Os benefícios da Citronela

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,33 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 2 minutos

Planta medicinal e aromática muito conhecida por seu potente efeito repelente contra diversos tipos de mosquitos e borrachudos, a Citronela pode ser usada para diversos outros fins medicinais, que muitas pessoas desconhecem. Veja a seguir os principais benefícios da citronela.

A citronela, conhecida cientificamente como cymbotogon nardo, é uma planta da família gramínea, originaria da ilha de Java (Indonésia) e faz parte das partes das plantas aromáticas. Por essa característica, passou a ser muito popular por fornecer seu óleo essencial para a fabricação de repelentes contra diversos tipos de insetos, incluindo moscas, mosquitos e formigas.

Seu óleo essencial, rico em geraniol e citronelal, também é muito usado na fabricação de velas, loções e óleos, usados na massoterapia.

A principal propriedade da planta é a de repelir insetos, mas, além disso, a citronela possui ação calmante, insetífuga, bactericida, sudorífica, febrífuga e carminativa. Entre os benefícios mais comuns da planta estão:

  • Tratar febres intestinais
  • Regular distúrbios digestivos
  • Repelente de insetos
  • Aromaterapia

 Como fazer repelente de citronela?

O grande responsável pela eficácia do repelente de citronela é o composto geraniol, presente no óleo essencial da planta. A planta pode ser cultivada em casa e cresce facilmente em todo tipo de solo, mas a extração desse óleo não é simples e deve ser feita quimicamente.

Então, em casa não tem como fazer repelente de citronela? Tem sim!

Basta comprar o óleo essencial da citronela e preparar o seu próprio repelente caseiro. Para isso, você vai precisar apenas fazer uma mistura dos seguintes componentes:

  • Água natural fervida
  • Álcool
  • Óleo essencial de citronela
  • Folhas de hortelã (para dar mais eficiência ao repelente)

Se você cultiva a citronela em casa, pode aproveitar o efeito repelente da planta de outra forma: basta cortar pedaços pequenos da folha e colocar em um prato. Esse prato deve ser colocado no ambiente no qual você deseja repelir os insetos e os pedaços de planta trocados diariamente.

Fique atento: a folha citronela é muito parecida com o capim-limão (ou capim-cidreira). Para não confundir, a melhor forma é se guiar pelo cheiro, já que a citronela possui o aroma que lembra um desinfetante.

Conheça o produto Citronela, clicando na imagem abaixo.

benefícios da citronela15 ml/span>
“A Citronela possui cheiro agradável podendo ser utilizada também como aromatizador de ambientes…” Farmacêutica Claudinne Garcia.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,33 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.