Resistência à insulina: causas e tratamentos naturais

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

A resistência insulínica é a falta de equilíbrio entre a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas e o funcionamento desta quantidade de insulina. Isso ocorre quando as células do nosso corpo, da gordura e do fígado não respondem bem à insulina e não conseguem absorver facilmente a glicose do sangue. 

Desta forma, a glicose, que necessita da insulina, não consegue entrar dentro dessas células e o pâncreas, imediatamente, começa a produzir mais insulina para ajudar a glicose a entrar nas nossas células. 

Enquanto o pâncreas puder produzir insulina suficiente para superar essa “barreira das células” à insulina, os níveis de glicose no sangue permanecerão na faixa saudável.

Nosso pâncreas não pode produzir mais insulina do que para evitar de entrar em falência e evitar que o diabetes se instale.

Principais Causas da Resistência Insulínica

A principal causa da resistência insulínica é o ganho de peso. Com o ganho de peso e o aumento do tecido adiposo, há maior necessidade de o pâncreas produzir insulina e, por isso, o ciclo da resistência insulínica se inicia. Quanto maior for a quantidade de insulina produzida, mais as células se protegem do excesso dela, e mais aumenta a resistência insulínica. Em determinado momento, o pâncreas não consegue produzir mais insulina, e é neste ponto que os níveis de açúcar no sangue começam a ficar elevados e o diabetes tipo 2 surge.

Outras condições como gestação, síndrome metabólica, hipertensão arterial, colesterol elevado, síndrome do ovário policístico, esteato-hepatite não alcoólicas também podem levar à resistência insulínica ou serem consequência dela.

Tratamento de Resistência à insulina

De posse do diagnóstico, ele pode significar que você está a um passo de desenvolver o diabetes. Sendo assim, é preciso iniciar o tratamento da resistência insulínica com mudanças do estilo de vida.

A primeira delas é a troca dos alimentos de alto índice glicêmico por alimentos de baixo índice glicêmico. Ou seja, substituir alimentos que fornecem açúcar rapidamente para a corrente sanguínea, como os pães brancos, batatas e açúcar refinado, por alimentos que a fornecem mais lentamente, como o pão integral, arroz integral, vegetais como brócolis ou cenoura, entre outros.

Além da substituição de alimentos, deve-se evitar o ganho de peso ou, se necessário, buscar manter o peso dentro do índice de massa corporal adequado.

A prática de atividades físicas é muito importante para o controle da resistência insulínica. As células musculares são grandes utilizadoras da glicose no sangue, e quando fazemos exercícios estas células absorvem a glicose muitas vezes, até sem precisar de insulina. Quando o músculo fica em repouso, ele precisa de uma quantidade menor de glicose e passa a depender da insulina para absorvê-la. Com menos atividade física, gera-se um ciclo vicioso que vai fazer com que a célula muscular precise cada vez mais de insulina.

Em alguns casos, há possibilidade do uso de medicamentos para melhorar o funcionamento da glicose no organismo e também para o controle do peso. A avaliação médica será fundamental para definir qual o tratamento mais adequado.

Veja mais detalhes sobre Controle de níveis glicêmicos Natural, clicando na imagem abaixo.

resistência insulinica 60 cápsulas
Pensando em sua saúde, nós da Farmácia Eficácia trouxemos uma fórmula com substancias extremamente benéficas a saúde. Essas substancias reduzem os níveis de glicemia, triglicérides plasmáticos, colesterol, inflamações, e aumentam a secreção de insulina. Além disso, nossa fórmula também auxilia nos regimes de emagrecimento, inibe o apetite, reduz a vontade de comer doces, e acelera a queima de gorduras.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments