Veja como aproveitar integralmente os alimentos

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 4 minutos

Por acaso você já parou para pensar que em sua mesa você pode incluir todo tipo de cardápio e que esse cardápio além de ser saudável, saboroso pode aproveitar integralmente os alimentos

Já pensou em fazer uma salada usando casca de abóbora ou mesmo um prato delicioso que leva como ingrediente principal a casca do maracujá que você usou para fazer uma sobremesa ou mesmo um suco. Todo e qualquer alimento pode ser totalmente aproveitado na hora de preparar um prato bonito e saudável. 

Acredite! Aproveitar os alimentos pode ser mais benéfico e bem mais saudável do que você possa imaginar. As partas das frutas, dos legumes e das verduras que, na maioria das vezes, vão para o lixo. São muito ricas em substâncias que fazem muito bem à nossa saúde. 

Da polpa à casca dos alimentos… vale tudo na hora de aproveitar os alimentos e os nutrientes que eles nos oferecem, pois quando aproveitamos os alimentos de forma integral todas as substâncias benéficas que podem ser encontradas neles são absorvidas de forma saborosa, natural pelo nosso organismo e sem nenhum sacrifício.

Então, vamos a algumas dicas. Primeiro vou falar das seis cascas mais importantes e nutritivas para o nosso organismo.

  • Casca do abacaxi – se você acha que o destino certo da casca das frutas e dos legumes é o lixo, engana-se! Elas podem e devem ser usadas nos sucos e vitaminas, pois são bastante ricas em fibras e dão a sensação de saciedade que o corpo precisa para que você não fique comendo de maneira exagerada. 
  • Casca da berinjela – pode ser batida junto com a berinjela e vai ficar extremamente rica em vitamina C. E a casca da berinjela vai, ainda, se responsabilizar pela redução do colesterol e triglicerídeos.
  • Casca de laranja – quando a casca dessa fruta estiver fresca, ela pode ser utilizada na fabricação de pratos doces à base de leite, por exemplo, arroz doce e diversos tipos de cremes. E, é uma grande fonte de vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico e, ainda, é fonte de cálcio, ajudando, portanto, no fortalecimento dos dentes e dos ossos.
  • Casca de abóbora – ela pode ser usada em diferentes tipos de pratos ao invés de ir parar na lixeira. Você pode colocá-la na salada, na sopa e em alguns acompanhamentos, por exemplo. Na abóbora, os compostos antioxidantes estão presentes justamente nas fibras que podem ser encontradas na casca e o benefício que a casca de abóbora faz para o organismo é enorme.
  • Casca de banana – a casca de banana que geralmente tem o lixo como destino certo pode virar farinha e depois disso pode ser transformar em deliciosos bolos e pães. Além da banana auxiliar no emagrecimento devido à sensação de saciedade por causa da suas fibras, ela, também, evita as cãibras por ser rica em potássio.
  • Casca de maracujá (parte branca) – a parte branca dessa fruta é muito rica em pectina que uma fibra responsável pela sensação de saciedade e pelo auxilio no emagrecimento. E, com a casca do maracujá podem surgir doces e caldas que são verdadeiras delícias e extremamente saudáveis.

Outras partes dos alimentos que podemos e devemos aproveitar para manter a nossa saúde:

  • Folhas de couve flor – delas você pode fazer um delicioso creme que além de compor a refeição e deixar seu prato de dar água na boca; suas folhas são muito ricas em vitamina C. Por isso, ajudam a combater os resfriados, as gripes, as infecções e estão sempre prontas para proteger nosso sistema imune.
  • Semente de abóbora – essas sementes que iriam para o lixo podem ser torradas no forno e podem ser ingeridas no meio do suco ou mesmo de alguma refeição sem que você perceba a presença delas. As sementes de abóbora são exageradamente ricas em magnésio que é um mineral responsável pelo controle da contração e do relaxamento muscular, controle do açúcar no sangue e da pressão arterial.
  • Talos de alguns vegetais – agrião, couve, beterraba, abóbora, salsa, entre outros; podem ser aproveitados nas sopas e no feijão já que são ricos em fibras e ajudam no emagrecimento.
  • Ramas de cenoura – muito gostosa, riquíssima em vitamina A, protege nossos olhos e devem ser aproveitadas em praticamente todos os pratos do nosso dia-a-dia.

Quando aproveitamos os alimentos da melhor forma possível estamos contribuindo não só para a nossa saúde, mas, também, para a saúde do meio ambiente que está diretamente ligada conosco. Antes de jogar qualquer coisa fora, pense, reflita e veja se não existe uma receita ou uma forma de aproveitar aquilo que seria “lixo” para a nossa saúde e para o bem-estar da natureza.

Veja mais detalhes sobre Suplemento vitamínico, clicando na imagem abaixo.

aproveitar integralmente os alimentos60 cápsulas
“O suplemento vitamínico ajuda na reposição de vitaminas e minerais, que nem sempre conseguimos obter somente na alimentação. É uma suplementação de grande importância para manter a saúde em dia”. Farmacêutica Neila Mara.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments