com bom fator de proteção (FPS).
  • Se for praticar atividades ao ar livre, proteja-se do sol com o uso do protetor solar, que deverá ser reaplicado a cada 2 horas.
  • Evite exposição ao sol nos horários entre 10 e 16 horas.
  • Quando estiver na praia ou na piscina, não se exponha ao sol nos horários não recomendados e lembre-se de que, mesmo à sombra, é importante o uso de filtro solar, pois a areia e a água refletem a luz, causando queimaduras mesmo na sombra.
  • Cubra áreas expostas com roupas apropriadas: calça e camisa de manga comprida.
  • Não se esqueça de manter o corpo sempre hidratado, bebendo bastante água.

8 alimentos que podem proteger sua pele dos raios solares

Além de seguir todas as sugestões apresentadas, há outras maneiras de se proteger dos danos causados pela exposição solar. Uma delas é ter uma dieta balanceada. A ingestão de alimentos ricos em carotenoides, vitaminas C e E, e polifenóis pode fornecer proteção contra os efeitos dos raios UV. 

Veja a seguir quais alimentos são esses e como eles podem lhe ajudar a se prevenir dos danos causados pela exposição ao sol.

1) Tomate

Além de ser um alimento pouco calórico, o tomate possui uma substância essencial para a proteção contra os raios UV: o licopeno, que é um antioxidante que auxilia no reparo aos danos causados às células pelos radicais livres — que são formados devido à superexposição ao sol. 

Sendo assim, quanto maior a concentração da fruta em uma refeição, maior os benefícios por ela proporcionados.  Vale destacar que a absorção do licopeno é maior se o tomate for cozido. Quando um alimento é preparado dessa maneira, as suas paredes celulares se rompem, facilitando o contato dos nutrientes com a mucosa intestinal. 

2) Salmão

Presente nos peixes de águas profundas, como o salmão, o ômega-3 mantém uma camada de gordura saudável sob a pele. Assim, ele impede que os raios solares provoquem danos à epiderme, tornando-a mais macia. Outro benefício do consumo da substância é que ela auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e aumenta os índices do colesterol bom (HDL). 

3) Cenoura

Assim como o tomate, a cenoura possui uma substância carotenoide que é responsável por sua cor alaranjada. Chamada de betacaroteno, ela melhora o desempenho da retina, previne os danos causados pelos raios do sol e, além disso, pode também reverter o processo de envelhecimento da pele.

A cenoura também é uma fonte de minerais, fibras dietéticas e antioxidantes lipossolúveis. Este último neutraliza os radicais livres e ainda aumenta a eficácia do sistema imunológico. 

4) Aspargo

O aspargo possui um dos antioxidantes mais importantes das células: a vitamina E. Também chamada de tocoferol, ela auxilia no metabolismo do fígado, no funcionamento do sistema imunológico e, principalmente, na cicatrização da pele. Isso acontece, porque a vitamina E promove a formação de fibras de colágeno. Muito utilizada em cosméticos, a substância age como hidratante, lubrificante e regenerador da pele. 

5) Batata doce

Como a cenoura, a batata doce também possui a cor meio alaranjada devido ao betacaroteno. Por ser um antioxidante, além de proteger a pele dos raios solares, essa substância também auxilia na obtenção do bronzeamento. A explicação para isso é que quando o betacaroteno entra no organismo, ele se transforma em vitamina A, auxiliando na formação da melanina. Os outros benefícios da substância são: aumento na elasticidade da pele, no brilho dos cabelos e no fortalecimento das unhas.

6) Chocolate amargo

O chocolate é considerado amargo quando, pelo menos, 65% de sua composição é feita de cacau — e este possui flavonoides, uma substância importante para prevenir os danos causados pelos raios solares. Os flavonoides têm capacidades anti-inflamatórias, antialérgicas e anti-hemorrágicas. Além disso, são responsáveis pelo aumento da resistência capilar e pela absorção da vitamina C.  No entanto, sua ação mais importante é a antioxidante.  Sendo assim, devido à essa grande quantidade de cacau, o consumo moderado desse tipo de chocolate pode ser benéfico para quem quer proteger a pele. 

7) Chá verde

Popular em dietas, o chá verde tem benefícios que vão além da perda de peso. Ele é rico em polifenóis, um antioxidante natural que fornece proteção contra raios UV. Um polifenol muito encontrado no chá verde é o flavonoide, que é a mesma substância encontrada no cacau.

8) Kiwi

Mais do que a laranja, o kiwi possui uma grande quantidade de vitamina C. Como essa substância auxilia na produção natural do colágeno, uma proteína que proporciona a firmeza da pele, ela é essencial para evitar o envelhecimento da epiderme. A vitamina C também tem ação antioxidante e, por isso, protege a pele contra a degradação do colágeno causada pelos radicais livres.

Não podemos nos esquecer de que o sol é extremamente importante em nossas vidas, pois além de melhorar a nossa disposição e o nosso humor, participa da síntese de vitamina D, da manutenção dos ritmos circadianos, entre outros. Por isso, não se prive do sol, apenas faça um bom uso dele com moderação.

Veja mais detalhes sobre Protetor Solar em cápsulas, clicando na imagem abaixo.

efeitos do sol240 mg – 60 cápsulas
Polypodium Leucotomos é um revolucionário protetor solar em cápsulas tratando e protegendo a pele de dentro para fora com sua ação antioxidante.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.