Taxa de gordura corporal: o que é e como calcular

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 6 minutos

taxa de gordura corporal de uma pessoa é a razão entre a massa total de gordura corporal e a massa da pessoa. O valor resultante reflete tanto gordura essencial com gordura de armazenamento. A taxa de gordura corporal pode ser medida com o auxílio de um adipômetro.

A fim de alcançar a porcentagem de gordura ideal e ter um corpo definido, além de diminuir a quantidade de alimentos ricos em gordura que se come, é aconselhável praticar exercício de alta intensidade pelo menos 90 minutos todos os dias, como corrida ou jump, por exemplo.

A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%. No entanto, estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário. 

Gordura Corporal – Como calcular?

O tipo de exame requisitado vai resultar de uma série de medidas e fatores. Estes fatores são a circunferência da cintura, altura, peso e cálculo do índice de massa corporal (IMC) do paciente.

Para calcular a gordura corporal se usam equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água, músculo e gordura do corpo e, a medição deve ser feita em jejum ou no mínimo 1 hora após uma refeição leve, como uma salada. O adipômetro também é um equipamento que pode ser utilizado, pois é uma espécie de pinça que mede as dobras cutâneas e a gordura presente nelas. Estes são os mais comuns e são feitos em pessoas saudáveis, que não tenham irregularidades no percentual de gordura. 

O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta.

Deve-se evitar esta medição durante a gravidez, após atividade física intensa, durante a menstruação, nem 5 dias antes, nem 5 dias depois da menstruação, pois os valores ficam alterados.

Também existem fórmulas que levam em consideração as circunferências e dobras da pele nas regiões com mais gordura corporal como abdômen, costas, braço e coxa, que o nutricionista pode utilizar para medir a quantidade de gordura localizada, ajudando o preparador físico a definir um plano de treino para diminuir a gordura localizada numa região do corpo.

Caso o paciente tenha mais de 60 anos, é normal ter uma porcentagem de gordura superior aos valores das tabelas, desta forma, é preciso que o nutricionista relacione o valor com a alimentação e atividade física do idoso. 

Manter a quantidade de gordura corporal dentro dos valores ideias é necessário para garantir a saúde, para proteger os órgãos internos e manter a temperatura do corpo ideal, por exemplo.

Se o percentual de gordura estiver muito alto, a absorciometria por raio-X de dupla energia (DXA) é o método preferido para determinar a composição corporal do paciente. Além disso, existem outras alternativas para mapear esse percentual — tomografia, densitometria óssea e a ressonância magnética. Observa-se também o tamanho da circunferência abdominal para complementar a análise, embora esse critério não seja tão confiável para determinar se a pessoa está saudável, sendo valor de referência para homens em torno de 90 cm e em mulheres de 85 cm.

Como agir para diminuir a gordura corporal

Para emagrecer e diminuir a porcentagem de gordura corporal mantendo ou aumentando a massa muscular, é importante praticar atividade física com regularidade e alta intensidade durante pelo menos 3 meses, como andar de bicicleta ou correr.

O que compõe a taxa de gordura corporal?

O percentual de gordura é um dos índices que faz parte de toda a composição corporal e é composto de massa magra (músculos e vísceras), massa gorda (gordura) e água.

Em tese, a taxa é resultado da soma de duas medidas. A primeira é a gordura visceral, que consiste na gordura interna localizada entre os órgãos — que é importante para protegê-los, mas seu excesso pode ser prejudicial para a saúde. A segunda é chamada de gordura subcutânea que, como o próprio nome sugere, fica abaixo da pele. 

Qual a quantidade ideal de gordura corporal para homens e mulheres?

Em mulheres, o percentual saudável fica entre 18% e 22%. Quando este percentual estiver abaixo de 12%, pode causar complicações na menstruação, por conta de alterações hormonais. Se estiver entre 15% e 18%, o percentual é considerado ótimo, como costuma ser nos atletas. Acima de 22% é considerado moderado e acima de 25% prejudicial para a saúde.

Nos homens, o percentual saudável fica entre 18% e 21%. Para ser considerado excelente, este percentual deve ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. No entanto, acima de 22% é considerado prejudicial à saúde.

Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante, porque pode desencadear vários problemas de saúde. 

 

O que causa o aumento do percentual e quais as suas consequências?

Tudo começa com a falta de atividade física e de uma dieta controlada e saudável. O excesso de uso de medicamentos (corticoides e anti-inflamatórios), consumo de álcool descontrolado e o tabagismo são outros hábitos que colaboram para elevar essa taxa. 

Em pessoas que não se cuidam, geralmente, o risco de desenvolver doenças crônicas aumenta significativamente. Doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, colesterol elevado e gordura nos órgãos são comuns nesses casos.

Como diminuir o percentual e ter mais saúde

  • Periodicidade no acompanhamento com nutricionistas ou nutrólogos.
  • Alimentação saudável, com dieta voltada para suas necessidades particulares.
  • Atividades físicas praticadas regularmente.

Os exercícios físicos têm uma grande importância, pois quando a pessoa quer perder peso e consegue associar a atividade com uma dieta balanceada, o percentual de gordura muda totalmente.

Na maioria dos casos, quando o percentual de gordura é o maior problema, o recomendado é que o peso pode não variar muito. Esse fato consiste em perder peso de maneira correta, ou seja, as atividades físicas auxiliam na troca de massa gorda por massa magra. 

Veja mais detalhes sobre Gengibre + Cavalinha, clicando na imagem abaixo.

taxa gordura corporal120 Cápsulas
Se você busca uma ajudinha extra na perda de peso temos uma excelente novidade para você!! Gengibre + Cavalinha, dois fitoterápicos naturais, que combatem a retenção de líquidos e ajudam na perda de peso.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments