Como se livrar do sentimento de culpa e remorso?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 4 minutos

Acho que não existe nada nesse mundo mais angustiante do que saber que prejudicamos alguém (mesmo que não tenha sido intencionalmente), que erramos, que falhamos em algum momento ou que decepcionamos aquela pessoa que nos é tão cara e especial. Nossa como isso dói! A culpa nos atinge, em cheio, como se fosse uma dor que está sempre presente e essa dorzinha não nos deixa esquecer que falhamos em algum momento com determinada pessoa. E, o remorso, o medo e até mesmo o desejo de autopunição passam a nos acompanhar para aonde quer que vamos. Ou seja, o sentimento de culpa é a sensação de remorso por algo que fizemos ou nos sentimos responsáveis por ter acontecido.

É isso mesmo, a culpa nos acompanha por algo que aconteceu no passado. E os sentimentos de dolo ou culpa são semelhantes  aos da preocupação e da ansiedade, porém, o segundo se relaciona com algo poderá ocorrer; já o primeiro tem a ver com aquilo que já aconteceu e deveria estar lá no passado.

Como se livrar do sentimento de culpa?

Primeiro, entenda que a culpa não serve pra nada. Pare e pense, de que adianta arrancar os cabelos por algo que já passou e não tem como voltar atrás? Pensar com arrependimento não altera o passado, o que foi feito já está feito. E a culpa não vai te libertar das suas responsabilidades.

Analise como está o seu presente o seu futuro porque quando não estamos vivendo um bom momento e o futuro parece não ser promissor, para muitos, a solução pode estar em se refugiar no passado.

Saiba que sentir culpa, não vai diminuir a sua responsabilidade diante do que aconteceu. O jeito é encarar de frente e dar um jeito de mudar pra melhor, muitas vezes a culpa é apenas uma desculpa para quem tem medo de mudanças e/ou de encarar as situações de frente.

Se aceite. Aceite quem você é, do jeito que você é. As coisas ficarão tão mais fáceis. E, acredite, ninguém nesse mundo de Deus é perfeito. Não mesmo.

Não se curve diante de morais ultrapassadas viva o seu tempo. E esquece aquela frase que as pessoas mais velhas costumam dizer: “No meu tempo as coisas….” O tempo muda, as coisas mudam, as mentalidades evoluem, a tecnologia acompanha e você não pode estacionar no tempo. Convenhamos.

Pare e pense: “será que o que eu fiz foi mesmo tão ruim assim?” Considere e reconsidere se o prejuízo que você causou foi tão grande a ponto de você ficar remoendo as coisas por séculos e durante séculos. Será que tal fato merece tanto estardalhaço e tantas noites de insônia assim? Pese, pondere!

Não sofra com a felicidade dos outros. Se algo ou alguém está te incomodando não é necessário se curvar diante de tal situação apenas porque fulano ou sicrano estão felizes. Dê uma guinada, mude os fatos. Só tome cuidado para não se machucar mais e nem fazer as outras pessoas envolvidas sofrem desnecessariamente. Seja feliz.

E, por consequência, nunca deixe de ser você mesma em função da culpa. Nunca deixe que nenhum sentimento como esse te manipule. Seja firme. Encare de frente. Bote seus fantasmas pra correr.

Dicas para lidar com o sentimento de culpa e o remorso

  • Aprenda a se perdoar, aceite que errar é humano e que não existe nessa face da Terra um único ser que nunca tenha errado ou que seja o exemplo da perfeição.
  • Veja o lado bom, tudo na nossa vida tem dois lados, mas por que diabos você escolhe ver só o lado ruim?
  • Aceite seus limites. Lembre-se todos nós temos um limite e eles devem ser respeitados.
  • Faça novos planos, nunca deixe de sonhar, pois, os sonhos são os primeiros passos para as nossas realizações
  • Seja fiel ao que deseja. Lute por aquilo que deseja, vá em frente, busque e conquiste aquilo que almeja.
  • Mude de rota. Se não deu por aqui, vá por ali. Tente de outra forma. Invente-se.
  • Mantenha o foco. Não pare sua vida diante de um fracasso.
  • Faça escolhas e siga em frente.
  • Não guarde mágoa. Ponha pra fora, mas saiba se impor sem ofender.
  • Seja feliz.
  • Seja você.
  • Sonhe.
  • Lute.
  • Conquiste.
  • Acredite.
  • Conquiste mais uma vez.
  • E siga em frente sem olhar pra trás.

Veja mais detalhes sobre Floral de Minas Buquê de 5 Flores, clicando na imagem abaixo.

remédio para impotência30 ml
Floral de Minas Buquê 5 Flores, auxilia aqueles que necessitam de coragem para prestar os primeiros socorros. Combate o medo e promove firmeza para os momentos emergenciais.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments