Ortorexia – o que é e como tratar

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 4 minutos

A Ortorexia está relacionada com as pessoas que adotam medidas drásticas relacionadas à dieta, que podem se transformar em um transtorno tão grave quanto à bulimia e a anorexia. Já que a pessoa só ingere alimentos que ela julga que são extremamente saudáveis e importantes para sua saúde.

Geralmente as pessoas ortoréxicas evitam a ingestão de sal, açúcar, gordura trans, corantes, conservantes, laticínios e alimentos que contêm agrotóxicos ou mesmo pesticidas. Além disso, as pessoas que possuem esse tipo de compulsão alimentar não se preocupam somente com a composição do alimento, o preparo dele, também, deve ser todo regrado e cheio de cuidados.

Ou seja, a Ortorexia é o termo usado, pelos especialistas para definir a compulsão que algumas pessoas têm por uma alimentação saudável. E, esse distúrbio pode trazer transtornos sociais e prejudicar a saúde do paciente como um todo.

O que é ortorexia

A ortorexia nervosa trata-se de um transtorno alimentar responsável pela compulsão que a pessoa tem pela ingestão somente de alimentos saudáveis, portanto, uma pessoa ortoréxia encontra-se em constante busca pela dieta perfeita.

A busca pelo corpo perfeito, pelos padrões exigidos pela sociedade de beleza, a crença por uma vida mais saudável e por acreditar que não vai adoecer levam à pessoa ao quadro de ortorexia.

Como toda doença ou mesmo compulsão, a ortorexia nervosa dá os seus sinais, ou seja, ela apresenta alguns sintomas que são característicos e que nos ajudam a identificar o problema.

Os principais sintomas da Ortorexia

Os sintomas são específicos e alguns de fácil identificação. Aquela pessoa que conhece bem o paciente ou mesmo se conhece, conseguirá identificar que existe algo errado e que algumas providências precisam ser tomadas para que o quadro não se agrave.

Os primeiros sinais de uma pessoa com essa compulsão aparecem quando ela busca, constantemente, por alimentos saudáveis e sua preocupação com a escolha desses alimentos torna-se exagerada. Por isso, é comum que ela perca muito tempo em frente às prateleiras lendo rótulos e escolhendo minuciosamente aquilo que vai comer.

  • A pessoa costuma recusar, veemente, alimentos industrializados;
  • O paciente tem um foco exagerado e extremista quando se trata de seguir uma dieta balanceada e saudável;
  • Quem tem essa compulsão, adquiri uma preocupação exagerada com a origem e o preparo daquilo que vai comer;
  • Devido à sua compulsão por um determinado tipo específico de alimento, a pessoa acaba se afastando do convívio com outras pessoas;
  • Geralmente, ela não come fora de casa;
  • No geral, não come carne, açúcares e gorduras;
  • Quando come algum alimento que está fora da sua dieta, sente-se triste e culpada;
  • Sempre está atenta aos rótulos e à composição dos alimentos, por ter uma preocupação exagerada com as informações dos nutrientes que o compõem.

O quanto antes a pessoa com ortorexia for diagnosticada e tratada melhor, pois esse tipo de compulsão pode levar ao isolamento total, anemia grave e perda de peso.

 Diagnóstico e tratamento

O dignostico deve ser feito por um especialista por meio de uma avaliação bastante detalhada do paciente, do seu histórico de vida, dos seus hábitos alimentares e sociais. Por meio de anamnésia rica em detalhes o médico será capaz de perceber se a pessoa possui restrições alimentares rigorosas e preocupação excessiva com o alimento.

O acompanhamento deve ser feito através de uma junta médica, por exemplo, nutricionista, clínico, psicólogo, psiquiatra (em alguns casos). Em alguns casos mais graves, é preciso que o paciente seja submetido à suplementação alimentar para repor os nutrientes e minerais que estão em defasagem em seu corpo e para se recuperar de um quadro de anemia.

Para que uma doença seja diagnostica com precisão e não por meio da “teoria do achismo” é preciso que o paciente procure um médico assim que os sintomas começarem a dar seus sinais ou que ele desconfie que existe algo errado. Sempre que o nosso corpo não está bem, ele nos dá sinais, mas é preciso que saibamos reconhecê-los para saber a hora de procurar ajuda.

A importância da avaliação médica

Nesse caso, o diagnóstico de um especialista é fundamental. Por meio de perguntas, exames e uma avaliação precisa, ele será capaz de diagnosticar o problema e propor o tratamento adequado.

Veja mais detalhes sobre Calmante Natural, clicando na imagem abaixo.

ortorexia60 Cápsulas
Combate a ansiedade com o Calmante Natural. Este produto é composto de vários calmantes naturais como o Maracujá e a Erva Cidreira que atuam no combate a insônia, ansiedade e o cansaço.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments