Prepare-se para o verão: alimentos ricos em betacaroteno

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 7 minutos

Prepare sua pele para o verão! Invista nos alimentos considerados ricos em betacaroteno e garanta um bronzeado perfeito!

E quando se fala em preparar a pele para essa estação, a melhor dica é para investir em frutas e legumes de cores fortes. Isso porque esses alimentos são ricos em betacaroteno, nutriente que é um potente antioxidante que serve para melhorar o sistema imunológico, fortalecendo o organismo, e protegendo a pele do envelhecimento precoce, já que inibe a ação dos radicais livres.

Quando são metabolizados em vitamina A, os alimentos ricos em betacaroteno ajudam a pele a se bronzear, pois contribuem na produção de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas. Também uma das vantagens desses alimentos é a de melhorar a elasticidade da pele.

O ideal para conseguir uma pele bronzeada, mas com aspecto saudável, sem ser de queimadura, é primeiramente usar o filtro solar ao se expor, se proteger nos horários de sol forte e usar óculos escuros e chapéu. 

A alimentação deve ser bem-feita, com qualidade o dia todo, comendo várias vezes ao dia, porções pequenas e saudáveis. Em todas as refeições, incluir alimentos amarelos, alaranjados, vermelhos, roxos e verdes.

Eles são fontes de vitaminas que, ao longo do dia, proporcionam uma reserva orgânica de betacaroteno e antioxidantes. Agora, não se esqueça dos outros grupos, como o carboidrato (arroz integral), leguminosa (feijão) e proteínas (carne branca).

Confira os alimentos ricos em betacaroteno

  • Cenoura
    Parceira do bronzeado, a cenoura deve ser ingerida sem exageros a fim de evitar que o bronzeado fique alaranjado.
  • Caqui
    Rico em vitamina A, reforça o bronzeado.
  • Manga
    Boa fonte de betacaroteno e rica em vitaminas do complexo B.
  • Damasco seco
    Bom lanche para praia, piscina e trabalho. Garante a cor do verão e é saudável.
  • Acerola
    Lotada de vitamina C e também é amiga do bronzeado.
  • Batata-doce
    Rica em betacaroteno além da própria vitamina A, protege as células do envelhecimento.
  • Abóbora 
    Contém altas doses de betacaroteno. Além de favorecer o bronzeado, ajuda a combater a oxidação das células e atua contra o envelhecimento.
  • Beterraba
    Amiga do bronzeado e da pressão arterial e é rica em betalaína, um antioxidante natural.
  • Agrião
    Contribui com a cor e ainda é um inibidor da fome.
  • Repolho
    Fonte de vitamina C e fibras, também reforça a cor do verão.
  • Pimentão amarelo, vermelho e verde
    Contêm boas doses das vitaminas A, E, C, que garantem proteção ao sistema imunológico e dão uma força na cor.
  • Espinafre: 
    Apesar de não ter coloração amarela ou laranja, que é a marca registrada das outras fontes de betacaroteno, o espinafre é um importante aliado na ingestão de betacaroteno. Você pode consumir cru nas saladas ou como recheios de tortas, omeletes, suflês e outras delícias.
  • Couve galega:
    Estas folhas verdes contêm betacaroteno e poucas calorias.
  • Couve: 
    Outro vegetal de coloração verde rico em betacaroteno sob a forma de vitamina A é a couve. Pode ser integrado em receitas cozidas, ensopados, recheios de massas ou cru em saladas.

Benefícios do betacaroteno para a sua pele

O betacaroteno ajuda no combate aos radicais livres que envelhecem a pele e colabora para preservar o colágeno, o que aumenta a elasticidade e a tonicidade dela.

Betacaroteno é um carotenoide, ou seja, são pigmentos naturais encontrados em plantas e responsáveis pelas cores vibrantes de algumas frutas e legumes, como a cor laranja da cenoura, o vermelho do caqui, e o amarelo intenso da manga.

Uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. Metade da vitamina A no corpo vem da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de “pró-vitamina A”, ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo.

A vitamina A pode ser obtida de duas formas. Aquela que é ingerida em alimentos de origem animal é chamada de retinol, e pode ser usada diretamente pelo corpo. Boas fontes de vitamina A-retinol incluem fígado de frango e de boi, leite integral e queijo.

A vitamina A obtida de frutas e legumes vem sob a forma de carotenoide ou “pró-vitamina A”, que é convertido em retinol pelo organismo.

Além de sua ação antioxidante, o betacaroteno ajuda a manter a pele saudável e também desempenha um papel vital na saúde ocular, reduz o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral, degeneração macular e outras doenças relacionadas com a idade.

Por sua ação antioxidante o betacaroteno fortalece o sistema imunológico, o que contribui para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, ajudando na prevenção de gripes e resfriados.

Cuidados com o bronzeamento

Com a chegada do verão, uma pele bronzeada vira desejo de muita gente! Mas, para ficar com aquele bronze dourado de maneira segura e saudável, evitando a formação de manchas na pele, queimaduras solares e do melanoma, é preciso ter vários cuidados. Confira!

Use filtro solar

Ao contrário do que muitos pensam, o filtro solar não impede o bronzeamento da pele. O ideal é começar a exposição solar com filtros de FPS mais elevados. Após algumas semanas, já pode ir reduzindo, com a expectativa de deixar o filtro solar até 30 de FPS para um paciente com a pele morena clara, por exemplo. O uso do filtro faz com que o bronzeado demore mais para chegar, mas também dure mais tempo e também com menos risco de descamação e desbotamento.

Juntar filtro solar mais bronzeador também pode ser uma opção 

Também é possível fazer o uso conjunto do filtro com o bronzeador. Embora o recomendado seja o uso apenas do protetor solar, o ‘bronze’ pode ser acelerado com um autobronzeador prescrito por um dermatologista.

Evite bronzear o corpo em apenas um dia

O tempo de bronzeamento da pele vai depender muito da cor original da pessoa. Mas, em média, uma exposição de 30 minutos por sete dias já garante um excelente bronzeado!

Também é importante:

1) evitar os horários de maior risco de câncer de pele,

2) beber muita água para não desidratar,

3) procurar o dermatologista para indicar o melhor filtro solar para o seu caso.

Cuidados para o bronzeado durar na pele e evitar o descascamento

O uso do filtro solar protege a pele de um bronzeamento agressivo e em contrapartida o bronzeado dura mais tempo e com menos risco de descamação e desbotamento. Além disso, aplicar na pele hidratantes, tomar banho morno ou frio e manter uma alimentação equilibrada e com carotenoides também protegem o bronzeado.

O tão incômodo descascamento da pele também pode ser evitado com muita hidratação e a aplicação e reaplicação do filtro solar. Além do mais, é importante que o bronzeamento seja feito de forma gradual e não em apenas um dia de exposição ao sol.

Melhor horário para pegar sol

Para evitar riscos para a saúde, é recomendado evitar a exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, ou seja, entre 10 e 16 horas. Isso porque entre esses horários há maior emissão dos raios ultravioletas, aumentando o risco de câncer de pele, por exemplo.

Assim, é recomendado usar protetor solar e pegar sol até às 10 horas e após às 16 horas para evitar problemas para a saúde, como envelhecimento da pele, queimadura e aparecimento de manchas na pele.

Depois de todas essas informações, o melhor, que você tem a fazer, é curtir o verão!

Veja mais detalhes sobre Protetor Solar em cápsulas, clicando na imagem abaixo.

sistema imunológico - imunidade altaEm cápsulas
Polypodium Leucotomos é um revolucionário protetor solar em cápsulas tratando e protegendo a pele de dentro para fora com sua ação antioxidante.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.