Tintura de Própolis: o que é e para que serve?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,33 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 6 minutos

A Tintura de própolis é uma preparação elaborada a partir da extração dos princípios ativos da própolis, colhido pelas abelhas, de brotos, flores e exsudados de plantas, nas quais as abelhas acrescentam secreções salivares, cera e pólen para elaboração final do produto. 

A sua ação farmacológica deve-se em grande parte à presença dos ácidos fenólicos e derivados. Vários ensaios biológicos destacam as propriedades da própolis como anti-inflamatória, bactericida, fungicida, hepatoprotetora, anti-úlcera, anti-cárie e anestésica, antivirótica, antiprotozoário, cicatrizante e regeneração de tecidos, antissépticas e hipotensivas, estimuladora do sistema imunológico, ação inibidora na multiplicação de células tumorais.

O que é própolis e para que serve

Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora (pasto apícola) da região, e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. O colorido, o gosto e a fragrância da própolis variam de acordo com sua origem botânica e vem do mel.

As essências antibióticas e fungicidas desta substância, que em nossa língua se chama própole, eram conhecidas desde a mais remota antiguidade pelos sacerdotes egípcios e pelos médicos gregos e romanos, assim como por algumas culturas sul americanas.

Tipos de própolis

A própolis marrom ou preta, que conhecemos como tradicional ou própolis comum, é amplamente encontrada e produzida em todo o território nacional. Ela é coletada pelas abelhas em diversos tipos de vegetação e não apresenta nenhuma característica botânica predominante conhecida. Ela possui uma coloração que pode variar entre o marrom claro ou marrom esverdeado e preto, dependendo de sua origem.  

Na maioria das vezes sua coloração mais escura ou desbotada é devido a oxidação, causada pela exposição à luz e calor por longo período de tempo, perdendo a maioria de seus compostos voláteis responsáveis pelas atividades biológicas no corpo humano

Em sua composição, podemos encontrar diversas enzimas, flavonoides, compostos fenólicos, entre outros, em concentrações mais baixas se comparadas com a própolis verde ou vermelha. Por isso, a própolis tradicional também é usada para tratar diversas doenças, porém com resultados menos satisfatórios.

Própolis Vermelha: originada do marmeleiro da praia, vinda dos manguezais de Alagoas, Paraíba, Sergipe, Pernambuco e Bahia. Foi identificada como origem botânica de Dalbergia ecastophyllum, conhecida como Rabo-de-bugio.
Possui uma substância chamada isoflavona, utilizada nas indústrias de alimentos e farmacêuticas. Em pesquisas realizadas, foi comprovado que a própolis vermelha pode combater a AIDS e o câncer (como a própolis verde).

Própolis Verde: originada da vassourinha ou alecrim do campo, a própolis verde ajuda na prevenção e tratamento de câncer. Possui uma ação antitumoral, sendo muito usada nos hospitais do Japão, podendo proteger a pele dos pacientes em tratamentos de radioterapia, além de destruir vírus, fungos, etc. É encontrada no nordeste do estado de São Paulo e no sul do estado de Minas Gerais.

Essa própolis é considerada um antibiótico natural, por possuir propriedades antibacterianas, anti-inflamatória, anticancerígenos, etc., e não possui efeitos colaterais. É a própolis que possui maior eficiência terapêutica.

Quais os benefícios da própolis em tintura

A própolis é muito utilizada como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção de diversas doenças e, em alguns casos, na cura. Estudos comprovam as diversas propriedades biológicas e terapêuticas da própolis:

A própolis é realmente um antibiótico natural. A cada dia, surgem novas descobertas sobre a própolis e novas indicações para tratamento de diversos males. Vamos conhecer algumas das suas propriedades medicinais, juntamente condições que ela combate:

  • A ação bacteriana da própolis é eficiente na destruição de uma vasta gama de bactérias nocivas ao ser humano, pois as bactérias sucumbem à ação da própolis. Em relação a antibióticos sintetizados em laboratório, a própolis possui como vantagem o fato de as bactérias não desenvolverem resistência a ela e isso faz com que seja muito indicada no tratamento de doenças como anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.
  • A ação antiviral da própolis faz com que seja conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra: herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus.  Por isso, sua utilização também é indicada contra doenças como gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.
  • Por possuir ação antifúngica a própolis é indicada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, dentre outros.
  •  A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses e reumatoides
  • A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição aponta para sua eficácia como antioxidante. 
  • Alguns trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA apontam para atividade anticancerígena importante em alguns tipos de própolis. Os resultados obtidos na pesquisa foram animadores, principalmente quando foi verificado que a própolis foi capaz não só de inibir o crescimento de células cancerígenas quanto de destruir parcialmente as células já existentes. Estudos aprofundados estão sendo realizados nessa linha e as esperanças são muitas quanto à ação anticancerígena da própolis.
  •  A própolis é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras, devido à presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição. É cicatrizante e regeneradora de tecido. 
  • A ação anestésica da própolis torna-a eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes. Estudos realizados com extratos etanólicos de própolis levaram à conclusão de que a sua ação anestésica é de 3 a 5 vezes superior à cocaína (usada como anestésico na prática dental na antiga União Soviética).
  • A própolis também possui efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.

O Extrato ou a Tintura de Própolis devem ser usados conforme o problema a tratar e a posologia depende da concentração do produto, da idade, do local de aplicação, entre outros. Por isso, devem ser seguidas as instruções que constam na embalagem e a recomendação do médico.

Além disso, as versões do extrato com álcool na composição estão também contraindicadas para crianças com menos de 12 anos de idade.

Veja mais detalhes sobre Tintura de própolis, clicando na imagem abaixo.

tintura de própolis60 ml
“Excelente produto natural que defende o organismo de doenças, principalmente gripes, bronquites e pneumonias. O Propólis também aumenta as defesas do organismo e ameniza os sintomas de reumatismo, diabetes e hipertensão.” Farmacêutica Neila Mara

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,33 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments