Qual a diferença entre homeopatia e terapia floral?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 7 minutos

Geralmente, a grande maioria das pessoas não sabem diferenciar a homeopatia da terapia floral. Isso acontece porque os dois métodos objetivam um tratamento menos ofensivo, baseado em ingredientes naturais e procurando sempre equilibrar o organismo.

Para a homeopatia, a causa da doença é o desequilíbrio da energia vital. Enquanto que para a terapia floral, a doença é causada pelo conflito entre a personalidade e o Eu Superior.

Um dos princípios da homeopatia é o remédio único, produzido a partir de substâncias de origem vegetal, mineral e animal, que será usado para tratar o paciente em sua totalidade. Na terapia floral, eles são preparados somente com flores e podem ser indicadas várias essências ao mesmo tempo.

O que é Homeopatia

Criada pelo médico Samuel Hahnemann, a homeopatia é uma forma de terapia de tratamento autorizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma medicina alternativa e complementar, para quase todos os tipos de doenças físicas e psicológicas. 

A homeopatia é baseada em quatro bases fundamentais:

  1. Lei dos Semelhantes

Base fundamental dessa medicina. O que se propõe é que as mesmas substâncias naturais capazes de desenvolver sintomas e doenças também têm o poder de curá-las. 

  1. Experimentação

Inicialmente, a ideia partiu do princípio de que qualquer tratamento homeopático deveria ser experimentado em pessoas saudáveis. Só deveriam ser utilizados em pacientes doentes, após os estudos se mostrarem eficientes. Essas experimentações jamais poderiam ser feitas em animais, visto que era necessário que as cobaias fossem informadas sobre os sintomas e as reações subjetivas.

  1. Doses mínimas

A homeopatia trabalha com a extrema diluição das substâncias que causam as doenças. E quanto menor a quantidade dessa substância, mais energia o remédio tem e, portanto, maior o seu poder de cura.

  1. Remédio único

A proposta é que se faça uso de um medicamento por vez, privilegiando aquele que englobe o tratamento para a maior quantidade de sintomas que o paciente apresente. 

No decorrer das consultas, com o médico conhecendo melhor o seu paciente, ele pode fazer mudanças, até que encontre o remédio que trata o todo. 

Entretanto essa medicina pode ser unicista, que utiliza apenas um medicamento por vez, e pluralista, que prefere fazer uma combinação de medicamentos por vez.

O fundamento dessa ciência é utilizar as mesmas substâncias que causam os sintomas das doenças para tratá-las. Sendo assim, essas substâncias são diluídas em água, até que fique uma quantidade que seja o suficiente para aliviar esses sinais, em vez de intensificá-los.

Essa medicina é aplicada no tratamento de doenças ginecológicas, respiratórias, dermatológicas e de trato gastrointestinal, além de alergias e casos frequentes de infecções virais e bacterianas. Ela também pode ser indicada como um tratamento complementar à depressão juntamente com a psicoterapia.

Exemplo de algumas doenças tratadas pela homeopatia:

  • Alergias
  • Entorse de tornozelo
  • Osteoartrite
  • Vertigem
  • Gripe
  • Sinusite
  • Síndrome pré-menstrual
  • Bronquite
  • Infecções de ouvido
  • Fibromialgia

Somente o médico homeopata poderá indicar esses medicamentos alternativos, considerando as condições físicas e emocionais do paciente. O objetivo da homeopatia é equilibrar energeticamente o organismo, aliviar e curar os sintomas. É por isso que cada receita é individualizada e não deve ser compartilhada com outras pessoas, mesmo que elas apresentem os mesmos sintomas.

Se o paciente fizer uso de remédios tradicionais e/ou controlados, o médico homeopata deve ser informado, visto que alguns homeopáticos podem interferir na absorção desses.

Vantagens da Homeopatia

  • Proporciona cura rápida, suave e duradoura.
  • Estimula as reações de defesa do organismo.
  • Valoriza a pessoa como um todo e não apenas os sintomas da doença.
  • Não causa intoxicação medicamentosa.
  • É capaz de identificar e restabelecer o organismo doente antes que surjam lesões em órgãos e tecidos, valorizando os sintomas mentais e sensações, os primeiros a surgir quando se fica doente.
  • Possibilita a reação do organismo como um todo.
  • Pode impedir ou retardar a manifestação de doenças hereditárias.
  • Reduz a predisposição às moléstias.
  • É capaz de evitar cirurgias de amígdalas, adenoides, hemorroidas.
  • Atende casos com diagnóstico não esclarecido pela Medicina convencional.
  • Promove a Saúde.

O que é terapia Floral

Terapia floral é um método simples e natural de cura, que atua sobre o estado emocional das pessoas e não sobre doenças físicas.

A terapia com florais objetiva equilibrar as emoções. Podemos nos valer dessa terapia para lidar com sentimentos conflituosos, que negamos ou que temos que modificar, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros.

A terapia com florais utiliza compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções.

O floral não irá suprir o que falta na pessoa, mas, sim, aflorar a característica que já está lá.

A terapia floral é uma terapia complementar que pode ser seguida em conjunto com outros tratamentos, sejam eles alopáticos, homeopáticos ou holísticos.

Não há uma idade mínima para recomendação de florais. No entanto, o medicamento deve ser diluído em água para bebês e crianças pequenas, assim como para gestantes e mães amamentando.

Homeopatia X Terapia floral – conheça as diferenças

A diferença é a maneira como seria restaurado o equilíbrio do indivíduo. Para a homeopatia, seria por meio de um medicamento semelhante à doença. Para a terapia floral, pelas virtudes que se oporiam aos vícios da personalidade.

A homeopatia é um sistema terapêutico vibracional que utiliza medicamentos preparados a partir de substâncias de origem vegetal, animal e mineral. Essas substâncias são submetidas a diluições e sucussões sucessivas, até que não haja mais matéria, somente energia. Para a homeopatia, conforme já apresentado, o equilíbrio do indivíduo seria restaurado pelo uso de um medicamento semelhante à doença. 

Na terapia floral, como o princípio é por campos mórficos, isto é, medicina vibracional, expansão da consciência, um caminho para o autoconhecimento, pois quando nos conhecemos, fazemos melhores escolhas e dessa maneira obtemos uma melhor qualidade de vida.

Para a terapia floral, os opostos se curam, ou seja, o equilíbrio é obtido por meio de virtudes que se opõem aos vícios da personalidade. Logo, as essências florais são especialistas em cuidar do emocional das pessoas, fazendo com que tenham menos doenças, por estarem equilibradas emocionalmente. 

A essência das doenças está num desequilíbrio interno que resulta de uma desarmonia das energias provocadas por sentimentos negativos como medo, raiva, frustração, ansiedade, solidão, desinteresse, angústia, desesperança, depressão, e todos os outros sentimentos que levam ao sofrimento, por incapacidade objetiva de se lidar com eles. 

Com base em tudo isso, começam a manifestar as neuroses, provocando alterações fisiológicas. Pois, o nosso equilíbrio é totalmente influenciado diretamente pelos impulsos nervosos e também pela circulação dos diversos hormônios que são liberados de acordo com a qualidade de nossa interação com o meio ambiente. 

Em face das agressões do meio externo e interno, nossa capacidade de reorganização é fantástica. Entretanto, para tudo há um limite de tolerância, e quando esta é ultrapassada, aparecem os primeiros sinais de desequilíbrio em nível mental, emocional, energético e físico. 

Quando se instala um processo doentio em nível físico é porque o conflito já extravasou do nível nervoso (mental) para o celular, através das sinapses étero-físicas. 

A atuação dos florais é efetiva exatamente neste nível sutil, harmonizando os sentimentos e equilibrando a nossa resposta na interação com o meio, auxiliando com isso o processo de cura.

Veja mais detalhes sobre Manipule a homeopatia na Eficácia, clicando na imagem abaixo.

Vários produtos
Confira os produtos manipulados pela Farmácia Eficácia.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments