Saiba como começar ano saudável

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 8 minutos

Ano Novo, vida nova! É assim que as pessoas normalmente começam pensando, quando começa um novo ano.  É a chance que se tem de fazer 365 dias diferentes. 

Pensando na nossa saúde, este é um ótimo momento para colocarmo-la em primeiro lugar e assim termos hábitos mais saudáveis, o que você acha? Isto vale para o planejamento de uma reeducação alimentar, melhorar a alimentação da família, dos filhos e/ou começar a se exercitar.

O novo ano começou, então chegou a hora de traçar algumas metas, pois descrevendo-as de forma mais específica, haverá mais chances de você pensar em como atingi-las e botar o que planejou em ação. O recomendável é começar pensando em metas mais realistas para sua vida. Lembre-se de que, antes de qualquer mudança, é preciso saber onde e em quanto tempo você deseja chegar, assim evitará frustrações.

Dicas importantes para colocar em prática no início do ano

  • Suas ações levarão você ao sucesso, por isso esteja atento a elas.
  • Comece se perguntando o que deseja conquistar tendo esses novos hábitos alimentares individuais ou da sua família como um todo.
  • Pense no que há de positivo em buscar a reeducação alimentar e não no que o incomoda hoje.
  • Pergunte-se: O que você terá de mudar na sua rotina atual?
  • Reflita o quanto está disposto a fazer esta mudança.
  • Quem ou quais são os motivadores ou sabotadores da sua dieta? Isso vale para pessoas, ambientes, momentos, etc. Ter isso em mente pode ajudá-lo a planejar como lidar com essas situações.
  • Pequenas metas podem ajudar você a se manter firme na reeducação alimentar. Essas metas podem ser semanais ou mensais.
  • Ter uma meta, próxima do peso atual, ou pequenas mudanças na rotina da alimentação familiar, tornam a reeducação alimentar mais agradável e motivadora.
  • Mexa-se. Procure uma atividade física que você goste.
  • Torne a sua rotina saudável! Exceções farão parte, mas a regra será se alimentar de forma balanceada, natural e variada.
  • Descanse e divirta-se.
  • Beba água. São necessários pelo menos 2 litros de água diariamente. Em caso de gestantes e lactantes, o valor diário atinge quase 4 litros.
  • Respire, relaxe e medite.
  • Torne-se responsável pela sua saúde, seu trabalho, sua vida em família independente dos acontecimentos externos.
  • Reconheça que os resultados são determinados por suas ações e isto fará toda a diferença.
  • Faça um check-up e controle o estresse
  • Comece um exercício novo.
  • Encontre novos hobbies.
  • Organize as finanças e comece a poupar.

É importante lembrar que a maioria dos brasileiros não vê a mudança de hábitos como uma atitude necessária para manter uma vida saudável.

Seguir uma rotina de alimentação balanceada, reservar um tempo para preparar seus alimentos, planejar quem fará a comida, quem lavará a louça, como organizar o tempo e tarefas de cada membro da família, e até mesmo otimizar tempo e fazer marmitas para a semana, são atitudes que ajudarão você não só a organizar a sua dieta e tarefas, como também a ter mais determinação e sucesso nos seus objetivos.

É necessário que você encontre alternativas, criando caminhos viáveis e facilitadores para si. Assim, dará conta de persistir e manter uma alimentação e vida mais saudável.

Você sabe dizer por que a mudança de hábitos é importante?

A importância da mudança de hábitos é fundamental para que você tenha uma vida longa e saudável. 

Desenvolver hábitos de vida mais saudáveis pode iniciar mudanças permanentes em sua vida.

Dependendo do nível de bem-estar de cada indivíduo, a adoção de novos padrões de comportamento pode não só reverter o aparecimento de doenças, como também aumentar os níveis de energia e melhorar o humor no dia a dia.

Diversos estudos já comprovaram que comportamentos saudáveis influenciam na qualidade de vida de toda a população.

Por isso, é tão importante ter um espaço na sua estratégia de vida para mudar seus hábitos e se beneficiar com isso. 

Que tipos de hábitos você acha que devem ser trabalhados?

Basicamente, tudo aquilo que se convencionou chamar de “males da vida moderna”.

Ou seja: horários de sono desregulados, alimentação descuidada, vida sedentária, excesso de trabalho e outros hábitos considerados normais em nossa sociedade, mas que cobram seu preço com o passar do tempo.

Os principais hábitos que devem ser trabalhados preventivamente são os seguintes:

  • Hábitos alimentares

O primeiro passo é ter a noção de que os alimentos que ingerimos têm influência direta na saúde e na qualidade de vida de cada um.

E que, mesmo diante de uma vida agitada e com muitos compromissos, não vale a pena ficar vulnerável a doenças causadas pela má alimentação.

Práticas simples como diminuir a gordura no preparo de alimentos, evitar produtos processados, consumir mais frutas, verduras e legumes, comer mais devagar e fazer no mínimo quatro refeições por dia são fundamentais para promover esta mudança de hábitos.

Estimular a vontade de cozinhar a própria comida é uma das formas mais eficazes de melhorar a qualidade da alimentação.

  • Hábitos de atividade física

Manter-se fisicamente ativo é fundamental para manter um peso e uma composição corporal saudáveis, além de ajudar a manter a saúde dos músculos, ossos e articulações (bem como a saúde mental) com a evolução da idade.

Os adultos devem fazer 150 minutos por semana de exercícios moderados, que podem ser distribuídos em cinco vezes de 30 minutos por semana.

  • Hábitos de ingestão de líquidos (de hidratação)

Parece algo simples, mas muita gente enfrenta problemas de saúde decorrentes de uma hidratação inadequada.

A água é um hidratante natural, responsável pelo funcionamento da maioria das reações químicas do organismo, além de transportar nutrientes e eliminar toxinas.

Por dia, cada pessoa precisa repor de dois a três litros de água que são perdidas nas atividades metabólicas básicas do seu organismo.

Por meio da ingestão de alimentos, só é possível repor em torno e um litro.

É por isso que todos precisam ingerir cerca de dois litros de água diariamente, como um hábito que precisa ser fixado.

  • Hábitos de sono

Ter uma noite de sono tranquila, nos ajuda a equilibrar as funções hormonais, regular o apetite e fixar conhecimentos na nossa memória. Mas, a falta dele pode causar graves problemas.

A quantidade de sono na noite anterior vai influenciar não apenas o nível de energia da pessoa, mas também seus sentimentos de alerta mental e capacidade de manter um nível de peso saudável.

  • Hábitos que influenciam o humor

Estar bem-humorado é muito importante, pois o humor de uma pessoa é capaz de influenciar o ambiente a sua volta, incluindo sua família e seus colegas de trabalho.

Nesses ambientes, as pessoas devem ser mais tolerantes, mais calmas e mais dispostas para seus afazeres diários.

Mas a correria e a competição do dia a dia acabam gerando uma resposta de sobrevivência que, apesar de ser benéfica no curto prazo, pode ser prejudicial ao longo do tempo.

Por isso, aprender a controlar o estresse pode ser uma estratégia muito eficaz.

Ao praticar exercícios, por exemplo, acontece a produção de endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar) e serotonina (responsável pela sensação de bom humor e prazer).

  • Hábitos relacionados a vícios

Pode ter seus desafios mudar de hábitos relacionados a atividades físicas e alimentação. Mas, os comportamentos mais difíceis de mudar são sem dúvida aqueles ligados a vícios como cigarro e bebida. No entanto, não quer dizer que é impossível.

  • Apoio psicológico

Adoptar um estilo de vida mais saudável requer uma mudança fundamental em vários aspectos da vida. Por isso, é preciso a ajuda e acompanhamento de um bom psicólogo, para que você possa se comprometer com as mudanças psicológicas e comportamentais necessárias.

A mudança de hábitos é um processo em várias etapas. E, às vezes, pode demorar um pouco antes que as mudanças se tornem novos hábitos.

Em suma, se houver persistência e apoio, com o tempo as mudanças podem se tornar parte da rotina diária, contribuindo para melhorar a saúde, nível de energia e bem-estar.

Veja mais detalhes sobre Melatonina, clicando na imagem abaixo.

como começar o ano saudável2mg – 30 cápsulas
“As cápsulas de Melatonina oferecem uma melhor qualidade do sono, previne doenças, evita a perda de memória, controla a produção de hormônios sexuais femininos e auxilia no emagrecimento.” Farmacêutica Neila Mara

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments