Úlcera Gástrica: causas, sintomas e tratamento

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 2 minutos

Úlcera gástricapéptica ou úlcera no estômago têm o mesmo significado, e designam-se por uma ferida na mucosa que reveste a parede interna do estômago.

Os ácidos estomacais, especialmente o clorídrico, são muito fortes. Num estômago normal e saudável, sua ação restringe-se somente aos alimentos, mas, em determinadas situações, eles podem atacar o revestimento do trato digestivo e provocar o aparecimento de uma ferida que destrói a parede estomacal e do duodeno. É a úlcera.

A má alimentação é uma das causas da úlcera gástricaExistem várias causas que originam o aparecimento de úlceras gástricas. Entre elas podemos citar: má alimentação, combinada com o excesso de álcool e de tabaco, stress prolongado, ou ainda, a presença da bactéria H. Pylori.

Essa bactéria Helicobacter Pylori pode atacar a parede estomacal de pessoas com predisposição para a doença. Erradicada a infecção, a úlcera tende a desaparecer.

Além de fatores genéticos, o uso constante de medicamentos como Aspirina e anti-inflamatórios também pode provocar o aparecimento de úlceras.

Dores abdôminais causadas pela úlcera gástricaGeralmente são sintomas de úlcera gástrica: dor abdominal forte, em forma de pontada, que piora ao comer ou ao beber; dor em forma de queimação na “boca do estômago”; enjoo; vômito; dor de cabeça; perda de peso.

O principal exame para diagnosticar úlceras é a endoscopia. Realizado sob sedação permite visualizar diretamente o esôfago, o estômago e o duodeno. Nesse exame o médico irá colocar uma sonda no estômago, com uma micro câmera, através da boca e do esôfago, permitindo visualizar com clareza as paredes internas do estômago e suas lesões.

A biópsia do tecido do estômago poderá confirmar a presença da H. Pylori.

O tratamento para úlcera gástrica é feito com o uso de antiácidos, que evitam que o suco gástrico utilizado na digestão aumente o tamanho da ferida.

Avanço dos estágios da úlcera estomacalPode-se recorrer ainda a analgésicos, para controlar as dores, e a calmantes, para que o indivíduo fique mais relaxado, uma vez que o ácido gástrico é produzido em maior quantidade sob stress.

Para eliminar a H.Pylory, recorre-se a antibióticos.

A alimentação deve ser feita com frutas, legumes e verduras cozidos, grãos, laticínios light, pão, e carnes magras. Deve-se evitar alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sanduíches, fast food, frituras e doces em geral. Evite também alimentos que promovem a liberação do ácido gástrico, como café, chá preto, mate, condimentos, molhos picantes e frutas ácidas como caju, laranja, limão e abacaxi.


Conheça o produto Espinheira Santa, clicando na imagem abaixo.

Espinheira Santa 320mg - 120 Cápsulas
Espinheira Santa 320mg – 120 Cápsulas

A Espinheira Santa contém uma serie de ativos fitoterápicos que regulam as funções gastrointestinais, apresentam ação laxativa e diurética.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.