Quando é necessário realizar uma cirurgia plástica?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 5 minutos

Tem algo no seu corpo que te incomoda? Você já pensou em fazer alguma cirurgia plástica? O Brasil ocupa a vice-liderança no ranking mundial de cirurgias plásticas, atrás apenas dos EUA. Só que, apesar da popularidade, a plástica é um procedimento médico que merece muita atenção.

Entra ano e sai ano, as cirurgias estéticas continuam com alto índice de procura no Brasil. Entre os procedimentos, implante de silicone nos seios, abdominoplastia, lipoaspiração, mastopexia (cirurgia para levantar os peitos) e mamoplastia redutora são os mais realizados.

Entretanto, por mais simples que possam parecer, cirurgias plásticas oferecem o mesmo risco que qualquer outro procedimento cirúrgico. E, por isso, alguns cuidados precisam ser tomados antes e depois da operação.

Veja a seguir, dicas sobre o que é fundamental considerar antes de realizar qualquer cirurgia plástica ou reparadora. 

O preparo psicológico e mental

Cirurgias plásticas são técnicas realizadas para reparar algum problema ou melhorar a aparência física, como diminuir a barriga, aumentar os seios, harmonizar o rosto, por exemplo.

Grande parte dos procedimentos são realizados por vaidade, para eliminar detalhes e características físicas que incomodam o paciente.

Mas elas não são milagrosas. E isso é muito importante que fique bem claro para todos que pensam em realizar uma plástica.

Diariamente cirurgiões plásticos recebem em seus consultórios pacientes à procura de resultados que não podem ser alcançados com cirurgias. Como, por exemplo, colocar silicone para ficar mais atraente e conseguir sair da depressão; emagrecer para salvar o casamento; alterar o formato do rosto para ficar mais parecido com alguma celebridade; e por aí vai.

A cirurgia plástica vai ressaltar sua beleza natural e suas próprias características, mas não transformar você em outra pessoa. Muito menos resolver problemas que não sejam de ordem estética.

Saber alinhar a realidade dos resultados da cirurgia com as suas expectativas é o passo mais importante antes de tomar essa decisão. 

Talvez, a solução que você está buscando não será alcançada com esse procedimento.

O que você precisa para se preparar para a cirurgia que planeja

Escolha do profissional

Buscar referências com amigos e conhecidos é muito útil para obter mais segurança em relação ao procedimento. Mas, o mais importante é escolher um profissional habilitado e com credenciais para a execução segura do procedimento. Possuir Título de Especialista reconhecido pela Sociedade de Especialidade ou pelo Ministério da Educação (MEC) garante a formação específica na área.

Para isso verifique que o profissional que está escolhendo para fazer a sua cirurgia tem registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Essa é a única entidade brasileira que certifica médicos na área, atestando o cumprimento de dois anos de residência em cirurgia geral e mais três na plástica.

Outro ponto importante é o local da cirurgia. O ambiente deve ser seguro, com equipe completa para monitorar o paciente e recursos adequados para controlar a dor e prevenir complicações.

Tire todas as suas dúvidas

O período pré-operatório é de extrema importância e deve ser muito em aproveitado. Esse é o momento de conhecer o médico que vai realizar a sua cirurgia e de esclarecer todas as suas dúvidas.

Então aproveite sem moderação. Pergunte tudo que quiser saber sobre o procedimento e os resultados. Como, por exemplo:

  • Quais os riscos da cirurgia?
  • Existe algo que possa ser feito para diminuir os riscos?”;
  • Como será o resultado?
  • Que cuidados tomar antes e após a cirurgia?
  • Quais as limitações quanto aos resultados da cirurgia?
  • Qual o tamanho das cicatrizes?
  • É preciso outra cirurgia complementar?
  • Entre outras. 

Não se submeta a uma operação sem antes conhecer o médico e tirar todas as suas dúvidas.

Exames pré operatórios são fundamentais

O procedimento cirúrgico também não deve ser realizado antes que o paciente faça todos os exames pré operatórios necessários, como avaliação clínica, cardiológica, laboratorial e avaliação pré-anestésica.

Qualquer alteração apresentada pode indicar a necessidade de tratamento específico para evitar riscos durante a cirurgia.

Escolha o melhor momento para a cirurgia e prepare-se psicologicamente

O pós operatório exige alguns cuidados específicos, inclusive o repouso. Por isso, é necessário escolher um período adequado, quando será possível descansar, sem se preocupar com assuntos de trabalho ou familiares.

Quando estiver próximo do grande dia, é importante tentar manter a calma, relaxar e controlar o nervosismo e a ansiedade. É difícil se manter indiferente, mas preocupação em excesso nunca é bom e se tiver com muito medo, fale com seu médico.Confiança e segurança são fundamentais!

Além dessas dicas, tem mais uma que é importante: siga corretamente todas as indicações e recomendações do seu médico. Tanto antes e depois da cirurgia.

E, para finalizar, é importante reforçar sobre as expectativas da cirurgia plástica. Converse bastante com o seu médico, conheça bem as limitações do resultado e esteja segura se é isso mesmo que deseja! 

Veja mais detalhes sobre Combo para o verão, clicando na imagem abaixo.

Vários produtos
Oi Verão!
Combo de 2 produtos aposta para auxiliar nas dietas de emagrecimento de forma natural e saudável. Potencializa a queima de gordura e promove uma sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments