Saiba como usar açafrão para emagrecer

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 10 minutos

O açafrão, também conhecido pelo nome de cúrcuma, é um dos alimentos funcionais mais populares entre as pessoas que pretendem emagrecer com saúde. Isso porque o tempero é bastante versátil, podendo substituir o sal em alguns pratos, e por seus benefícios à saúde e à dieta.

O açafrão é considerado o tempero mais caro do mundo. Porém, o seu extrato, por ser mais barato, vem ganhando força no mercado e é muito buscado por pessoas que almejam a perda de peso.

Quanto ao teor calórico, o extrato de açafrão apresenta baixas calorias. Ele apresenta apenas 7 calorias por colher de sopa. Além disso, é altamente nutritivo, apresentando substâncias em sua composição como cálcio, magnésio, potássio e vitaminas dos tipos A e C.

O que é açafrão?

O açafrão é obtido da flor da espécie Crocus Sativus, cujas hastes alaranjadas contêm o açafrão. Por serem muito sensíveis, tais hastes são arrancadas à mão. É estimado que cerca de 80 mil flores devem ser cultivadas para produzir apenas 500 gramas de açafrão, o que justifica o alto custo da erva.

Desde a Antiguidade o açafrão é utilizado como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — no preparo de deliciosos risotos, aves, caldos, massas e doces. É um ingrediente essencial à paelha espanhola, apenas para citar um exemplo.

Quando seca, a flor desprende de seus órgãos um pigmento amarelo e um óleo volátil, tradicionalmente usado como corante de tecidos.

Há séculos é também empregado para fins medicinais. Parece ter sido utilizado no tratamento do câncer e de estados depressivos. Tais aplicações têm sido pesquisadas atualmente.

Efeitos promissores e seletivos contra o câncer têm sido observados, mas não ainda em testes clínicos. Efeitos antidepressivos também estão em estudos clínicos preliminares. Há, portanto, interessantes perspectivas de uso dos extratos de açafrão na fitoterapia racional. 

O açafrão não deve ser confundindo com a cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra.

O que é açafrão-da-terra?

O que é açafrão

O açafrão-da-terra (Cúrcuma longa), conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafrão e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberácea), originária da Ásia (Índia e Indonésia).

Da sua raiz seca e moída se obtém uma especiaria utilizada como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.

Conheça os benefícios do açafrão verdadeiro para a saúde

  • Alivia a TPM e o desconforto menstrual – O açafrão é um grande aliado das mulheres, pois reduz o nível de cortisol e o estresse e aumenta a quantidade de estrogênio.
  • Previne a ejaculação precoce – Esta é uma boa pedida para os homens, ajudando também na prevenção da infertilidade.
  • Ajuda a emagrecer – Ele aumenta a quantidade de serotonina no cérebro e controla o apetite.
  • Combate a depressão, também por causa da serotonina (o hormônio da felicidade).
  • Ajuda a prevenir câncer e a doença de Alzheimer – Por ser rico em alfa e betacaroteno, que são dois potentes antioxidantes naturais, o açafrão também ajuda a proteger as células nervosas e a promover a regeneração dos nervos, além de barrar a ação dos radicais livres no organismo.
  • Fortalece os ossos e também garante bom tônus musculares– O açafrão é muito rico em magnésio — que ajuda na absorção do cálcio.
  • Reduz o colesterol ruim e o nível de triglicérides – Isso acontece devido à sua ação antioxidante no organismo, evitando também problemas circulatórios.
  • Melhora a memória – Isso acontece também, pois reduz o estresse celular, protege o sistema nervoso central e melhora o processo de aprendizagem e retenção do conhecimento.

Como utilizar açafrão para emagrecer

Com tantas vantagens, usar o açafrão para emagrecer é apenas um de muitas possibilidades!

Estudos e pesquisas afirmam que os benefícios do açafrão para a saúde são conhecidos há muito tempo. Foi mostrado que os óleos essenciais presentes no açafrão têm propriedades antidepressivas e contra a ansiedade, que ajudam a reduzir o apetite.

O mecanismo do açafrão envolve um efeito supressor do apetite que age em neurotransmissores específicos no cérebro diminuindo a vontade de comer. Além do mais, o extrato de açafrão é capaz de agir nos níveis de serotonina, corrigindo qualquer déficit da substância que atua no cérebro, regulando principalmente o sono, o humor e o apetite.

Portanto, quando se aumenta a quantidade de serotonina no cérebro, você consegue controlar melhor o desejo de comer e é capaz de evitar comer besteiras entre as refeições principais.

O açafrão está disponível em sua forma natural, como extrato ou como suplemento. Ele ou seu extrato pode ser utilizado em diversas receitas como o preparo de arroz, sopa ou guisados para dar um gosto especial.

Também é viável tomar chá de açafrão, que parece ser a melhor forma de usar o produto para a perda de peso. Para preparar o chá, basta ferver a água e adicionar uma porção de açafrão fresco e deixar em infusão por cerca de 15 minutos antes de tomar.

Para potencializar os efeitos do açafrão em receitas, não o aqueça a altas temperaturas, pois isso vai fazer você perder os nutrientes e propriedades antioxidantes presentes nele.

Se preferir, você pode procurar suplementos em lojas de produtos naturais e atentar para a quantidade diária indicada no rótulo, não ultrapassando o consumo máximo de 5 gramas por dia.

O que o açafrão faz que ajuda no emagrecimento?

O açafrão tem o poder de reduzir o apetite e atuar na regulação de hormônios neurotransmissores que atuam no controle do apetite, e isso, consequentemente, pode levar ao emagrecimento.

No entanto, de nada adianta tomar o chá de açafrão, seu extrato ou adicionar o produto em sua dieta se não adotar um plano alimentar saudável e equilibrado.

Desta forma, o açafrão pode te ajudar a emagrecer através da redução do apetite. Entretanto, ele sozinho não conseguirá fazer milagres. O uso do açafrão pode te ajudar a controlar aquela vontade de comer fora de hora, mas é preciso ter consciência da dieta como um todo.

Além disso, vale saber que a prática de atividades físicas deve te ajudar muito mais a perder peso do que o uso isolado do açafrão. Nestes casos em que há um equilíbrio entre dieta e exercícios, o açafrão pode sim ser um aliado na sua luta contra a balança.

Receitas com açafrão para emagrecer

Kit emagrecimento Farmácia Eficácia!

CHÁ DE AÇAFRÃO PARA EMAGRECER

Agora que você já sabe o que é açafrão, como usar para emagrecer e quais seus benefícios. Vamos aprender uma receita bem simples, fácil, rápida e deliciosa de chá de açafrão?

Ingredientes

  • 5 g de açafrão em pó (1 colher de chá)
  • 150 ml de água quente
  • 1 pauzinho de canela
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 pedacinho de gengibre opcional

Modo de Preparo

  1. Ferva água com o gengibre e a canela.
  2. Desligue o fogo, retire a canela.
  3. Acrescente o açafrão e o mel, misture bem e deixe descansar por 5 minutos.
  4. Agora é só servir.
  5. DICA: O melhor é usar o açafrão natural (em pétalas), mas como é muito difícil de achar, pode usar o em pó.

COMO FAZER LEITE DOURADO TERMOGÊNICO 


Para quem aprecia uma bebida mais cremosa e saborosa, esta é uma bebida termogênica que usa como ingredientes principal o açafrão e o leite vegetal.

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite vegetal (amêndoas, coco, se preferir pode ser feito com leite de vaca sem lactose)
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • 1 pitada de pimenta do reino (para absorção)
  • 1 colher (chá) de mel
  • 1 colher de açafrão em pó
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes dentro do liquidificador.
  2. Bata até que vire um liquido bem homogêneo.
  3. Despeje dentro de uma panela, leve ao fogo médio por 4 a 5 minutos ou até que forme uma espuma.
  4. Retire do fogo, sirva logo em seguida.
  5. Sirva com canela a gosto.
  6. DICA: Se você for alérgica a algum ingrediente acima, retire-o da receita. Beba o leite de preferência à noite. O efeito será melhor e ele ajuda a melhorar o sono.

PÃOZINHO DE BATATA DOCE, AÇAFRÃO E ALECRIM 

Ingredientes:

  • 1 batata doce pequena 
  • 2 colheres (sopa) de polvilho doce
  • 1 colher (sopa) de polvilho azedo
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 1 colher (café) de açafrão
  • Alecrim a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Cozinhe a batata doce até o ponto de purê. 
  2. Amasse a batata doce e junte os outros ingredientes, misturando tudo com as mãos. 
  3. Faça bolotas. 
  4. Coloque em forno pré-aquecido até dourarem. 

SALGADO FUNCIONAL

Ingredientes:

  • 2 colheres (servir) cheias de peito de frango cozido, desfiado e temperado com cebola, alho e ervas a gosto. 
  • 200 g de brócolis ou couve-flor ou aspargos (cozidos)
  • 1 colher (sobremesa) rasa de açafrão

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o vegetal e reserve. 
  2. Cozinhe e refogue o frango com os temperos e depois acrescente o açafrão. 
  3. Bata no processador ou liquidificador o frango, o vegetal, e os temperos para formar uma pasta homogênea e firme.
  4. Modele a massa em forma de bolinhos
  5. Coloque em uma assadeira para assar em forno pré-aquecido por 40 minutos. 

SUCO PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO 

Ingredientes: 

  • 1 colher (chá) de açafrão da terra
  • 1 limão siciliano 
  • 200 ml de água de coco
  • Meia cenoura
  • 3 gotas de adoçante líquida 100% (opcional) 

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador. 

Agora você já sabe que, além de ser uma especiaria que faz a diferença na hora de preparar bons pratos, o açafrão ou cúrcuma pode trazer diversos benefícios à saúde. Claro que, para isso, deve ser consumido com regularidade e preferencialmente com orientação de um nutricionista ou médico.

Contraindicações e cuidados

  • A cúrcuma não deve ser utilizada por pessoas que possuem cálculos na vesícula, pois ela aumenta contrações biliares.
  • Gestantes e lactantes também devem utilizá-la somente com orientação médica ou nutricional, pois ela pode estimular contrações uterinas.
  • Sua toxicidade é baixa, porém, consumos exagerados (acima de 10g por dia) podem causar sintomas, como náusea, desconforto gástrico, dermatite.
  • Alergias específicas à planta também podem existir. Por isso, ainda que o produto seja natural, o ideal é sempre usar/consumir com cautela e, preferencialmente, com orientação profissional.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments