Tudo sobre câncer de próstata

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

câncer de próstata tem mais incidência a partir dos 50 anosAtualmente o tumor mais frequente em pessoas do sexo masculino, o câncer de próstataé responsável por cerca de 10% de mortes provocadas por câncer em homens (fica atrás somente dos tumores de pulmão e intestino). É um tipo de câncer que se desenvolve com mais frequência em homens acima dos 50 anos de idade e pode não apresentar nenhum sintoma, levando o paciente a óbito por outras causas.  Se você é homem, próximo a esta faixa etária, fique atento à importância de cuidar da sua saúde e fazer exames preventivos regularmente.

A próstata é uma pequena glândula (que só os homens possuem) localizada na região do abdômen, cuja função é a produção de espermatozoide.  Em sua maioria, o paciente pode não apresentar nenhum dos sintomas do câncer de próstata, principalmente em fase inicial. Quando a doença já estiver mais avançada, alguns sintomas, bem sutis, podem ser bem suspeitos:

  • Dor lombar
  • Problemas de ereção
  • Dor na bacia ou joelhos
  • Dor ou dificuldade de urinar
  • Necessidade de urinar com urgência
  • Levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro

Entretanto, outras doenças da próstata (como a benigna hiperplasia prostática) também causam os mesmos sintomas. Por isso é fundamental que o homem faça exames de rotina e mantenha seu médico informado sobre qualquer um desses sintomas.

Mas apesar de toda importância, ainda existem muitos homens ainda relutam em procurar um urologista para consultas de rotina e prevenção. E, embora existam exames complementares, não há procedimento capaz de substituir o exame de próstata, famoso exame do toque retal.

O exame dura só 15 segundos, é realizado com o dedo indicador, revestido por uma luva de látex devidamente lubrificada e sempre por um por um médico especializado em doenças masculinas.

Se for detectado o tumor, o urologista sentirá um tecido rígido na região da próstata. Para confirmar o diagnóstico, exames complementares, como ultrassonografia da região e biópsia da próstata serão solicitados pelo seu médico.

O mais recomendado pelos urologistas, é realizar os exames preventivos 1 vez por ano, após os 45 anos de idade, sendo necessário antecipar para os 40 anos caso o homem tenha um familiar com câncer de próstata.

é importante ficar atento à saúdeFormas de tratamento e prevenção

A causa exata do câncer próstata ainda não é conhecida, porém já se sabe que o tumor começa quando algumas células da próstata sofrem mutações no seu DNA. E, de acordo com as estatísticas, menos de 10% dos casos têm algum componente hereditário.

A forma de tratamento adequada depende de cada caso, especificamente. Mas, no geral, para doenças que estão ainda apenas na próstata, existem 3 tipos de tratamento: a cirurgia, a radioterapia e a braquiterapia (colocação de sementes radioativas no local da próstata).

O mais importante é saber que quando ainda for pequeno, as chances de cura são bastante consideráveis, mas se a descoberta do tumor for tardia, as chances de cura caem drasticamente.

Adotar um estilo de vida saudável é capaz de evitar muitas doenças, inclusive o surgimento de alguns tumores. Manter uma alimentação balanceada, não fumar, praticar exercícios físicos com moderação, evitar gordura (principalmente de origem animal), manter o peso sob controle, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.

E você, já fez seu exame de próstata?

Fique atento aos sinais do seu corpo e adote hábitos mais saudáveis! A Farmácia Eficácia indica o Saw Palmetto! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments