Tintura de Belladona: conheça os benefícios

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 5 minutos

belladona é uma planta medicinal natural usada na fitoterapia, na forma de tintura-mãe, extrato ou pó da planta sendo indicada para:

  • tratar problemas digestivos, 
  • relaxar os músculos lisos, 
  • reduzir dores de cólicas gastrointestinais e dores biliares, cólicas das vias urinárias e alterações neurológicas,
  • aliviar crises de asma e reduzir os suores noturnos dos tuberculosos, epilepsia, palpitações nervosas do coração, tosses, hidrofobia. 

É prescrita sob estrita supervisão médica e é geralmente encontrada em forma de gotas.

A planta Beladona é usada no processo de ação de alguns remédios, pois apresenta em suas folhas a substância alcaloide atropina.

A atropina (alcaloide) é de uso perigoso, por tornar toda a planta extremamente venenosa. Essa planta nunca deve ser usada em preparados caseiros. São conhecidos casos de envenenamentos mortais em crianças e em adultos, que confundem as bagas da beladona com as do mirtilo. Não se deve fazer uso dela, nem em quantidades pequenas, sem a supervisão de um médico. O simples fato de manipulá-la pode ser perigoso. Tem efeitos psicoativos, provocando alucinações, náuseas, cegueira; a ingestão de dez bagas é mortal.

Ela é uma das plantas mais famosas e mortais do mundo, é a Atropa belladonna, ou o que é mais comumente conhecido como simplesmente beladona. Esta planta herbácea perene tem uma longa e lendária história, tanto em seus usos tradicionais, quanto na cultura literária, histórica e popular.

Os alcaloides específicos encontrados nas bagas e nas folhas são extremamente tóxicos e podem causar alucinações, doenças, confusão, histeria e até a morte.

Tinturas, decocções e pós derivados da planta da beladona têm sido usados ​​há séculos, mas devido à extrema toxicidade da planta, é sempre recomendado que você consulte um fitoterapeuta ou um profissional médico antes de usar essa planta.

Entre seus benefícios para a saúde estão: problemas estomacais, analgésica, dores de cabeça, ansiedade, insônia, desiquilíbrios hormonais, antiespasmódico.

A tintura de Belladonna 30ml da Farmácia Eficácia deve ser tomada após ser diluída em um pouco de água (com ou sem açúcar), uma vez ao dia ou conforme a orientação de um profissional habilitado. Lembrando que a resposta varia de pessoa para pessoa e deve-se levar em consideração as condições fisiológicas e o fundo genético de cada pessoa.

Ação e indicação

Internamente em diluições homeopáticas é indicada para cólicas intestinais e biliares, dores musculares, contusões e dores artríticas.

Externamente usada como adstringente, anestésica, anti-inflamatória e ativador da microcirculação. Indicada para furunculoses na forma de creme.

A indústria farmacológica, utiliza a planta para produção de xaropes, loções, pomadas e colírios, que são empregados em diversas finalidades.

Na antiguidade, a planta era conhecida pelas senhoras venezianas da corte, que dilatavam suas pupilas, com uma tintura de colírios de beladona, originando o nome bela dona ou bela dama. 

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais do uso da beladona incluem dificuldade de deglutição, secura da boca, dilatação pupilar, taquicardia, apatia, náuseas, vômitos, erupção cutânea, perda da consciência, dentre outros.  A utilização da planta é contraindicada para casos de

  • cardiopatas, 
  • disfunções hepáticas,
  • hipertensão, 
  • glaucoma de ângulo fechado, 
  • esofagite por refluxo, dentre outros casos. 

Já foram relatados casos de intoxicações em crianças pequenas que ingeriram os frutos da beladona.

Informações importantes

  • Lembre-se de que mesmo um remédio natural pode provocar efeitos indesejados e que é sempre indicado consultar um médico para verificar se determinada planta pode ser usada para o seu caso específico. 
  • Os medicamentos à base de beladona nunca devem ser tomados por conta própria!
  • Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.  E em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
  • Todo medicamento deve estar dentro do prazo de validade.
  • Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
  • Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
  • Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou no período de amamentação sem orientação médica.
  • Embora não existam contraindicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta
  • Siga corretamente o modo de usar ou a prescrição médica.
  • A resposta varia de pessoa para pessoa e deve-se levar em consideração ás suas condições fisiológicas e o fundo genético
  • Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia.

Veja mais detalhes sobre Tintura de Belladona, clicando na imagem abaixo.

tintura de belladona30 ml
‘’A Belladona é um tratamento que se destaca, pela sua atividade natural. Age no organismo, auxiliando no tratamento de cólicas urinárias, vesiculares e menstruais .’’ Farmacêutica Mariana Souza

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments