Saúde do fígado: conheça alguns cuidados naturais

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 6 minutos

O fígado é um órgão muito importante para o nosso organismo, pois desempenha inúmeras funções.

Uma das funções essenciais do fígado é a secreção da bile, que funciona como o detergente natural do nosso corpo. Isso significa que a sua função é converter produtos tóxicos, eliminar gorduras e micróbios, neutralizar a acidez do estômago e transportar toxinas para fora do corpo.

É total responsabilidade do fígado monitorar as toxinas e subprodutos, assim como converter este material em um produto que não cause danos ao corpo, contando com a ajuda dos rins e intestinos para isolar e eliminar o que não fará bem à nossa saúde.

Os carboidratos ingeridos são transformados pelo fígado em moléculas de glicose, que é a principal fonte de energia das células.

É função do fígado manter o organismo livre de toxinas, fornecer energia e armazenar vitaminas e alguns minerais que são liberados de acordo com a necessidade do corpo. Se você estiver sentindo cansaço, aumento de peso, tonturas e dores de cabeça, podem ser sinais de problemas no fígado.

Desta forma, é de extrema importância a preocupação da manutenção de sua saúde, e algumas substâncias podem nos auxiliar na sua proteção, como a fosfatidilcolina, que é um fosfolipídio pertencente às membranas celulares. 

Ela atua como hepatoprotetor, otimizando e garantindo uma renovação celular eficaz, assim como na melhora do quadro de esteatose hepática não alcoólica, ou seja, auxilia na eliminação de substâncias tóxicas e gorduras no fígado. 

10 formas de melhorar a saúde do fígado num abrir e fechar de olhos

Cuidar da saúde do fígado é uma preocupação que se deve ter desde cedo

O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano que detém uma das mais importantes funções do organismo: a limpeza. Além de ser o responsável pela ‘expulsão’ das toxinas, o fígado é também um dos desencadeadores da sintetização da proteína, um dos melhores promotores da boa digestão e ainda um dos reguladores mais eficazes dos níveis de glicose e das hormonas.

Por tudo isso, não faltam motivos para se cuidar da saúde do fígado até porque a boa saúde deste órgão é meio caminho andado para a boa saúde geral. E a boa saúde geral é também fundamental para a boa saúde hepática e isto porque a obesidade pode vir a ser a principal causa de doença do fígado, o chamado fígado gordo não alcoólico.

Embora existam alimentos que promovam a boa saúde deste órgão, é preciso saber qual a melhor forma de cuidar dele. Eis o que deve ter em conta.

1 – Ingerir bebidas alcoólicas com moderação, visto que são um dos principais agentes agressores do fígado e responsáveis por doenças hepáticas, como a cirrose.

2 – Emagrecer, uma vez que o consumo elevado de açúcar e sal causa pressão no órgão, deixando-o doente.

3 – Diminuir ou eliminar completamente o consumo de alimentos processados e refrigerantes porque possuem sal, açúcar e gordura, um trio que deixa qualquer órgão à mercê dos mais variados problemas de saúde.

4 – Evitar o consumo de medicamentos, que, quando tomados em excesso ou de forma desnecessária, nada mais fazem do que aumentar a toxicidade no órgão.

5 – Comer beterrabas, um dos alimentos que mais possui colina (componente que ajuda a ‘metabolizar’ a gordura).

6 – Tomar água com algumas gotas de limão, uma vez que se trata de uma bebida alcalina e capaz de facilitar a limpeza do organismo e do próprio fígado.

7 – Fazer ingestão mais de gorduras boas, como o azeite e óleo de coco, que são importantes para fazer frente aos marcadores inflamatórios.

8 – Exercitar-se, pois isso não só ajuda a manter o peso saudável, como favorece a perda de gordura que coloca o fígado em risco.

9 – Apostar no consumo de vitamina E, por ser um dos componentes que mais ajuda a atenuar as consequências do fígado gordo não alcoólico.

10 – Ingerir mais vegetais de folha verde com sabor amargo, como a rúcula e o agrião, pois possuem um poder detox.

Purificando o fígado

Veja a seguir, alguns alimentos que ajudam a desintoxicar o fígado e mantê-lo mais saudável:

  • Tomate

Tomates possuem glutationa, que é uma proteína que desintoxica o fígado. Também possuem o licopeno, outra substância que combate o câncer de mama, pulmão e pele.

  • Cenoura

As cenouras são como um remédio natural para o fígado, pois além da glutationa, elas possuem betacaroteno e flavonoides que ajudam a manter a pele saudável e cuidar do coração.

  • Espinafre

Importante hortaliça, o espinafre também possui glutationa que desintoxica o fígado, mantendo-o limpo e, consequentemente, seu sangue mais puro.

  • Alho

O alho possui enxofre, alicina e selênio, poderosos compostos naturais que ajudam o fígado a liberar toxinas.

  • Abacate

Os abacates ajudam o fígado a produzir glutationa naturalmente, deixando-o totalmente limpo.

  • Frutas cítricas

Limões possuem vitamina C em grande quantidade e por ser cítrica, ajudam o fígado e se purificar de toxinas não absorvidas pela água.

  • Maçã

Maçãs ajudam a liberar toxinas pelo trato digestivo, ajudando o fígado a trabalhar melhor e ficar mais puro.

  • Azeite de Oliva

Óleos vegetais prensados a frio, tais como o azeite, o óleo de cânhamo e de semente de linho dão um grande suporte ao fígado, fornecendo ao corpo com uma base líquida que pode sugar as toxinas nocivas no organismo.

  • Chá verde

É repleto de antioxidantes como as catequinas, comprovadamente reconhecidas por seus benefícios às funções hepáticas.

  • Repolho

Os isotiocianatos (ITCs) presentes no repolho, fornecem enzimas hepáticas desintoxicantes que ajudam a eliminar as toxinas no organismo.

Como a maioria das doenças do fígado não causam sintomas, uma pessoa pode estar doente e não ter conhecimento disso, somente descobre a doença com a realização de exames de rotina. Podem ser feitos tanto exames de sangue para avaliação de fígado, as transaminases, como exames de imagem, como a ultrassonografia de abdômen, que mostram alguma alteração.

Cuide bem da saúde do seu corpo e terá uma vida plena e saudável!

Veja mais detalhes sobre Óleo de Alho, clicando na imagem abaixo.

saúde do fígado250mg – 120 cápsulas
“As cápsulas de Óleo de Alho apresenta propriedades bactericidas, preventivas a doenças cardiovasculares… ” Farmacêutica Neila Mara

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments