Óleo essencial de alecrim: conheça os benefícios

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 12 minutos

óleo essencial de alecrim é muito conhecido pelas suas propriedades antissépticas, analgésicas, antidepressivas e estimulantes. Atua no sistema circulatório e vascular. Age como um estimulante da memória e da circulação, por isso é útil na fadiga mental e física. Ele tem benefícios antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiana.

óleo essencial de alecrim é extraído do alecrim (Rosmarinus officinalis), uma planta originária da região do Mediterrâneo, na Europa, muito conhecida e utilizada desde tempos antigos. A erva sempre foi conhecida por alguns benefícios, como efeitos positivos na memória, função calmante, saborosa especiaria, além de ter aroma agradável.

Atualmente, o alecrim é muito usado como condimento para alimentos, porém as propriedades dessa planta podem ser aplicadas para outras finalidades. Ela serve como conservante e tem até uso terapêutico, que se dá através do óleo essencial de alecrim.

Os benefícios do óleo essencial de alecrim

Desde os primórdios, o óleo desta erva aromática tem um papel importantíssimo em rituais religiosos, receitas culinárias e para uso na medicina natural.

Ele serve tanto para a cura de condições de saúde, quanto para a purificação de ambientes. Na aromaterapia, este óleo é amplamente utilizado para infusões com o objetivo de estimular o cérebro, melhorar a memória e a clareza mental.

Vamos conferir agora os principais benefícios do óleo de alecrim para a saúde trazidos por suas propriedades.

1. Infusão com óleo de alecrim intensifica a memória

Os cientistas defendem que há compostos no óleo de alecrim que podem ser responsáveis por alterações no desempenho da memória. Um deles, o que dá o cheiro característico do alecrim, pode inclusive agir causando um aumento de um neurotransmissor chamado acetilcolina.

Através da inalação, estes compostos chegam ao cérebro de forma muito eficiente. Quando ingerido, o medicamento corre o risco de ser absorvido pelo intestino e descartado, mas com a inalação, as pequenas moléculas passam para a corrente sanguínea e de lá para o cérebro diretamente.

2. Excelente no tratamento da pele

Há benefícios do óleo de alecrim que vão desde a hidratação da pele até o desenvolvimento de colágeno, passando pelo auxílio na luta contra os radicais livres que danificam a pele. Ele pode ser adicionado à sua comida, ao chá, ou tomado como um suplemento.

O óleo de alecrim também serve para matar as bactérias, fungos e vírus na pele, o que o torna ideal para uso em pequenas feridas e queimaduras, ou para tratar dermatites, acne, eczema ou psoríase.

Ele atua na estimulação e renovação celular e melhora a circulação da pele.

Modo de usar: Massageie cuidadosamente a face e limpe o excesso com um pano umedecido em água morna. A pele vai clarear, ficar suave e as espinhas vão diminuir.

3. Abranda os sintomas de gripe e resfriado

A ação antisséptica do óleo de alecrim auxilia no tratamento das diversas infecções respiratórias e ajuda a abrandar os sintomas de resfriado ou de gripe como nariz entupido, tosse e congestão nasal.

Modo de usar: Massageie uma ou duas gotas de óleo no peito e na garganta a cada três horas.

4. Aumentar a circulação sanguínea

O óleo de alecrim é também usado para melhorar a circulação no corpo. Ele ajuda a tratar cãibras musculares, mãos e pés frios e dores musculares.

Modo de usar: Massageie um pouco de óleo de alecrim diluído em óleo de coco, de amêndoas ou azeite nas áreas comprometidas regularmente.

5. Revigora o sistema imunológico

Devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o óleo essencial de alecrim é importante para revigorar o sistema imunológico, principalmente, em temporadas com muita variação de temperatura.

Modo de usar: Ao massagear os nódulos linfáticos, impulsionamos as habilidades de desintoxicação e limpeza do organismo.

Outra opção é relaxar em um banho com óleo essencial de alecrim. O banho irá ajudar o sistema imunológico através da redução do estresse, uma das principais causas da baixa imunidade.

6. Auxilia aliviando as dores de cabeça

O óleo de alecrim, quando aplicado à pele, melhora a circulação, trata a dor, aliviando a enxaqueca ou a dor de cabeça latejante.

Se a dor de cabeça estiver relacionada ao estresse, o uso do óleo irá aliviar inclusive a causa da dor.

Modo de usar: Aplique uma gota do óleo nas têmporas ou nas partes doloridas da cabeça. Você também pode esfregá-lo nas mãos e colocá-las sobre a boca e o nariz por até um minuto para inalar as propriedades curativas do alecrim.

7. Alivia dores musculares e nas articulações

O uso do óleo essencial de alecrim serve para aliviar dores musculares e artrite devido ao reconhecimento das propriedades analgésicas do óleo.

Modo de usar: Aplique um pouco de óleo nas articulações e nos músculos doloridos para o alívio imediato das dores.

8. Age no combate à indigestão

O óleo essencial de alecrim pode ser usado com eficácia para o alívio de sintomas de indigestão como flatulência, dores de estômago, constipação ou inchaço.

Ele é um remédio muito mais suave do que os laxantes ou medicamentos comerciais.

Combine-o com um óleo base e faça massagens na área do estômago. Você também pode adicionar o óleo de alecrim ao banho de banheira para o mesmo efeito.

Na medicina natural, aconselha-se esfregar o óleo de alecrim na planta dos pés para aliviar a indigestão.

9. Auxilia no tratamento das estrias e celulite

O óleo de alecrim melhora a circulação, elimina as toxinas e, por isso, é um óleo ideal para eliminar a celulite. Ele também é um dos melhores óleos essenciais para a remoção de estrias, especialmente quando misturado com óleo de coco, outro remédio incrível para tratar estas marcas tão indesejadas.

Modo de usar: Basta adicionar duas gotas de óleo essencial de alecrim e duas gotas de óleo essencial de erva-doce a três colheres de chá de um óleo base como azeite, óleo de coco ou de amêndoa. Massageie a mistura diariamente. Este óleo também pode ser usado por profissionais para massagem linfática contra celulite.

10. Auxilia no combate à caspa e estimula o crescimento dos cabelos

Devido às suas propriedades antifúngicas, há benefícios do óleo de alecrim também contra a caspa.

Além disso, o óleo tem sido usado há séculos, especialmente na região do Mediterrâneo, para estimular o crescimento dos cabelos.

Modo de usar: Coloque algumas gotas do óleo de alecrim no xampu para tratar a caspa e ajudar no crescimento dos fios.

Consulte seu dermatologista, caso queira massagear o óleo diretamente no couro cabeludo, para certificar-se de que os princípios ativos não irão ressecar a sua pele.

11. Perfeito para higiene bucal

Ao contrário de antissépticos bucais à base de álcool, que podem afetar as bactérias saudáveis da boca e causar ressecamento da mucosa, fazer bochechos com óleo essencial de alecrim é mais suave e eficaz para a limpeza diária da boca e dos dentes.

Devido às suas propriedades antimicrobianas, ele vai matar as bactérias más, responsáveis ​​por cáries e doenças periodontais, e ainda vai livrá-lo do mau hálito.

Modo de usar: Misture uma xícara de água destilada com 20 gotas de óleo de alecrim e faça bochechos diários. Para obter maior frescor, adicione um pouco de óleo de menta à mistura e lembre-se sempre de agitar o frasco antes de usar. 

12. Auxilia na desintoxicação do fígado e na função da vesícula biliar

O óleo de alecrim aumenta o fluxo biliar do corpo, essencial para o metabolismo da gordura e desintoxicação, e reduz as enzimas hepáticas associadas ao diabetes tipo dois.

Além de ajudar a melhorar o desempenho da vesícula e equilibrar a microflora do intestino, também atua no aumento da atividade peristáltica e, por consequência, o aumento da absorção de nutrientes e a diminuição de toxinas.

13. Inalar óleo de alecrim diminui a liberação do hormônio do estresse

A infusão aromática de óleo de alecrim por apenas 5 minutos melhora a atividade de eliminação de radicais livres e reduz os níveis de cortisol, levando à proteção do corpo de doenças crônicas devido ao estresse oxidativo.

14. Ajuda a controlar o vírus do herpes

As propriedades antimicrobianas do óleo de alecrim podem ajudar a trazer benefícios importantes na redução dos efeitos da inflamação recorrente causada pelo vírus do herpes.

Este vírus desenvolve imunidade muito rapidamente em relação à medicação antiviral normal utilizada até hoje. Deste modo, métodos alternativos estão sempre sendo explorados.

Diversos estudos demonstraram a eficácia do óleo de alecrim tanto na redução dos sintomas do vírus quanto no nível de contágio dele entre pessoas.

15. Saudável para ser usado no jardim, para limpeza da casa e como repelente de insetos

O óleo de alecrim é um inseticida natural e pode substituir os pesticidas comerciais que são ruins para o ambiente e para a nossa saúde. Ele mata as pragas e fungos que atacam o jardim sem arruinar as flores e folhagens.

Em casa, ele pode ser usado para repelir eficazmente mosquitos e outros insetos, e ainda substitui os aromatizadores de ambiente comerciais que causam alergias e geralmente contêm agentes cancerígenos.

Devido à sua ação antibacteriana, antifúngica, antisséptica e antiviral, o óleo pode ser adicionado à água para limpar superfícies em geral.

Modos de usar:

  • Como repelente doméstico: Misture 10 gotas de óleo de alecrim, óleo de menta e óleo de cravo em um borrifador cheio de água e borrife no ambiente onde houver insetos. Para evitar a entrada de moscas e outros insetos, espalhe um pouco de óleo essencial de alecrim em torno das janelas e portas.
  • Como inseticida para o jardim: Misture de 10 a 20 gotas de óleo essencial de alecrim em água destilada e mantenha em um frasco de spray e borrife sobre as plantas. Agite o frasco antes de usar.
  • Para a limpeza de superfícies: Misture um copo de vinagre branco, meio copo de água e 12 gotas de óleo de alecrim. Coloque em um borrifador e use para limpar bancadas e armários.

O que é e para que serve o óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim é puro e natural. 

Os óleos essenciais são substâncias naturais extraídas de plantas de diversas partes do mundo. Estas substâncias podem ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas hastes, nas cascas ou nas raízes. Desta forma, podem existir variações em seus aromas e compostos.

O óleo essencial de alecrim é muito popular na aromaterapia por reviver, aquecer, estimular e restaurar o corpo. Excelente para refrescar músculos, pés e mentes cansados. Favorece a concentração e é indicado para ser usado em alongamentos, visando manter a elasticidade. O alecrim é considerado uma planta sagrada, que sempre foi muito usada na magia, medicina e culinária das mais antigas civilizações. O óleo é extraído das folhas do arbusto perene. Veja como ele atua com excelência na mente, corpo, pele e cabelos.

Mente: Revitaliza as células cerebrais, clareia a mente e estimula a memória. É ótimo para esforço mental excessivo, embotamento em geral e letargia. É muito revigorante e fortalece a mente quando há fraqueza e esgotamento. Por ser um óleo estimulante, restaura a vigilância e é excelente para ser usado após um longo e trabalhoso dia.

Corpo: Energiza e ativa o cérebro, a parte vital do sistema nervoso central. Parece estimular os sentidos e, em alguns casos, pode ajudar a restaurar dificuldades de fala, audição e visão. Alivia dores de cabeça e enxaquecas, especialmente quando associadas a problemas gástricos. É um agente analgésico não muito sedativo, que ajuda a amenizar a gota, a dor reumática e o cansaço muscular por excesso de esforço. É um elemento tonificante para o coração e um estimulante cardíaco valioso, normalizando a pressão arterial em caso de hipotensão.

Pele e cabelos: É útil para a pele flácida, pois o alecrim é um ótimo adstringente – tonificante e aglutinante – e pode atenuar a congestão e o inchaço. Sua ação estimulante tem demonstrado ser benéfica para problemas de couro cabeludo, podendo combater a caspa e estimular o crescimento do cabelo. É um ótimo óleo pois ajuda combater retenção de água, celulite e fadiga. Limpa atmosfera carregada.

Tendo em vista todos os aspectos observados, acredita-se que o óleo essencial de alecrim faz muito bem à nossa saúde. Não podemos esquecer que antes de usar é necessário procurar um profissional especializado no assunto para evitar danos à nossa saúde. Usar na medida certa, é a melhor opção!

Veja mais detalhes sobre Óleo Essencial de Alecrim, clicando na imagem abaixo.

óleo essencial alecrim15mL
Óleo de Alecrim é usado como aromaterapia pois possui cheiro agrádavel e tratar o cansaço físico e mental, contém ação energizante e estimulante geral.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.