Saiba como aproveitar melhor os alimentos

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A alimentação integral é importante para garantir os melhores nutrientes de cada alimento.

A busca por uma alimentação saudável tem estado cada vez mais presente em nosso cotidiano, no entanto, a falta de informação faz com que a parte mais nutritiva dos alimentos seja descartada. São elas: cascas, talos e sementes. Essas partes também contêm vitaminas, fibras, sais minerais e clorofila.

Em muitos casos, a parte externa é mais nutritiva que as folhas internas ou as polpas. Um bom exemplo disso é a banana: a fruta possui metade do potássio concentrado na casca. 

Confira algumas dicas para evitar o desperdício e aproveitar a totalidade dos alimentos:

  • Reaproveite: Talos de couve, beterraba, brócolis e salsa – além de outros -, pois contêm fibras e podem ser refogados no feijão ou na sopa.
  • Cozinhe com pouca água: Assim os alimentos perdem o mínimo de seus nutrientes. Nunca os deixe cozinhar demais, pois o calor destrói importantes nutrientes, como a vitamina C, as vitaminas do complexo B e enzimas como as anti-inflamatórias.
  • Consuma as frutas com casca: É a parte da fruta rica em fibras, que auxilia\ o funcionamento intestinal. Para higienizá-las, tire o excesso de resíduos com água corrente. Em seguida, esfregue-as com uma bucha, depois coloque-as, por uma hora e meia, em solução com 1 litro de água, junto com 1 colher de sopa de água sanitária ou produto específico para limpeza de frutas e hortaliças.
  • Verduras limpas: Corte os talos das raízes e lave uma folha por vez, em água corrente. Descarte as folhas murchas ou queimadas. Depois, coloque as folhas em solução de água sanitária por 15 minutos. Em seguida, lave com água corrente, seque com papel toalha e armazene na geladeira. Mesmo que os legumes precisem ser cozidos para o consumo, o processo de limpeza também é importante. Lave com água corrente, deixe-os em solução por 30 minutos, seque-os e coloque-os na geladeira.

Como devemos armazenar os alimentos?

Armazenar bem é fundamental para que as propriedades nutritivas sejam mantidas.

  • Ervas e folhas menores: coloque-as em vasilhas plásticas cobertas com plástico filme com alguns furos.
  • Verduras com folhas grandes: guarde-as em vasilhas plásticas, mas intercale-as com papel toalha.
  • Frutas: faça polpa, caso a fruta esteja começando a passar. Algumas frutas merecem um cuidado especial. O mamão e a pera podem ser enrolados em papel toalha para amadurecerem.

Para manter e estimular uma boa alimentação e vida saudável, é necessário mudar os hábitos alimentares, diminuir a ingestão de gordura, sal e açúcar e, também, um melhor aproveitamento das propriedades nutricionais dos alimentos.

Evitar o desperdício é uma ação simples, que acontece dentro da nossa casa e só depende da gente. Saber utilizar todas as partes do alimento significa variar e enriquecer os pratos e, de bônus, economizar no orçamento!

  • Para começar, não jogue fora os talos de couve, beterraba, brócolis e salsa! Eles contêm fibras e podem ser aproveitados em refogados, como no feijão e na sopa; podem também enriquecer e temperar bolinhos, omeletes, refogados, farofa, carnes e saladas.
  • Use a água do cozimento de verduras e legumes no preparo de outros alimentos, ela é rica em nutrientes, vitaminas e minerais, que podem ser aproveitados no cozimento do feijão, de sopas e risotos.
  • A casca da abóbora pode ser cortada em tirinhas finas para fazer quiches ou massas de panqueca. As sementes podem ser tostadas e ingeridas como petisco.
  • Com a casca da banana é possível fazer geleia, bolo, brigadeiro e farofa. Como já foi dito, ela tem mais vitamina C e o dobro de potássio do que a polpa da fruta.
  • Sobrou carne moída do almoço? Utilize para fazer croquetes, recheio de panqueca e bolo salgado.
  • O pãozinho da manhã pode ser também o pão de amanhã, por meio de pudins, torradas, farinha de rosca e rabanada.

Receitas para Reaproveitar Alimentos 

Pensando sobre isso, veja como é possível reaproveitar os alimentos da forma correta e como isso pode ser um fator positivo, quando se trata de finanças. 

  • romã, ainda que não seja tão comum no Brasil, é uma ótima fonte de corante, logo, as cascas podem ser usadas em receitas que precisam de cor. Aliás, esse alimento também pode ser usado no corante de tecidos. 
  • casca de laranja também pode ser usada como repelentes de insetos.
  • Batata frita com cascas de batata – Sabe como fazer? É simples: misture as cascas com bastante suco de limão e azeite. Em seguida, espalhe as cascas em camadas em uma assadeira e leve ao forno na temperatura de 400 graus, mexendo periodicamente em enquanto doura. Saboreie!
  • Bife de Casca de Banana

Ingredientes: Cascas de 6 Bananas maduras, 3 dentes de alho, 1 xícara de farinha de rosca, 1 xícara de farinha de trigo, 2 ovos e sal a gosto.

Preparo: Lave as cascas de bananas e corte as pontas. Retire as cascas na forma de bifes, sem parti-las. Amasse o alho e coloque em uma vasilha junto com sal. Junte as cascas de bananas, bata os ovos como se fossem omeletes. Passe as cascas das bananas na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por fim, na farinha de rosca, seguindo sempre essa ordem. Agora, frite as cascas com óleo bem quente, deixe dourar dos dois lados e sirva quente.

  • Bolo de Casca de Abóbora

Ingredientes: 1 xícara e meia de farinha de trigo, 3 quartos de xícara de amido de milho, 2 xícaras de açúcar, 3 ovos, 1 xícara de óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó. Na cobertura: 4 colheres de sopa de leite, 4 colheres de sopa de chocolate em pó, 4 colheres de sopa de açúcar.

Preparo: Bata no liquidificador as cascas, ovos e óleo. À parte, peneire em uma tigela a farinha, amido de milho, açúcar e fermento. Junte a mistura do liquidificador e misture muito bem. Unte uma assadeira média com margarina e polvilhe com farinha, coloque a mistura e leve para assar em forno médio.

  • Pudim de Pão Amanhecido

Ingredientes: 3 pães pequenos amanhecidos, 500 ml de leite, 3 ovos inteiros, 2 xícaras de chá de açúcar, raspa de limão a gosto e 1 xícara de chá de coco ralado fresco.

Preparo: Corte os pãezinhos em rodelas com aproximadamente 2 centímetros de espessura cada. Distribua as rodelas de pão no fundo do refratário. No liquidificador, bata o leite, os ovos e o açúcar. Acrescente as raspas de limão e o coco. Despeje a mistura sobre o pão e asse em banho-maria no forno, preaquecido, por 30 minutos. Espere amornar e leve à geladeira para servir gelado.

  • Doce de Casca de Maracujá

Ingredientes: 6 maracujás, 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água.

Preparo: Lave os 6 maracujás e descasque-os, deixando toda a parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Depois, escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. E, se quiser, acrescente canela.

  • Macarrão de talos

Ingredientes: 300 gramas de macarrão parafuso, 4 dentes de alho, 3 colheres de sopa de azeite, 1 xícara de chá de ramos de cenouras, 3 xícaras de chá de talos (brócolis, beterraba, couve) e sal à gosto.

Preparo: Em uma panela, doure os dentes de alho inteiros no azeite. Acrescente os talos, os ramos e refogue. Junte o macarrão cozido al dente e verifique o sal.

  • Farofa de Casca de Melão

Ingredientes: 2 xícaras de chá de casca de melão picada, 4 colheres de sopa de azeite, 4 colheres de sopa de cebola picada, 2 dentes de alho picado, 2 xícaras de chá de talos picados, 2 xícaras de chá de suco de casca de abacaxi, 2 xícaras de chá de tomate picado, 4 xícaras de chá de farinha de mandioca e sal à gosto.

Preparo: Ferva a casca de melão até ficar macia. Escorra e reserve. Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho, acrescente os talos, a casca do melão e refogue. Junte o suco e o sal. Deixe levantar fervura. Por fim, acrescente o tomate picado e a farinha de mandioca. Mexa bem e sirva quente ou frio. No caso do suco da casca do abacaxi, as cascas devem ser cozidas por 15 a 20 minutos.

  • Arroz Brasileirinho

Ingredientes: 1 xícara de feijão cozido sem caldo, 2 xícaras de arroz cozido, 1 xícara e meia de cebola picada, 4 colheres de sopa de margarina, 3 dentes de alho picadas, 4 ovos cozidos, 1 xícara de chá de farinha de rosca, 5 bananas, salsinha picada a gosto e sal a gosto.

Preparo: Derreta a margarina, refogue a cebola e o alho. Coloque os ovos, o arroz, o feijão, a farinha de mandioca, a salsinha, o sal e por último as bananas cortadas em rodelas. Mexa delicadamente e sirva. Rende até 4 porções.

Dicas Finais para não perder dinheiro com os alimentos

  • Sobra de Legumes: Pedaços de cenouras, batatas e outros legumes esquecidos no fundo da gaveta da geladeira, podem se transformar em uma sopa cremosa de legumes em um dia frio. Aliás, com a adição de alguma carne, nasce um ensopado muito criativo. Então, não os jogue fora e aproveite cada pedaço.
  • Ervas Aromáticas: Se você comprou muitos molhos de ervas e acabou sobrando, pode fazer um pesto para acompanhar uma massa ou um molho para acompanhar um bacalhau fresco ou salmão. Aliás, pode fazer até mesmo para um uso posterior, sendo que basta picar finamente e congelar em potinhos separados.
  • Conservar Limões: Os limões podem ser conservados em uma gaveta na geladeira, desde que estejam em sacos plásticos ou sobre toalhas de papel absorventes. Quando você usa apenas metade o limão, então, pode envolver em outro filme culinário e deixa-lo na porta da geladeira ainda por alguns dias. O mesmo vale para as maças.
  • Abacate: Passar limão nele para evitar que ele escureça você já sabe fazer, não é? Mas, existe outra maneira também, que é vaporizar óleo de cozinha e envolve-lo em papel alumínio e colocar na gaveta de legumes. Você também pode colar filme alimentício em toda a sua superfície e colocar na geladeira.
  • Congele: Essa é uma das melhores opções para não perder nada dos alimentos comprados. No caso do pão, deve congelar em fatias. Já os legumes, em pedaços e em sacos plásticos. O peito de frango também pode ser congelado em pedaços pequenos. Depois, quando for ao mercado, basta notificar-se do que já tem em casa para não comprar de forma excessiva.

Mas, atenção! Para reaproveitar os alimentos, é necessário que não estejam estragados ou com prazos de validade vencidos. E, antes de serem usados, as cascas e talos precisam ser bem lavados em água corrente para remover os resíduos acumulados.

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Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.