Saiba como evitar a sinusite no inverno

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 5 minutos

Com a chegada do inverno, o clima seco aliado a variações de temperatura e poluição fazem com que as incidências de casos de sinusite aumentem.

Apesar de afetar somente a região da face, a sinusite chega a ser um problema incapacitante para muitos. Por causar dores de cabeça, congestão nasal e sensação de pressão no rosto, ela atrapalha até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia.

A sinusite é nada mais nada menos que a inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Ela pode surgir em decorrência de uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção.

Compre AGORA o manipulado em gotas para sinusite da Farmácia Eficácia

Clima e Sinusite

No inverno, as temperaturas são instáveis, ou seja, não faz frio o tempo todo. Adicionado a isso, a diminuição da umidade relativa do ar afeta a saúde respiratória, podendo ser encontrada inferior a 40%, provocando o ressecamento das mucosas das vias aéreas respiratórias, o que facilita a ocorrência de infecções neste sistema.

Sintomas da sinusite

É comum que sintomas da sinusite sejam confundidos com os da rinite alérgica. Ambas as doenças apresentam como principais sintomas: catarro, secreção no nariz, espirros constantes e tosse. No entanto, em casos de sinusite, a secreção do nariz é amarelada e também há ocorrência de sensação de peso na cabeça, dor nos ossos da face e febre, porém baixa.

Prevenção e tratamento

Algumas receitas caseiras podem aliviar o ressecamento nasal e ajudar a evitar o aparecimento da sinusite. Siga as seguintes recomendações:

Inale vapor – Misture água e menta, por exemplo, e ferva esta solução. Respire o vapor com cuidado para não se queimar, isso provavelmente ajudará a descongestionar a mucosa nasal. Esse hábito fluidifica o catarro acumulado, facilitando a sua eliminação.

Água e gengibre – Ferva um pouco de água com uma raiz de gengibre. Depois molhe uma toalha com o líquido, e cubra o rosto com ela. (Certifique-se antes de que ela não esteja muito quente).

Solução com sal – Misture uma colher (chá) de sal para 1 litro de água. Inale a solução salina ou pingue em seu nariz, isso ajudará a dissolver as secreções nasais.

Fique longe do cigarro –  A fumaça do cigarro é altamente irritante para o nariz porque prejudica o batimento ciliar, que é o movimento de pequenos pelos que drenam as secreções da cavidade nasal. Desta maneira, a fumaça dificulta a limpeza e favorece a concentração de secreções, isso pode levar à sinusite. 

Beba água – A ingestão de água fluidifica todas as secreções do corpo e, por isso, é uma medida essencial para quem deseja combater a sinusite. Beber bastante líquido ganha ainda mais importância no caso da sinusite causada por vírus e bactérias. Isso porque o processo infeccioso pode causar febre, aumentando a sudorese e a perda de água. Repor essa quantia perdida é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Faça lavagem nasal – Esta é uma prática que deveria fazer parte da rotina mesmo daqueles que não sofrem de sinusite, pois reduz o risco de problemas respiratórios e alivia dores de cabeça. Para quem sofre com a sinusite, a lavagem nasal deve ser obrigatória. Use soro fisiológico, mas dê preferência para a versão spray a fim de evitar que vírus ou bactérias contaminem o interior do produto, o que pode acontecer com o uso da versão tradicional.

Elimine alérgenos do ambiente – Quem sofre de sinusite deve primeiramente tratar a rinite alérgica – e parte do tratamento consiste em afastar da rotina os fatores que causam as crises.

Proteja-se do frio –  O nariz é responsável por aquecer, umedecer e filtrar o ar. A respiração costuma ficar um pouco mais difícil em temperaturas baixas, já que é necessário reter o ar por mais tempo na cavidade nasal para que seja aquecido antes de chegar aos pulmões. Portanto, antes de sair à rua, proteja boca e nariz com um lenço ou um cachecol, evitando a entrada direta de ar gelado.

Desligue o ar condicionado – O ar condicionado é um vilão para quem sofre de sinusite, pois consegue unir três problemas em um só equipamento. Ele retira a umidade do ar, deixa o ambiente frio e ainda pode favorecer a concentração de poluentes se não for submetido à limpeza regular, por isso, se faz necessário, sempre que possível, desligar o aparelho. 

A Farmácia Eficácia, pensando em seu bem-estar, possui produtos especiais para ajudar no tratamento dos sintomas da sinusite. Como por exemplo, a Gotas para Sinusite.

A utilização da homeopatia em sinusite é constantemente empregada. Os medicamentos homeopáticos mais utilizados são formulados a base de substâncias que normalmente provocam os sintomas apresentados em sinusite de forma a estimular o próprio organismo a reagir contra a inflamação.

Portanto, foi desenvolvida pela equipe da Farmácia Eficácia uma formulação a base de Hydrastiscanadensis, Pulsatilla, Kaliumbichromicum e Heparsulphur.

COMPRE A HOMEOPATIA PARA SINUSITE DA FARMÁCIA EFICÁCIA!

Indicações e benefícios da Gotas para sinusite:

  • Estimula a expectoração;
  • Combate as infecções nasais;
  • Previne e trata sinusite e rinite;
  • Trata dor facial e dor de cabeça ocasionada por esses males;
  • Pode ser utilizado para tratamento de gripe e resfriados.

É importante saber que a sinusite tem cura. Curta a estação do inverno com mais saúde e entusiasmo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments