Óleo de Coco: os benefícios para o cabelo

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 13 minutos

O óleo de coco é famoso por proporcionar diversos benefícios para a saúde, além de estar no topo da lista de cuidados quando o assunto é cabelo! Tem fama de fazer bem também para a pele, dentes, cérebro (doença de Alzheimer), sistema circulatório (níveis de colesterol), entre outros. O óleo pode ser encontrado tanto na versão pura quanto na composição de shampoos, condicionadores e cremes, que potencializam o efeito do produto e ainda deixam a rotina capilar mais prática. 

Benefícios do óleo de Coco nos cabelos: saiba as vantagens para todos os tipos de fio 

Os atrativos do óleo de coco para saúde são numerosos. Não só quando consumido, mas também quando usado diretamente na pele e nos cabelos.  Ele é um dos produtos naturais de beleza mais usados no mundo. Se você ainda não experimentou ou não conhece, está na hora de saber tudo sobre esse óleo poderoso! Que, além de cheiroso, é muito e rico em vitaminas, lipídios e proteínas. 

1. HIDRATA O CABELO CRESPO E CACHEADO

Cabelos crespos e cacheados são naturalmente secos, e o óleo de coco é um dos nutrientes vegetais mais importantes para cuidar dos seus cabelos por ser rico em vitamina A, D, E, K e também em ácidos graxos, que conseguem penetrar profundamente na cutícula do fio não importando a maneira como ele é aplicado, seja na umectação ou só na finalização dos fios após a lavagem. Assim, o brilho, a nutrição e a maciez são garantidos.

2. TIRA O FRIZZ DE QUALQUER TIPO DE CABELO

O óleo de coco consegue disfarçar o frizz de seus cabelos devido à hidratação, evitando o ressecamento e a falta de nutrientes. Aquele fiozinho arrepiado vai crescer mais forte e mais alinhado ao restante do cabelo. Essa é uma vantagem para qualquer tipo de cabelo, mas principalmente os cacheados e crespos, que sofrem constantemente com a umidade e, por consequência, com o frizz.

3. DÁ MAIS MOVIMENTO AO CABELO

O óleo de coco pode ser um grande aliado para acabar com os probleminhas de aspereza, falta de brilho e pontas retas e sem movimento, garantindo mais balanço aos seus cabelos. Experimente a técnica da umectação que é dormir com o óleo de coco nos cabelos secos ou ficar, ao menos, duas horas com o produto agindo nos fios: após remover o óleo, os fios ficam muito mais sedosos, macios, com mais movimento e, de quebra, com as pontas do cabelo seladas e hidratadas.

4. HIDRATA TAMBÉM CABELOS COM COLORAÇÃO

Para quem tinge os cabelos, todo cuidado é pouco, pois os fios podem ficar ressecados algum tempo depois da coloração, e o óleo de coco também é ótimo para disfarçar o aspecto seco do cabelo. Quem é loira ou tem mechas claras, por exemplo, pode apostar no produto sem medo, mas para evitar que os fios fiquem amarelados, a dica é misturar o óleo na máscara de hidratação ou reconstrução, ou no shampoo matizante. Assim, a cor fica intensa e os fios hidratados.

5. PROTEGE O CABELO DO RESSECAMENTO DO SHAMPOO

Essa é uma vantagem e tanto para os cabelos crespos e cacheados. Quem tem esse tipo de cabelo sabe que o shampoo, por ser higienizante, pode remover a oleosidade natural do cabelo. Desta forma, o óleo de coco deve ser aplicado antes de entrar no banho para selar os fios e impedir que o shampoo tire oleosidade além do necessário. 

6. PODE SER USADO COM VÁRIOS OUTROS PRODUTOS DE CABELO

O óleo de coco é fundamental na hora de potencializar máscaras de hidratação, creme para pentear ou condicionador. O produto se ajusta muito bem nas texturas desses produtos e ajuda a deixá-los mais molificantes, além do coco reforçar o brilho e a maciez das técnicas caseiras.

7. PODE TAMBÉM SER USADO NOS CABELOS LISOS, FINOS E ONDULADOS

O óleo de coco também pode ser aplicado em cabelos finos, lisos e ondulados – afinal, esses tipos de cabelos também podem sofrer com ressecamento, frizz, falta de brilho e pontas duplas. Mas, como eles também costumam ficar oleosos mais rápido, a sugestão para aproveitar o óleo de coco driblando o aspecto oleoso é aproveitar os produtos que contém a substância, como shampoo, condicionador e máscara de tratamento especiais. 

Veja algumas maneiras de utilizar o Óleo de Coco nos cabelos.

1- O óleo de coco tem sido o predileto para quem precisa de umidade no cabelo, já que a maioria dos óleos não penetram no eixo do cabelo, apenas hidratam a superfície. 

  • Aplique sobre o cabelo seco, deixe agir por no mínimo quatro horas, se preferir pode usar da noite para o dia.  Se quiser acelerar o processo basta adicionar calor, uma toalha molhada e quente ou usar uma touca plástica.

2- Quando você passa a mão pelos seus cabelos e percebe que ele não está com a suavidade desejada, isto incomoda bastante. 

  • Resgatar essa suavidade não é fácil. Hidrate diariamente seu cabelo. Aplique uma pequena quantidade de óleo de coco nas extremidades e partes mais secas, evite a raiz.

3- Ele envolve o fio com uma camada protetora, protegendo dos agentes externos e da umidade, melhorando o frizz e protegendo o seu cabelo.  Melhora também a aparência das pontas duplas.

  • Após a sua hidratação de costume, aplique no seu cabelo o óleo de coco e deixe secar, isso vai manter a sua hidratação por mais tempo, mantendo o cabelo maleável e macio.

4- O brilho do cabelo aumenta exatamente porque o óleo de coco penetra e sela os fios, deixando as escamas fechadas e alinhadas.

  • Adicione algumas gotas de óleo de coco no seu leve-in ou creme de pentear diário.

5- Fazer massagem no couro cabeludo com óleo de coco vai efetivamente melhorar a circulação do couro cabeludo e aumentar a oferta de oxigênio e nutrientes para o seu cabelo. 

6- O óleo de coco é um ótimo diluente para óleos essenciais, ou até mesmo para combinar com outros óleos vegetais.

  • Escolha um óleo essencial especial para o seu objetivo, dilua com o óleo de coco e aproveite os benefícios.

7- O óleo de coco funciona para todos os tipos de cabelo, lisos, cacheados, loiros, quimicamente tratados, secos e mistos.  

8- O couro cabeludo e os cabelos são ricos em conteúdo bacteriano, mas o óleo de coco é um remédio eficaz para lidar com o problema. O óleo de coco contém propriedades antifúngicas e antibacterianas para proteger contra a caspa e piolhos. Evitando estes problemas, você melhora o crescimento do cabelo.

Para cada tipo de cabelo há uma aplicação diferente.

Cabelo crespo

O cabelo crespo apresenta fios com o formato circular desde a raiz. Desta forma, o próprio cabelo torna-se uma barreira para o escorrimento da oleosidade natural do couro cabeludo até os fios. Por isso, o óleo de coco pode ser um ótimo aliado para hidratar o fio crespo.

Sem enxague

Na aplicação sem enxágue, coloque uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e espalhe ao longo dos fios sem aplicar na raiz. Há muitos tipos de cabelo crespo, por isso é necessário testar quantidades e modos diferentes de aplicar o óleo de coco. Certos cabelos crespos talvez exijam óleo de coco apenas nas pontas. De qualquer forma, as partes ressecadas ficarão com um aspecto brilhante e mais escuro, com uma aparência de hidratação. Mas, lembre-se: por se tratar de um óleo, é preciso aplicar em pouca quantidade e ir testando, para não deixar o cabelo com aspecto de oleosidade.

Umectação

A umectação é também uma ótima forma de obter os benefícios do óleo de coco. Espalhe uma grande quantidade de óleo de coco no cabelo antes de lavá-lo, separando mecha por mecha. Deixe de uma a seis horas e então lave normalmente com xampu e condicionador. O cabelo ficará com um aspecto sedoso, brilhante e macio.

Pré-lavagem

Uma ótima dica é evitar a pré-lavagem, pois os xampus convencionais que contém Lauril sulfato de sódio retiram a camada protetora presente no couro cabeludo. 

Cabelo liso ou ondulado

Esse tipo de cabelo possui círculos mais abertos ao longo do fio. Em alguns casos, o cabelo nem possui círculos, permitindo que a oleosidade escorra até o meio ou final do cabelo. Em geral, quanto mais liso, mais oleoso é o cabelo. Por isso, esse tipo de cabelo não exige tanto a finalização com óleo de coco sem enxágue. Mas nos casos em que os fios são muito ressecados, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e espalhar nas pontas secas.

Umectação

Como no cabelo crespo, a umectação do cabelo liso ou ondulado deve ser aplicada mecha por mecha. Depois da aplicação é necessário deixar de uma a seis horas. E aí lavar normalmente com xampu e condicionador.

Pré-lavagem

Da mesma forma que acontece no cabelo crespo, os xampus convencionais que contêm lauril sulfato de sódio retiram a capa de oleosidade protetora presente no couro cabeludo – o que pode danificar o fio. Para evitar esse tipo de dano, aplique óleo de coco no couro cabeludo antes da lavagem convencional.

Em uma umectação tradicional

Esta é uma das maneiras mais conhecidas e indicadas para se usar o óleo de coco nos cabelos, pois ajuda a restaurar a camada lipídica dos fios que fica umectado, nutrido, macio e brilhante. 

  • Passo a passo: o óleo de coco deve ser usado nos cabelos secos. Não utilize fonte de calor (secador ou aplicar o óleo quente). Aplique apenas no comprimento. Dê um tempo de pausa, em média de 4 horas, e lave os cabelos normalmente. Outra sugestão seria utilizar o condicionador com Ph baixo antes do xampu para ajudar a desprender o óleo dos fios.

Em uma umectação noturna

Visto que a absorção do óleo de coco pelo cabelo é lenta, em alguns casos, ele pode ser usado em uma umectação noturna. Ou seja, permanecendo mais horas nos cabelos.

  • Passo a passo: Aplique o óleo no comprimento dos cabelos secos e deixe o produto agir da noite para o dia, dormindo usando uma toquinha plástica para não engordurar as roupas de cama. No dia seguinte, a sugestão é que se use condicionador com Ph baixo antes do xampu.

Vale ressaltar que alguns tipos de cabelo, principalmente os loiros, podem ter sua cor alterada se você ficar muito tempo com o produto nos fios, pois o óleo oxida e, por isso, pode fazer essa alteração de cor.

Sozinho em uma hidratação

O óleo de coco devolve um pouco do brilho do cabelo seco e ressecado e ainda hidrata. Quando é um cabelo natural opaco, também apresenta um bom resultado. 

  • Passo a passo: aplique o óleo de coco diretamente no comprimento dos cabelos, deixe agir por alguns minutos e depois lave normalmente.

Para potencializar sua hidratação tradicional

O óleo de coco pode ser usado especialmente para potencializar, em alguns casos, a máscara de hidratação, sendo aplicado depois da lavagem dos cabelos. Vale lembrar a importância de se usar uma pequena quantidade do óleo para evitar que os fios fiquem oleosos.

  • Passo a passo: coloque apenas algumas gotinhas do óleo de coco diretamente na quantidade de máscara que você pretende usar. Aplique a mistura nos cabelos previamente lavados com xampu e ainda úmidos. Deixe agir como uma hidratação tradicional, e depois enxague os cabelos.

Em máscaras caseiras

O óleo de coco pode ser um dos ingredientes de máscaras feitas com produtos naturais.

  • Passo a passo: misture o óleo de coco com polpa de abacate ou de babosa, que também é hidratante, e aplique nos fios com um tempo de pausa. Depois, lave normalmente.

Atenção! Deve-se usar pouco óleo de coco. O excesso é prejudicial, pois ele cria uma película em volta do fio e não deixa o cabelo ser hidratado.

Para controlar o volume

O óleo de coco pode, em alguns tipos de cabelos, entre outros benefícios, ajudar a controlar o volume. Na umectação para os cabelos cacheados e afros, ele ajuda a formar bem o cacho e, com isso, minimiza o volume.

  • Passo a passo: o procedimento é o mesmo de uma umectação tradicional ou noturna. Aplique o óleo em todo o comprimento dos cabelos secos, deixe agir por algumas horas, e depois lave.

Para tratar as pontas dos cabelos

O óleo de coco pode ser usado ainda como um cuidado especial para as pontas dos cabelos, que já são normalmente mais secas.

  • Passo a passo: a questão agora é fazer basicamente uma pequena umectação. Aplique ½ colher (sopa) do óleo ou menos somente nas pontas dos cabeços. Deixe agir por 15 a 20 minutos antes do banho. Depois, é só lavar normalmente.

Agora você já sabe que o óleo de coco é mesmo um grande aliado quando o assunto é a beleza dos cabelos! No entanto, seu uso também exige certos cuidados, pois, se usado de forma inadequada ou exagerada, pode alterar a cor dos fios (especialmente os loiros), deixar os cabelos excessivamente oleosos ou até mesmo criar uma película em volta dos fios e não deixar que eles sejam hidratados posteriormente.

Por tudo isso, para usufruir da melhor forma dos benefícios que o óleo de coco pode oferecer aos cabelos, consulte um profissional de sua confiança antes de iniciar o uso.

Veja mais detalhes sobre Condicionador de Óleo de Coco, clicando na imagem abaixo.

óleo de coco50 ml
O Condicionador de óleo de coco é um grande aliado aos cuidados com os cabelos, uma vez que fornece nutrição, restauração, maciez, hidratação e brilhos para os cabelos. Fornece maciez para os cabelos de forma não agressiva.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.