Saiba como evitar a sinusite no inverno

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 5 minutos

Com a chegada do inverno, o clima seco aliado a variações de temperatura e poluição fazem com que as incidências de casos de sinusite aumentem.

Apesar de afetar somente a região da face, a sinusite chega a ser um problema incapacitante para muitos. Por causar dores de cabeça, congestão nasal e sensação de pressão no rosto, ela atrapalha até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia.

A sinusite é nada mais nada menos que a inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Ela pode surgir em decorrência de uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção.

Alívio e tratamento da sinusite com a Eficácia

Clima e Sinusite

No inverno, as temperaturas são instáveis, ou seja, não faz frio o tempo todo. Adicionado a isso, a diminuição da umidade relativa do ar afeta a saúde respiratória, podendo ser encontrada inferior a 40%, provocando o ressecamento das mucosas das vias aéreas respiratórias, o que facilita a ocorrência de infecções neste sistema.

Sintomas

É comum que sintomas da sinusite sejam confundidos com os da rinite alérgica. Ambas as doenças apresentam como principais sintomas: catarro, secreção no nariz, espirros constantes e tosse. No entanto, em casos de sinusite, a secreção do nariz é amarelada e também há ocorrência de sensação de peso na cabeça, dor nos ossos da face e febre, porém baixa.

Prevenção e tratamento

Algumas receitas caseiras podem aliviar o ressecamento nasal e ajudar a evitar o aparecimento da sinusite. Siga as seguintes recomendações:

Inale vapor – Misture água e menta, por exemplo, e ferva esta solução. Respire o vapor com cuidado para não se queimar, isso provavelmente ajudará a descongestionar a mucosa nasal. Esse hábito fluidifica o catarro acumulado, facilitando a sua eliminação.

Água e gengibre – Ferva um pouco de água com uma raiz de gengibre. Depois molhe uma toalha com o líquido, e cubra o rosto com ela. (Certifique-se antes de que ela não esteja muito quente).

Solução com sal – Misture uma colher (chá) de sal para 1 litro de água. Inale a solução salina ou pingue em seu nariz, isso ajudará a dissolver as secreções nasais.

Fique longe do cigarro –  A fumaça do cigarro é altamente irritante para o nariz porque prejudica o batimento ciliar, que é o movimento de pequenos pelos que drenam as secreções da cavidade nasal. Desta maneira, a fumaça dificulta a limpeza e favorece a concentração de secreções, isso pode levar à sinusite. 

Beba água – A ingestão de água fluidifica todas as secreções do corpo e, por isso, é uma medida essencial para quem deseja combater a sinusite. Beber bastante líquido ganha ainda mais importância no caso da sinusite causada por vírus e bactérias. Isso porque o processo infeccioso pode causar febre, aumentando a sudorese e a perda de água. Repor essa quantia perdida é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Faça lavagem nasal – Esta é uma prática que deveria fazer parte da rotina mesmo daqueles que não sofrem de sinusite, pois reduz o risco de problemas respiratórios e alivia dores de cabeça. Para quem sofre com a sinusite, a lavagem nasal deve ser obrigatória. Use soro fisiológico, mas dê preferência para a versão spray a fim de evitar que vírus ou bactérias contaminem o interior do produto, o que pode acontecer com o uso da versão tradicional.

Elimine alérgenos do ambiente – Quem sofre de sinusite deve primeiramente tratar a rinite alérgica – e parte do tratamento consiste em afastar da rotina os fatores que causam as crises.

Proteja-se do frio –  O nariz é responsável por aquecer, umedecer e filtrar o ar. A respiração costuma ficar um pouco mais difícil em temperaturas baixas, já que é necessário reter o ar por mais tempo na cavidade nasal para que seja aquecido antes de chegar aos pulmões. Portanto, antes de sair à rua, proteja boca e nariz com um lenço ou um cachecol, evitando a entrada direta de ar gelado.

Desligue o ar condicionado – O ar condicionado é um vilão para quem sofre de sinusite, pois consegue unir três problemas em um só equipamento. Ele retira a umidade do ar, deixa o ambiente frio e ainda pode favorecer a concentração de poluentes se não for submetido à limpeza regular, por isso, se faz necessário, sempre que possível, desligar o aparelho. 

A Farmácia Eficácia, pensando em seu bem-estar, possui um Kit que conta com produtos especiais para ajudar no tratamento dos sintomas da sinusite. Estes produtos possuem uma ação natural, pois conta com uma fórmula homeopática, outras 02 fórmulas compostas por tinturas vegetais, proveniente dos fitoterápicos Equinácea + Cúrcuma e Hortelã e Eucalipto.

Indicações e benefícios desse Kit – Tratamento para sinusite:

  • Imunoestimulante (Indicação principal);
  • Previne e auxilia no tratamento de infecções urinárias;
  • Auxilia no tratamento e prevenção de infecções das vias respiratórias;
  • Estimula a expectoração;
  • Combate as infecções nasais;
  • Cuida do aparelho respiratório;
  • Ajuda em casos de gripes, bronquites, asma, tosse, catarro;
  • Possui ação expectorante, fluidificante e antisséptica da secreção brônquica;
  • Previne e trata sinusite e rinite;
  • Trata dor facial e dor de cabeça;
  • Pode ser utilizado para tratamento de gripe e resfriados.

É importante saber que a sinusite tem cura. Curta a estação do inverno com mais saúde e entusiasmo!

Veja mais detalhes sobre Tratamento para Sinusite, clicando na imagem abaixo.

SinusiteKit
Você não merece sofrer mais com a incômoda rinite! O Kit para rinite e sinusite foi desenvolvido, com produtos naturais, que agem no organismo de forma saudável, trazendo melhoria nos sintomas e melhor qualidade de vida.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.