Produtividade no Home Office: como manter a concentração dentro de casa

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 18 minutos

Com o avanço do coronavírus em todo o mundo, várias empresas precisaram repensar seus planos de negócios. Só que a velocidade com que tiveram que mudar os modelos de trabalho trouxe desafios difíceis para os gestores e colaboradores: manter a produtividade no home office.

Se o trabalho remoto era uma dificuldade, até pouco tempo atrás, o processo se tornou a melhor saída para esses tempos tão incertos de distanciamento social para preservar vidas.

Conheça poderoso produto para tratamento de ansiedade e estresse

No geral, essa mudança de hábitos pode ser bem-feita seguindo alguns passos. Afinal, trabalhar de casa alterou radicalmente a rotina de muitas pessoas. E isso abala diretamente todos os hábitos e costumes que auxiliam para que o dia seja produtivo e haja foco nas atividades realizadas.

Por isso, é de grande valia repensar a própria maneira de se relacionar com o trabalho. Para quem vinha buscando algumas ideias para melhorar a produtividade no home office, confira como você pode se beneficiar desse tempo de trabalho em casa!

Como garantir a produtividade no home office

As sugestões a seguir têm como objetivo a composição de um dia a dia no qual você possa conduzir melhor as suas tarefas. Aprenda como ter produtividade no home office:

1. Programe reuniões periodicamente

Tele ou videoconferências são necessárias para que o trabalho remoto transcorra adequadamente. Principalmente, para setores inteiros que precisam alinhar estratégias, monitorar resultados e dar feedbacks.

Sendo assim, esteja sempre em contato com os colegas de trabalho e não abra mão das reuniões. Por meio delas, é possível recuperar o ritmo e a harmonia corporativa para todas as etapas do trabalho.

É importante dizer que a falta de reuniões e elo entre os gestores e funcionários simplesmente reforça a sensação de isolamento e de que não existe qualquer controle sobre a rotina de trabalho.

2. Organize a sua rotina

Gestores e seus funcionários devem ser informados de como é exatamente a sua rotina. Caso não saibam, é função do gestor manter um planejamento diário ou semanal a fim de que todos possam seguir com as suas respectivas atividades e responsabilidades, independentemente de onde estejam trabalhando.

Assim sendo, basta replicar esse cronograma para o seu atual local de trabalho. Pode ser na sua casa, no quarto de hotel ou mesmo na casa de amigos onde você estiver de passagem: o local não faz diferença, se você tem horários, prazos e as ferramentas para desenvolver o seu serviço.

3. Defina as melhores ferramentas de trabalho

Conforme já foi mencionado, as reuniões virtuais podem ser feitas por diversos aplicativos do mercado e o mesmo deve valer para todas as suas tarefas.

Desta forma, vale o alinhamento com os gestores e, também, com o TI da empresa para encontrar as melhores respostas para trabalhar à distância e manter a produtividade no home office.

Lembre-se de replicar as melhores condições de trabalho onde quer que você esteja. Não é nada funcional um local cheio de barulho, com cadeiras pouco confortáveis e uma conexão instável com a internet.

Assim como o trabalho na sede da empresa transcorre sem imprevistos na maior parte do tempo, o mesmo deve acontecer à distância.

4. Estipule um horário de trabalho

Há pessoas que sentem falta da rotina, dos colegas, das pausas para o café e até mesmo do controle exercido pelo gestor da área, circulando pelo departamento. No home office, tudo isso depende única e exclusivamente do profissional.

Para intensificar os resultados no home office, experimente trabalhar no horário que você responde melhor.

Já que está em casa, você pode escolher adiantar o trabalho do dia seguinte durante a noite e, assim, optar por manter a produtividade no home office sempre no mesmo horário por render melhor.

O importante é alinhar-se aos prazos que você tem dentro da empresa e comprometer-se em entregá-los a tempo. A vantagem é que você vai realizá-los no momento em que você sabe que o foco e a concentração no trabalho são maiores.

5. Inicie o trabalho sabendo o que fazer

Independentemente do horário, comece o trabalho com tudo já definido:

  • O que será feito
  • Quais são as urgências e prioridades
  • O que vai ser deixado para o dia seguinte

Planejar favorece a produtividade no home office. Ao planejar o que será feito naquele dia, você já utiliza as primeiras horas para colocar o trabalho em andamento, em vez de engrenar aos poucos no planejamento, na identificação do que fazer, respondendo e-mails pouco urgentes entre outros.

Desse jeito, você se senta para trabalhar com um único objetivo: trabalhar. E isso diminui a dispersão e preguiça.

6. Pare de trabalhar de tempos em tempos

A produtividade no home office é construída por você. E o mesmo aplica-se às pausas. Por isso, livre-se da sobrecarga por meio de pequenos intervalos periodicamente.

Eles podem ser feitos a cada hora com alguns minutos de descanso ou conforme o seu próprio ritmo de trabalho. Aproveite para levantar da cadeira, esticar as pernas e tirar o foco do trabalho por alguns minutos.

Após descansar, retorne ao seu local de trabalho e retome o ritmo, já sabendo quando está prevista a próxima parada de descanso. Isso ajuda a manter a mente focada no trabalho, quando necessário.

Conheça poderoso produto para tratamento de ansiedade e estresse

7. Evite interrupções

O trabalho home office é novidade para muita gente. Assim, estando em casa é comum que os parentes ou amigos que morem com você queiram conversar, distraírem-se ou mesmo terem alguns momentos de lazer.

Se aquele é o seu melhor momento de produtividade, estabeleça limites. Diga para as pessoas quando é o melhor momento para conversar, brincar e etc. para que a sua produtividade no home office não seja prejudicada.

Com certeza, é difícil resistir, mas o esforço deve ser feito a fim de que todos compreendam a real situação: estar trabalhando em casa não quer dizer estar 100% disponível para qualquer coisa que a família, e/ou amigos querem fazer além do trabalho.

8. Organize o ambiente para a produtividade no home office

Você está costumado com o seu lugarzinho de trabalho na empresa. A cadeira que você já tem tanto costume em se acomodar, a mesa na altura e distância certas para o seu conforto, os acessórios que evitam lesões ao digitar no computador por tanto tempo… São tantos detalhes que parecem não fazer a diferença, mas que são extremamente relevantes quando se trabalha em casa.

Confira algumas dicas para você replicar condições para trabalhar sem que o corpo e a mente reclamem em pouco tempo:

  • Deixe um som ligado que facilite a sua concentração.
  • Organize o local de trabalho com cadeira e mesa adequadas e confortáveis para o trabalho.
  • Adeque a iluminação para a sua produtividade no home office.
  • O mesmo deve ser feito para a temperatura. Extremos (frio e calor) contribuem para dispersar a sua atenção rapidamente.
  • Atenção às cores do local selecionado para trabalhar. Elas influenciam o nosso humor e podem atrapalhar a concentração — escolha um lugar com cores neutras, se possível.
  • Use uma roupa comum, para o dia a dia, que ajude a fixar na mente a ideia de iniciar o dia de trabalho.
  • Organize o ambiente. Não o trate como um quarto, mesmo que o seu escritório seja dentro do quarto, porque isso vai refletir na sua disposição para ter produtividade ou acomodar-se na bagunça e ter um dia improdutivo.

Assim, você vai perceber que vai associar cada vez mais essas questões a um dia de produtividade no home office, em vez de um dia inteiro em casa.

Vale ressaltar que ter uma alimentação balanceada nesse período é importantíssimo. Ainda mais porque os alimentos que ingerimos também interferem na disposição para trabalhar.

9. Utilize ferramentas que melhorem a concentração e produtividade

Caso você ainda sinta dificuldade em lidar com a produtividade no home office, há alguns métodos bastante eficazes que podem ajudar a manter a sua mente focada ao que realmente importa naquele momento. Confira a seguir quais são:

Jornada Intensiva: um método de organizar-se para trabalhar ininterruptamente por sete horas, no máximo. A ideia é fazer com que você produza o máximo possível para finalizar cedo também.

Método (ou workstation popcorn): sugere que você separe as tarefas do dia em três e, em seguida, realize-as em diferentes lugares da casa para que sua mente não se condicione a um só lugar.

Técnica Pomodoro: consiste em cronometrar 25 minutos para trabalhar ininterruptamente. Ao fim do período, você se recompensa com 5 minutos de repouso (você pode modificar os períodos como preferir).

Time Box: um sistema de organização em que você define as tarefas do dia e o tempo aproximado para a realização delas. Caso o tempo se exceda, você abandona a tarefa e parte para a seguinte. Algo elementar para que você entenda melhor a sua rotina, produtividade e planejamento de trabalho.

Cuidados para manter alta produtividade ao trabalhar em home office

Nos últimos tempos, observamos uma forma de trabalhar que vinha sendo aplicada muito lentamente, no entanto, de repente, a necessidade presenciada em tempos de pandemia a colocou como nova rotina de trabalho para muitas pessoas: o chamado home office. 

Tudo indica que ele veio para ficar e que talvez substitua o que conhecíamos sobre formas de trabalho. No entanto, trabalhar no ambiente domiciliar cobra adaptações e ajustes na rotina, e nem todos se prepararam para isso.

O sistema de trabalho home office, conciliando todas as demandas de uma vida moderna e ainda se manter com saúde, disposição e bem-estar pode ser um problema para muitos profissionais. 

Para que você entenda com mais facilidade qual é o caminho para ter produtividade no home office sem adoecer, é importante cuidar da saúde física, profissional e mental. Confira algumas estratégias para manter a produtividade em seu trabalho, seja ele em casa ou no escritório, e ainda manter uma vida em equilíbrio e saudável. 

Cuidados com a Saúde Física no home office

A Saúde Física inclui a prática de atividade física moderada e constante, uma alimentação adequada de acordo com as necessidades de cada pessoa e o descanso, que funcionam como um remédio natural e eficaz para se obter saúde e mais disposição. 

Veja algumas dicas para manter esses hábitos durante a rotina de trabalho.

Atividade Física

O trabalho em home office limita consideravelmente seus deslocamentos, seja para chegar até o trabalho e no dia a dia, pois não há salas de reunião, saídas para almoço ou o cafezinho, que era mais ou menos um momento de refúgio de cenários estressantes. 

Todo sedentarismo causado pelo home office pode ser extremamente prejudicial, não só para o seu corpo, com aumento da dor lombar, perda de flexibilidade, força e condicionamento, mas também para a mente. Uma pessoa ativa apresenta maior concentração, capacidade cognitiva e até mesmo criatividade.

Combater o sedentarismo do home office ou do escritório é muito mais fácil do que se pensa e pode ser feito sem sair de casa! A primeira atitude é aproveitar oportunidades para levantar, durante reuniões, ligações ou leituras! 

Além disso, há aplicativos como o Nike Training Club, Home Workout ou Daily Yoga, que apresentam treinos. No entanto, se você quer algo mais preciso, aposte em acompanhamentos online, que podem ser feitos de forma personalizada conforme suas necessidades em saúde.

Hidratação

Sem dúvida, esta é uma prática essencial. Todas as células precisam de água. A desidratação provoca problemas comuns como falta de energia, foco, ansiedade, enxaqueca, raiva e dores. 

Segue a dica: deixe uma garrafa com água na sua mesa, ou utilize um alarme como lembrete para tomar água. Desta forma, você ainda aproveita para fazer uma pausa, levantar um pouco e caminhar até a cozinha.

Alimentação 

É considerada a fonte de toda energia. O segredo é trocar a comida processada por comida de verdade. Por isso, desembale menos e descasque mais!

É fundamental ter horários regulares para fazer as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). Isso impede que você fique por muito tempo sem se alimentar, e que acabe fazendo escolhas não tão saudáveis quando a fome está muito alta. 

Aproveite esses momentos para estar com a família. Aqueles momentos que só aconteciam aos finais de semana podem acontecer com mais frequência quanto todos estão em casa.

No entanto, para que esses momentos sejam prazerosos e não desgastantes é necessário organização no preparo dos alimentos. 

Vale lembrar que quando trabalhava fora você tinha uma hora de almoço estabelecida.  É importante que isso permaneça, para isso otimize as refeições, deixe almoço pronto no dia anterior ou minimamente preparado para não atrapalhar sua rotina de trabalho. As opções delivery também são uma ótima saída.

Sono

Sono é a forma de repor a energia, pois descansar é tão importante quanto produzir. Na realidade, após uma ótima noite de sono é possível ser muito mais produtivo do que horas trabalhadas sem pausas. Veja algumas dicas para ter uma ótima noite de sono:

  • Aceite que você precisa descansar.
  • Tenha horários para dormir e para acordar.
  • Realize a higiene do sono: diminua a intensidade luminosa, faça uma leitura, acalme a mente antes de ir se deitar.
  • Diminua a quantidade de café, principalmente à noite.
  • Evite cochilos diurnos.
  • Durma a quantidade de horas suficientes para ter disposição.
  • Não leve os problemas para a cama.

Passos para uma alimentação adequada e saudável

  1. Tornar alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação. 
  2. Consumir óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. 
  3. Reduzir consideravelmente o consumo de alimentos processados. 
  4. Limitar o consumo de alimentos ultraprocessados.
  5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, acompanhado. 
  6. Comprar minimamente em locais que oferecem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados. 
  7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias.
  8. Organizar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.
  9. Preferir, quando estiver fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora. 
  10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Cuidados com a Saúde Emocional no home office

A saúde emocional engloba os conceitos de ansiedade, gerenciamento de estresse e relacionamentos. Essa saúde é a capacidade de lidar com seus sentimentos e comportamentos. Gerenciar a sua vida de maneira satisfatória e assumir responsabilidade por suas ações.

Viver o “novo” pode despertar sentimentos como ansiedade e medo, e a melhor forma de contorná-los é aceitar os novos desafios e se preparar da melhor forma. Algumas possibilidades são:

  • Mantenha uma rotina: divida seu tempo entre vida profissional e pessoal
  • Tenha momentos de Autocuidado: separe no seu dia pequenos momentos ou pequenas atitudes que geram bem-estar, prazer.
  • Aceite suas emoções: é o primeiro passo para gerenciar emoções
  • Pratique um hobby: faça atividades que te desconectem das preocupações
  • Faça pausas: crie o hábito de fazer pausas durante a jornada de trabalho
  • Mantenha relacionamentos saudáveis: tenha contato com seus amigos e familiares
  • Pratique a Autocompaixão: seja gentil consigo mesmo. Diminua a cobrança e valorize o que já realizou.

Conheça poderoso produto para tratamento de ansiedade e estresse

Cuidados com a Saúde Profissional no home office

Parece que uma das transformações nesse período de pandemia veio para ficar. Diversas empresas que, às pressas, colocaram em prática o home office já descobriram que o sistema é vantajoso, reduz custos operacionais e ajuda o trabalhador a ser mais produtivo.

Para os profissionais, trabalhar remotamente em casa também pode ser muito interessante. Afinal de contas, eles não perdem tempo no deslocamento, conseguem aproveitar melhor as horas livres e conquistam mais qualidade de vida. Por isso, a previsão é de que o home office tenha um crescimento considerável após a pandemia.

Entretanto, a independência que o home office proporciona também pode trazer riscos à saúde. Se o profissional não tomar os devidos cuidados, é provável que desenvolva problemas na coluna, além de hábitos que levam ao aumento do peso e suas consequências.

Então, confira algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver hábitos saudáveis ao trabalhar em casa!

Cuidados com a postura durante o home office

Para muitos profissionais, trabalhar em home office é precisamente passar muitas horas diante de um computador. Mesmo que seja viável realizar suas atividades em qualquer ambiente da casa, é importante ter um local adequado, que permita observar determinados cuidados com a postura.

Veja alguns dos principais:

Altura da mesa e cadeira

Um dos principais cuidados é a altura da mesa e da cadeira. Elas devem permitir que os antebraços fiquem apoiados sobre a mesa ou o teclado do computador, sem que a pessoa tenha que manter os braços muito esticados ou muito encolhidos.

Além do que, deve ser possível manter os joelhos dobrados em um ângulo de 90° e os pés apoiados no chão. Se a cadeira precisar ficar mais alta para se ajustar à mesa, coloque um suporte apropriado debaixo dos pés.

Se a sua empresa já sinalizou a possibilidade de permanecerem em home office após a pandemia, vale a pena considerar a compra de uma cadeira bastante confortável. Isso ajudará a evitar problemas na coluna e permitirá que você tenha um conforto maior ao trabalhar.

Altura da tela

A tela do computador deve permitir que você trabalhe com a cabeça ereta, sem ter que levantá-la ou baixá-la. Caso utilize um desktop, é possível fazer isso colocando uma base na tela. Para notebook, existem hoje diversos suportes ajustáveis, com regulagem de altura.

É muito fundamental não trabalhar com a tela muito baixa. Isso exigirá que você abaixe os ombros e obrigue o pescoço a sustentar a cabeça por horas. Além das dores nessa região, essa postura pode causar uma série de problemas a médio e longo prazo.

Mantenha as costas apoiadas na cadeira

Além de equipamento adequado, também é muito importante que você preste atenção à sua postura. Mantenha a coluna sempre apoiada na cadeira, evitando ficar na posição “corcunda”, ou em posição ereta.

Estabeleça um limite

Outro risco do home office é continuar trabalhando além do período estabelecido. Na vida, é necessário estabelecer um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre dever e lazer. Portanto, defina horários de começo e término das atividades. Depois disso, desligue o computador e o telefone para priorizar seu bem-estar e qualidade de vida.

Outra medida muito válida é desligar as telas várias horas antes de dormir. Assim, seu cérebro entenderá que está chegando a hora do descanso e preparará todo o corpo para uma noite de sono reparador.

Veja mais detalhes sobre Rhodiola, clicando na imagem abaixo.

produtividade home office200mg – 30 Cápsulas
“A Rhodiola Rosea é um poderoso adaptógeno utilizado no tratamento de estresse e ansiedade, seu uso proporciona bem estar, qualidade de vida e longevidade.” Farmacêutica Nívia Fernandes

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments