Saiba como não engordar no outono

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 5 minutos

No outono os dias ficam mais frescos, à noite os termômetros tendem a cair ainda mais, e as tentações que engordam, ou seja, as comidas calóricas parecem ainda mais irresistíveis. Por que temos mais fome nas estações mais frias?

O fato é que gastamos mais energia, pois o organismo se esforça para manter a temperatura corporal estável. Sendo assim, temos mais apetite, já que precisamos de mais comida para compensar essa demanda energética.

O fato é que a ingestão de saladas, legumes e frutas diminui nessa época do ano e dá espaço para as gorduras e açúcares, como doce, massa, fritura e carnes, já que estes são alimentos mais fáceis de serem preparados do que
os alimentos crus e frios.

É possível manter a forma nas estações frias 

Apesar da impressão de que o inverno é um vilão das dietas de emagrecimento pela fome aumenta e o fato do corpo ficar mais mole, a realidade é outra! O frio é um excelente aliado ao emagrecimento, uma vez que quando a temperatura ambiente abaixa, o metabolismo fica mais acelerado, porque o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura interna.

Por isso, é mais fácil emagrecer no frio do que no calor!

Além disso, a ideia de que temos mais fome nesse período é mais baseada no fator psicológico do que propriamente físico.

Para usar essa época para beneficiar o organismo e não se preocupar tanto na volta do verão, há alguns hábitos que podem ser adotados. Confere a seguir.

Alimentos que aquecem e ao mesmo tempo emagrecem

1. Aumente a ingestão de proteína, que demora mais para ser metabolizada e consequentemente ser eliminada pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade como ovo, carnes magras e leguminosas, como feijão, soja, grão de bico e lentilha.

2. Opte pelos carboidratos in natura e de baixo índice glicêmico, consumidos em receitas quentinhas. Bons exemplos: abóbora assada, mandioca ou batata-doce cozida e couve-flor gratinada (sem creme de leite). Todos eles são bons para aumentar o nível da serotonina. As frutas também entram na categoria carboidratos do bem e podem ser consumidas quentes – maçã, pera ou banana aquecidas no micro-ondas com canela ou noz-moscada são opções gostosas e práticas.

3. Tome sopa, uma das campeãs quando o assunto é não ganhar peso. Abóbora, mandioquinha e lentilha garantem receitas naturalmente cremosas, dispensando o creme de leite.

4. Misture carboidrato de baixo índice glicêmico, como couve-flor e abobrinha, no arroz. Além de aumentar a densidade nutricional do prato, dá para comer mais sem engordar.

5. Abuse dos chás sem cafeína (e sem açúcar) que esquentam o corpo, aumentam a sensação de bem-estar e diminuem a vontade de doce. Boas opções: camomila, erva-doce, cidreira, casca de abacaxi, maçã com canela.

6. Aposte nas frutas típicas desta época, que, além de pobres em calorias, são ricas em vitamina C. Morango, limão, maracujá e goiaba estão na lista.

7. Alie-se ao chocolate. Seja na versão em barra ou em pó, a versão 70% cacau é mais saudável, mas acima de 50% já está valendo. Ajuda na produção de serotonina, é rico em antioxidantes e ajuda a diminuir a necessidade de carboidratos e açúcar. A dica é dividir em pequenos quadradinhos e deixá-los derretendo na boca, assim a sensação de saciedade vem primeiro.

8- Recorre a versões quentes de comidas leves- No caso das verduras e legumes, a versão cozida aquece mais o corpo, proporcionando praticamente os mesmos benefícios. É possível também preparar sopas, cremes, omeletes e suflês com esses alimentos, sem prejudicar o sabor. 

9-Use canela para temperar as frutas mornas, ela não só ajuda a dar um gosto melhor a elas, mas também a acelerar ainda mais o metabolismo. Por ser um ingrediente termogênico, a canela ajuda o corpo a queimar mais calorias, já que acelera o organismo. O mesmo acontece com pimenta, alho e cebola.

10- Beba vinho que é rico em flavonóides que ajudam a acelerar o metabolismo e assim proporcionar sensação de corpo aquecido. Além disso, por possuir álcool, a bebida pode levar a uma vasodilatação periférica, que também contribui para uma pequena sensação de calor.

Por ser uma bebida alcoólica é preciso ficar atento à quantidade ingerida de vinho, pois o excesso pode causar danos hepáticos, ganho de peso, inchaço e dependência.

11- As oleaginosas são ricas em gorduras boas e também são boas opções nos dias frios. Elas são ricas em arginina que aumenta a vasodilatação e consequentemente aumenta a circulação sanguínea e a sensação de calor.

Uma alimentação saudável nessa época do ano não implica, necessariamente, na eliminação de itens mais calóricos. Não é preciso evitar a canjica da festa junina, o chocolate-quente ou o fondue. Se não for possível preparar uma receita mais light, o ideal é controlar as quantidades para não exagerar na dose e estragar o progresso.

Outra dica para emagrecer no inverno seria praticar exercício físico. O frio desencoraja muita gente na hora de ir para a academia, mas é importante continuar a rotina de atividades físicas para aumentar a queima de calorias. Realize uma atividade que aqueça o corpo rápido, para espantar o desânimo.

Sabendo, o outono/inverno pode ser vivido sem apreensão e com satisfação. Viva com prazer cada estação do ano de acordo com o que cada uma delas possa nos oferecer. 

Veja mais detalhes sobre Kit Mix Termogênico + Goma Emagrecedora, clicando na imagem abaixo.

termogênicoKit
Kit Mix Termogênico + Goma Emagrecedora auxilia nos regimes de emagrecimento pois acelera o metabolismo, e tem efeito termogênico.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments