Os prós e contras na Alimentação Vegetariana

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos afirmam que a Alimentação Vegetariana é praticada através da eliminação de qualquer produto de origem animal de uma dieta, o que não é uma verdade. De fato, ainda que a carne animal seja restrita, a ingestão de ovos e leite também caracteriza tal prática, um legítimo estilo de vida.

O vegetarianismo pode ser adotado por você por motivos diversos. A distribuição de alimentos, sua religião, a preservação do meio ambiente (solo, plantas e equilíbrio ecológico) e dos recursos hídricos e, mais fortemente, a conservação da vida dos animais, são as razões mais comuns. Vale lembrar que a saúde sempre vem em primeiro lugar.

Sabe-se que a dieta formada por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados e ovos, ou seja, consumida por seres “ovolactovegetarianos”, é o modelo mais comum dentre as alimentações que excluem a carne de animais.

Assim, para você que ainda não conhece todos os benefícios e obstáculos existentes na dieta sem carne, aconselhamos que continue lendo o nosso breve artigo. Vale a pena e será bem rápido, ok?

E então, quais os prós e contras na Alimentação Vegetariana?

Em terras tupiniquins, a Sociedade Brasileira de Vegetarianismo (Sociedade Vegetariana Brasileira) atua há 13 anos divulgando os benefícios desse estilo de vida mais sustentável e saudável.

Algumas das vantagens são:

  • Diminuição das chances de complicações cardíacas, diabetes, câncer, osteoporose (uma vez que não demandam tanto gasto de cálcio pela ingestão de animais) e muitas outras;
  • A perda de peso e o aumento da disposição sexual já foram notadas como fatores decorrentes da alimentação vegetariana, já que um grande volume de fibras passa a ser ingerido;
  • O paladar do vegetariano é expandido, ou seja, uma série de outros alimentos – os quais talvez você nunca consumiria numa dieta dita “comum” – passam a incorporar o dia a dia;
  • O consumo de nutrientes de origem vegetal também proporcionam o desenvolvimento dos músculos;
  • A partir de um ângulo ético (sem querer estabelecer juízo de valor), esse comportamento poupa a vida de animais e ameniza a exploração animal.

As desvantagens da alimentação vegetariana são:

  • É indispensável manter bastante atenção à alimentação (isso não deveria ser uma desvantagem, mas é preciso levá-la em consideração), principalmente à ingestão de vitamina B12, cálcio, zinco ou outras vitaminas e proteínas;
  • Aprender a “se virar” com as panelas também pode ser uma demanda: algumas receitas básicas, ou até mesmo a preparação caseira da proteína de soja, podem ser um incômodo, caso você não saiba absolutamente nada sobre cozinhar;
  • O gosto por alimentos diferentes pode ser necessário: quem não gosta de verduras, frutas ou produtos naturais, pode passar dificuldades em uma dieta sem carne, já que o grão-de-bico e muitos outros alimentos são recomendados para manter o hábito saudável.

E você, já é um vegetariano? Pretende fazer parte do time? Compartilhe com a Farmácia Eficácia as suas dicas ou dúvidas sobre a alimentação vegetariana.

Conheça o nosso produto Oleo de Coco Extra Virgem, clicando na imagem abaixo.
alimentação vegetariana200ml
O Óleo de Coco Extra Virgem COPRA é rico em antioxidantes, ácidos graxos (Ômega 6 e Ômega 9) e vitamina E, substituindo os demais óleos de cozinha.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments