Saiba como se prevenir do coronavírus COVID-19

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Já se passaram sete meses desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil. E, até o momento, ainda não existe um tratamento específico para o novo coronavírus. Cientistas de todo o mundo continuam na corrida para a descoberta da vacina, mas enquanto ela não chega, como se proteger desse agente infeccioso?

A população mundial segue preocupada com esse novo vírus, e, enquanto soluções farmacológicas não são descobertas, a prevenção e os cuidados com a saúde são as melhores formas de se manter longe do vírus.

A transmissão do vírus do coronavírus acontece, principalmente entre pessoas, através do contato com pequenas gotas da respiração da pessoa infectada, espalhadas ao tossir, espirrar e falar.

Quando depositadas no nariz ou na boca, essas gotículas podem entrar no organismo e seguir o caminho para dentro do pulmão. Que é onde começa o processo de inflamação que provoca a falta de ar, um dos principais sintomas da Covid-19.

Então, o contato próximo (cerca de 1m) com uma pessoa com sintomas do vírus, coloca você em risco de ser exposta à infecção.

Como se proteger e prevenir a transmissão do coronavírus?

A melhor forma de prevenir a transmissão e contaminação do coronavírus é evitando a exposição ao vírus. Veja o que fazer:

Lave as mãos com frequência

A recomendação lavar as mais com água e sabão por cerca de 20 segundos, principalmente ao volta de um local público ou após tossir, espirrar ou assoar o nariz;

Na falta deles, higienize as mãos com álcool 70%, esfregue-as até sentir que ficaram secas;

Evite ter contato muito próximo

Ao sair da sua casa, respeite o distanciamento, mantendo distância de 2m de outras pessoas.

Pessoas assintomáticas também podem transmitir o vírus. Portanto, evitar o contato é fundamental para se prevenir.

Use máscaras

O uso da máscara é uma das melhores formas de prevenção do coronavírus. Por isso é muito importante usá-la todas as vezes que sair de casa e tomar cuidado para que ela cubra adequadamente toda a boca e o nariz.  

Aqui na Farmácia Eficácia você encontra máscaras de proteção respiratória com vida útil longa, podendo ser lavada até 30 vezes, seguindo as recomendações da ANVISA.

Mas vale observar que mesmo usando máscaras, é preciso manter o distanciamento de cerca de dois metros entre você e as outras pessoas.

Cubra a boca ao tossir ou espirrar

Se estiver sem máscara, use a parte interna do cotovelo ou um lenço para cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Em seguida, lembre-se de jogar o lenço fora e fazer, imediatamente, a higienização das mãos.

Limpe e desinfete

Outro cuidado importante é limpar e desinfetar as superfícies tocadas com frequência. Isso inclui bancada, mesa, maçanetas, puxadores, interruptores de luz, telefones, torneiras, teclados, banheiros, pias, compras, etc.

Pode usar detergente ou sabão e água, em seguida um desinfetante doméstico.

Aumente o cuidado com a saúde

Além dos cuidados de higiene, é fundamental estar atento aos sintomas. Observe tosse, febre, falta de ar ou outros sintomas da covid-19. Quando presentes e persistentes, procure auxílio médico.

Então, é isso. Enquanto esperamos a vacina, evite aglomerações e, quando for sair de casa, use máscara! As medidas de prevenção são bem simples, mas merecem uma atenção especial por ser a única forma, atualmente, de evitar o contágio.

E, última dica muito importante: em caso de sintomas, fique em casa e evite o contato com outras pessoas. 

Veja mais detalhes sobre Aumente a sua imunidade, clicando na imagem abaixo.

Vários produtos
Uma seleção de produtos para fortalecer o seu sistema imunológico. Confira as variadas opções!

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Saiba como se prevenir do coronavírus COVID-19 […]