Saiba como manter o cabelo hidratado na praia e piscina

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 13 minutos

Verão! Lugares atrativos que envolvem água e sol! Tudo isso é bem sugestivo para aqueles que preferem a beleza natural das praias e para outros que gostam de passar o dia inteiro na piscina e curtir os dias ensolarados com mais privacidade.

Seja qual for a escolha, o contato com o sal do mar e com o cloro da piscina vai ser uma coisa inevitável e, para momentos assim, a proteção é indispensável. 

Para assegurar a beleza do cabelo na época mais quente do ano, confira algumas dicas e cuidados.

1- Hidrate seu cabelo antes de ir para praia e piscina

Tratar os cabelos antes das férias de verão previne qualquer agressão aos fios, embora não se possa dispensar outros cuidados com o cabelo durante os dias de praia e piscina. Ao retomar a rotina normal, também é preciso hidratar as madeixas e usar um bom xampu antirresíduos para retirar os resquícios de sal e cloro.

2- Proteja seu cabelo diariamente

Antes do banho de mar ou de piscina, aplique um produto sem enxágue e com proteção UV de sua preferência ou indicado por seu cabeleireiro de confiança, para formar uma película protetora nos fios. Isso pode ser feito em cabelos coloridos e naturais.

3- Molhe o cabelo com água natural

Sempre que sair do mar ou da piscina, enxague o cabelo com água doce/potável para moderar a penetração do cloro e do sal nos fios. Essas substâncias abrem as cutículas e deixam os fios mais sensíveis. Quanto menor for o contato com elas, menor será o dano capilar. Por isso, evite deixar o cabelo secar com cloro e sal nos fios.

4- Dominar o frizz com produtos adequados

O cloro da piscina e a água do mar contribuem para o aparecimento de frizz nos cabelos. Alguns produtos ajudam a controlá-lo e ainda têm outros benefícios para os fios. Confira!

  • Faça hidratação semanalmente

Cabelos hidratados raramente tem frizz. Quando falta ao cabelo óleos, água ou até queratina, o frizz indubitavelmente aparece. Para repor todos esses nutrientes que os cabelos precisam, é preciso seguir uma rotina de cuidados chamada Cronograma Capilar no qual você cuida dos cabelos em etapas – hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação devolve água para os fios, a nutrição devolve óleos e vitaminas e a reconstrução agrega proteínas. Esse tratamento diminui consideravelmente o frizz.

  • Use óleos vegetais a seu favor

Quando fizer hidratação em casa, junte um óleo vegetal ao seu creme. Esses óleos hidratam, nutrem e fortalecem os fios. Você pode usar óleo de coco, óleo de abacate, gérmen de trigo, rícino e amêndoas. 

  • Não use shampoos com sulfatos

Infelizmente, os sulfatos presentes no shampoo estragam e ressecam os fios, provocando, entre muitos efeitos, o frizz. Se você lava seus cabelos todos os dias, e nota o surgimento do frizz, evite lavar o cabelo com shampoo tantas vezes na semana. 

  • Teste a técnica co-wash

A técnica para lavar os cabelos apenas com condicionador é muito bem-vinda em casos que seu cabelo está muito ressecado. Confira o passo a passo de como fazer co-wash e não errar na hora ao aderir à lavagem sem shampoo:

  • Molhe os cabelos com água morna e massageie por alguns minutos.
  • Retire o excesso de água.
  • Passe o condicionador na raiz e em todo o comprimento até as pontas, massageando bem o couro cabeludo para ativar a circulação e fazer uma boa limpeza.
  • Massageie de cima para baixo para limpar os fios com o condicionador.
  • Deixe agir por alguns segundos.
  • Enxágue, sem deixar excesso de condicionador nos cabelos.
  • Enxágue com água fria e, se possível, sem cloro

A água fria atua como se fosse um “selante” dos fios, ou seja, é muito amiga dos cabelos crespos e cacheados! Ao lavar os cabelos, especialmente no verão, dê um último enxágue com a água fria do chuveiro. Se a água for filtrada ou mineral, melhor ainda, pois o cloro também danifica os fios.

  • Passe vinagre orgânico de maçã nos cabelos

O vinagre sela as cutículas, diminuindo o frizz e deixando o cabelo com mais brilho. Dilua 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico em um copo de água, e depois que você tiver condicionado o cabelo, e enxaguado, aplique essa mistura nos fios e não enxágue.

  • Trate melhor os fios após a lavagem

O frizz é um fenômeno estático, e o atrito é o vilão que causa o aumento dos arrepiados. Uma dica é não esfregar os cabelos na hora de secar com a toalha. Substitua a toalha comum por tecidos de algodão, ou até papeis toalha de cozinha mesmo. Não use os dedos para desembaraçar os cabelos, pois o cabelo em contato com as mãos forma frizz. Prefira pentes de madeira.

  • Use condicionador

O shampoo abre as cutículas e limpa os fios, e o condicionador tem a função de fechar essas cutículas, evitando assim o frizz.

  • Use produtos anti-frizz específicos

Há diversas pomadas, reparador de pontas, silicone e leave-in anti-frizz. Alguns reparadores, tem a função anti-frizz e podem ser aplicados a qualquer hora. Quem tem os cabelos indisciplinados sabe o poder do leave-in para controlar os fios mais rebeldes. Ele é um grande aliado, principalmente, das pessoas que têm cabelos cacheados. Ele ajuda a controlar o volume, o frizz e ainda protege os fios.

5- Tenha cuidado ao pentear os fios molhados

Cabelos úmidos são mais frágeis e quebram com facilidade. Em vez de passar o pente ou a escova, arrume as madeixas com a ajuda das mãos.

Quando entrar no mar, uma boa dica é prender o cabelo ainda seco em um coque alto. Assim você evita o contato com a água, protege boa parte dos cabelos dos raios solares, valoriza o estilo e mantém o cabelo lindo.

Vale ressaltar que as agressões do sol são diferentes das agressões do sal do mar e do cloro da água da piscina. 

6- Use finalizadores com proteção UV

A ação do sol resseca e danifica a fibra capilar, deixando-o frágil e enfraquecido. Portanto, depois de lavar o cabelo no banho, aplique sempre um finalizador com proteção UV para evitar estes tipos de danos. 

7- Dê preferência aos shampoos de limpeza suave e hidratantes na hora do banho.

Algumas pessoas pensam que faz bem usar shampoos antirresíduos quando está na praia ou piscina para retirar os resíduos de sal ou cloro. Na realidade, este tipo de produto resseca ainda mais os fios. Por isso, invista em shampoos de limpeza suave e com ação hidratante, que vão limpar os seus fios na medica certa, evitando ressecamento e hidratando-os. 

8- Não use secador e prancha

No verão, essas ferramentas são mais uma fonte de danos para o seu cabelo, deixando-o ressecado, opaco e fragilizado. Lave a cabeleira e deixe secar naturalmente. 

9- Evite a exposição direta do couro cabeludo ao sol

A exposição por um longo tempo ao sol, mesmo usando um finalizador com proteção UV, pode acabar queimando o couro cabeludo, provocando descamação. A melhor maneira é proteger a cabeça com um chapéu ou um boné.

10- Proteja o cabelo do vento em excesso

O vento que bate na praia misturado com a areia que vem junto, deixam os fios bastante embaraçados, causando a quebra. Para evitar isso, todas as vezes que estiver com o cabelo seco na praia prenda-o para não danificar o fio.

11- Use produtos que protejam os cabelos coloridos do desbotamento

Os cabelos coloridos costumam desbotar muito mais rápido com a ação do sol e da água do mar. Os loiros ficam com manchas, especialmente quando estão no cloro da piscina. A melhor opção é aplicar produtos específicos que protejam a cor por mais tempo. As loiras devem usar um matizador depois, se o cabelo já estiver manchado.

12- Nutrição também é ideal para que os fios fiquem macios nesse período.

É ideal fazer a reposição de óleo no cabelo que está sofrendo com o ressecamento das altas temperaturas. Desta forma, invista em produtos nutritivos ou nos óleos vegetais para fazer umectação capilar.

Hidratação caseira para o cabelo

A hidratação é um dos tratamentos capilares mais conhecidos de todos os tempos. Pois sempre que pensamos em cuidar das madeixas, ela é a primeira coisa na qual pensamos. Esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias. Manter uma rotina de hidratação caseira livra os fios do ressecamento e garantir cabelos mais saudáveis.

Veja alguns passos simples de hidratação caseira para cabelo

1- Hidratação caseira com babosa

A babosa, conhecida também como aloe vera, tem inúmeros benefícios. Ela possui uma poderosa ação hidratante, fortalece as madeixas e ainda auxilia no crescimento saudável dos fios. Além disso, é rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, 20 minerais, 18 aminoácidos e muitas outras substâncias que são capazes de promover um ultra fortalecimento dos cabelos e aquele rejuvenescimento poderoso. 

Para fazer a misturinha você só vai precisar da babosa e do creme de hidratação de sua preferência.

1º passo: corte as laterais de uma folha de babosa e extraia a polpa.
2º passo: coloque em um recipiente duas colheres de sopa do seu creme hidratante mais uma colher de sopa do gel extraído da folha.
4º passo: misture os ingredientes até ficar completamente homogêneo.
5º passo: aplique nos cabelos limpos e úmidos e aguarde 30 minutos para enxaguar. Prontinho!

A babosa também auxilia no tratamento da pele.

2- Hidratação caseira com coco

Outro item que está no alto da lista de cuidados e possui inúmeros benefícios é o coco. Ele é capaz de deixar as madeixas macias e cheias de vida. 

Leite de coco

Ingredientes: 3 colheres de sopa de leite de coco, 3 colheres de sopa da sua máscara de hidratação preferida e 1 colher de sobremesa de cacau em pó.
1º passo: com os cabelos já limpos e úmidos, misture todos os ingredientes e aplique nos fios.
2º passo: deixe agir por cerca de 30 minutinhos e, depois, enxágue.
3º passo: aplique então o condicionador, enxágue mais uma vez, e finalize como de costume.

Hidratação caseira com óleo de coco vegetal

Ele pode ser usado como umectação antes do banho, umectação noturna, com algumas gotinhas na máscara para turbinar o tratamento e até como finalização nas pontinhas. Veja a seguir como usar na umectação noturna.

Ingrediente: óleo de coco 100% vegetal.
1º passo: aplique o óleo nos cabelos “sujos” antes de dormir para que aja nos fios durante a noite.
2º passo: no dia seguinte, lave os cabelos normalmente e finalize como preferir.

3- Hidratação caseira com abacate

O abacate também está entre os tratamentos indicados quando o assunto é cuidar da hidratação dos cabelos. Pois, ele proporciona brilho, maciez, nutrição, força e combate as pontas quebradiças. Sem contar na riqueza de vitaminas A, C e E, além do complexo B.

Ingredientes: metade da polpa do abacate, 2 colheres de sopa de azeite e ½ limão.
1º passo: coloque em um recipiente metade da polpa do abacate, todo o azeite e limão.
2º passo: misture bem todos os ingredientes até virar uma pasta.
3º passo: aplique nos cabelos limpos e úmidos e aguarde 20 minutos.
4º passo: em seguida, enxágue, condicione e finalize como de costume.

4- Hidratação caseira com mel

O mel é aquele ingrediente perfeito para quem está com o cabelo danificado, ou seja, seco, com pontas duplas ou até mesmo queda. Tudo porque ele elimina todos esses danos e devolve maciez e brilho da raiz às pontas.

Ingrediente: 1 xícara de mel (340g).
1º passo: aplique o mel por toda o cabelo para fortalecer os fios.
2º passo: deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Se possível, aproveite o calor para ativar os folículos pilosos.
3º passo: logo após, enxágue e lave os cabelos como de costume. Finalize da maneira que preferir.

5- Hidratação caseira com ovo

O ovo é um ingrediente que ajuda a manter o cabelo hidratado e sempre bonito. Afinal, ele é rico em lipídeos – que repõem a oleosidade perdida dos fios – e em proteínas e colágeno – que favorecem a reconstrução capilar dos fios mais danificados. 

Ingredientes: clara do ovo, queratina e um pouco da sua máscara de hidratação preferida.
1º passo: lave os fios com shampoo e, após retirar o excesso de umidade, borrife a queratina nos cabelos.
2º passo: deixe agir por 10 minutos e, enquanto espera, misture apenas a clara do ovo com a sua máscara concentrada.
3º passo: após o tempo de pausa, aplique a mistura no cabelo e deixe agir de 15 a 30 minutos.
4º passo: enxágue e finalize como quiser.

6- Hidratação caseira com azeite

No que se refere ao cabelo, ele é um poderoso aliado, pois hidrata, dá brilho e penetra profundamente na fibra capilar, repondo os nutrientes necessários.

Ingredientes: 1 colher de chá de azeite extravirgem e 2 colheres de sopa do seu creme de hidratação preferido.
1º passo: coloque os dois ingredientes em um recipiente e misture bem.
2º passo: com os cabelos já lavados e limpos, aplique a mistura e deixe agir por 15 minutos.
3º passo: depois, enxágue, por fim condicione e finalize da maneira que desejar.

Agora que você já sabe como cuidar bem dos cabelos durante o verão, basta aproveitar a vontade!

Veja mais detalhes sobre Óleo de Argan, clicando na imagem abaixo.

cabelo hidratado na praia e piscina20 ml
“Rico em ácidos graxos essenciais e vitaminas A, D e E o Óleo de Argan possui uma ação reparadora e antioxidante.” Farmacêutica Neila Mara.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments