Veja como substituir o ovo em receitas

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 8 minutos

É possível desfrutar de produtos assados e outras receitas que dependem de fermentação, emulsificação, umidade e ligação, trocando o ovo por outro ingrediente. Os ovos são os queridinhos nas preparações dos pratos porque contribuem para a estrutura, cor, sabor e consistência de várias maneiras.

Além disso, ajudam a combinar os ingredientes e mantê-los juntos. Isso dá estrutura ao alimento, evita que ele desmanche e também agem na fermentação. Os ovos prendem bolsas de ar nos alimentos, fazendo com que cresçam enquanto aquecem. Isso faz os pães crescerem, dando volume, textura leve e arejada a produtos assados como suflês, bolos e merengues.

Também são necessários para dar umidade ao prato, pois o líquido dos ovos é absorvido por todos os ingredientes de uma receita, ajudando a adicionar umidade ao produto, sabor e aparência.

Veja opções que podem ser usadas para substituir o ovo nas receitas

Devido a todas essas funções do ovo na preparação de uma receita, saber substituí-lo é preciso para que a receita fique ótima. Confira algumas sugestões de ingredientes que podem ser utilizados em seu lugar.

  • Sementes de linhaça moídas ou sementes de chia – São sementes miúdas, bastante nutritivas, ricas em ácidos graxos, ômega-3 de origem vegetal, fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e quase todas as vitaminas do complexo B. Pode-se moer as sementes com as cascas ou comprar farinha pronta. Em contato com a água, as sementes moídas adquirem consistência gelatinosa semelhante à clara do ovo. Deixe a mistura descansar por 20 minutos antes de adicioná-la à massa. Ela fixará os ingredientes, como um ovo, mas não atuará como fermento. Além disso, pode resultar em um sabor de nozes, por isso funciona melhor em produtos como panquecas, waffles, muffins, pães e biscoitos.

  • Purê de Maçã – Feito de maçãs cozidas, geralmente, aromatizado com outras especiarias, como noz-moscada e canela. A versão sem açúcar é mais indicada. O purê de maça é multifuncional, podendo ser utilizado em todas as receitas.
    Ao preparar uma receita com chocolate, seja bolo, biscoitos ou uma sobremesa, o purê de maçã é o substituto ideal para o ovo. O chocolate inibe o sabor e o cheiro do purê, que de qualquer maneira irá ligar todos os ingredientes na manteiga do bolo. O purê de maçã contém considerável quantidade de vitamina C e fibras.
  • Tofu – Leite de soja processado e prensado em blocos sólidos. Sua textura varia de acordo com seu conteúdo de água. Quanto mais água é extraída, mais firme fica. O tofu macio tem mais teor de água e é mais usado em brownies, biscoitos, pães e bolos.
  • Purê de Banana – Utilizar a banana amassada é outra boa opção para substituir os ovos. No entanto, o produto pode ter um sabor suave de banana. Bananas maduras têm a capacidade de unir todos os ingredientes devido à sua umidade e textura cremosa. Elas podem moderar os níveis de açúcar no sangue, melhorar a digestão e promover a perda de peso, tornando-as uma opção mais saudável do que os ovos. A abóbora pode ser usada de forma semelhante às batatas, mas em receitas para assar, como: biscoitos, bolos, pão e pãezinhos e o abacate também funciona, e, às vezes, ambos não alteram tanto o sabor das receitas. Produtos assados feitos com purê de frutas não douram tanto, mas ficarão consistentes e úmidos. Essas substituições funcionam bem em bolos, muffins, brownies e pães.
  • Iogurte de soja A ideia é usar iogurte natural para evitar que altere o sabor da sua receita. Essa substituição funciona bem para muffins, bolos e cupcakes.
  • Vinagre com bicarbonato de sódio Quando misturados, eles iniciam uma reação química que resulta em dióxido de carbono e água, tornando os produtos assados leves e arejados. Essa substituição é ótima para bolos, cupcakes e pães.
  • Água gaseificada Serve para adicionar umidade a uma receita e atua como um ótimo agente de fermentação. Torna o produto leve e fofo. Essa substituição funciona muito bem para bolos, cupcakes e pães rápidos.
  • Pó de araruta – Planta de tubérculo com alto teor de amido que é extraído das raízes da planta e vendido como pó ou farinha. Parecido com o amido de milho, é usado na panificação e em uma variedade de produtos domésticos. A araruta vai bem em preparações salgadas como pães.
  • Manteiga de nozes – Manteigas de nozes, amendoim, caju ou amêndoa podem ser usadas para substituir os ovos na maioria das receitas. No entanto, podem alterar o sabor das preparações. Fica ótimo em brownies, panquecas e biscoitos.
  • Agar – Esta substituição não altera o sabor, entretanto a textura fica mais endurecida. Use em preparações que não vão ao forno como cremes e pudins.
  • Purê de batata instantâneo – Em receitas de almôndegas, bolo de carne, hambúrgueres vegetarianos, esta batata em pó age como um bom aglutinante. Adicione 2 colheres de sopa (30g) para 1kg da mistura.
  • Aquafaba – Água do cozimento do grão de bico. É uma ótima opção para se utilizar em receitas de bolo, muffins, pão, biscoitos, brownies, panquecas, waffles, tortas, merengues, marshmallows, almôndegas, hambúrgueres vegetais e bolinhos fritos.
  • Lecitina de Soja – Óleo de soja que possui propriedades de ligação semelhantes às dos ovos. Muito utilizado em alimentos preparados comercialmente, devido à sua capacidade de misturar e manter os ingredientes juntos. Também é vendido em pó na maioria das lojas de produtos naturais e online. Pode ser usada em pães, bolos, tortas, recheios, biscoitos, cookies e sorvetes.

E se for necessário usar em uma receita ovo ou gema?

As melhores opções de substituição:

Claras –  Aquafaba é a melhor opção. Use 3 colheres de sopa (45 ml) para cada clara de ovo.

Gemas – Substitua cada gema de ovo por 1 colher de sopa (14 gramas) de lecitina de soja.

Receitas de bolos sem ovo

Se desejar testar receitas de bolos sem ovos, confira estas sugestões.

  • Bolo sem glúten, sem lactose e sem ovo 

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de fermento químico sem glúten ou bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada moída
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de açúcar mascavo (ou ½ de Stevia em pó)
  • 1½ xícaras de suco de laranja natural
  • ½ xícara de óleo vegetal 
  • 2 xícaras de farinha de arroz 

Modo de preparo

1 –  Bata todos os ingredientes no liquidificador (com exceção do fermento e bicarbonato) até obter uma massa homogênea.

2 – Despeje a massa do bolo em uma forma untada e polvilhada com farinha de arroz, polvilhe o fermento ou o bicarbonato e misture suavemente com um garfo.

Dica: O processo é feito desse jeito para ajudar o bolo a crescer, já que ele não leva farinha de trigo.

3 – Asse em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos ou até dourar. Retire, espere esfriar e sirva. 

  • Bolo de fubá sem ovos

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite vegetal
  • 1½ xícaras de açúcar (240 gramas)
  • ½ xícara de óleo (120 mililitros)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1½ xícaras de farinha de trigo (210 gramas)
  • 1½ xícaras de fubá (180 gramas)

Modo de preparo

1 – Bater todos os ingredientes no liquidificador, até ficarem bem misturados.

Dica: Como leite vegetal você pode usar leite de soja, leite de coco, leite de amêndoa ou qualquer outro da sua preferência.

2 – Despeje a massa do bolo em uma forma untada e polvilhada com farinha (pode ser redonda, com furo central, ou retangular), e asse em forno preaquecido a 180ºC por 30-40 minutos.

3 –Após assado, deixe o bolo esfriar antes de desenformar. Corte em fatias ou cubinhos e saboreie.

  • Bolo de chocolate sem ovo

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 xícara de leite (240 mililitros)
  • 1 colher de café de fermento em pó
  • 250 gramas de farinha de trigo
  • 150 gramas de açúcar
  • 100 gramas de chocolate meio amargo

Modo de preparo

1 – Primeiramente reúna todos os ingredientes.

2 – Em uma tigela, misture o leite com o açúcar até dissolver por completo.

3 – Derreta o chocolate e acrescente à mistura anterior, mexendo bem.

4 – Adicione a farinha e o fermento e misture até obter uma consistência homogênea.

5- Despeje a mistura em uma forma untada e polvilhada com farinha e asse em forno preaquecido a 180ºC por 35-40 minutos.

Dica: Se a forma for de silicone, não precisa untar nem enfarinhar.

6- Depois de assado, deixe esfriar um pouco para desenformar. Se desejar pode complementar com açúcar de confeiteiro polvilhado, ganache de chocolate ou leite condensado sem açúcar. Experimente e delicie-se!

Veja mais detalhes sobre Mix de probióticos, clicando na imagem abaixo.

substituir ovos na receita30 cápsulas
’É uma excelente aposta para melhorar a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes, isso porque assegura uma microbiota intestinal saudável e equilibrada.’’Farmacêutica Neila Mara

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments