Obesidade infantil: dicas para ajudar as crianças

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Tempo de leitura: 3 minutos

Para ajudar a criança com excesso de peso a emagrecer, o mais indicado é alterar os hábitos alimentares e as atividades diárias de toda a família para que seja mais fácil a criança comer os alimentos certos.

A criança com excesso de peso desenvolve problemas de saúde graves, como diabetes, pressão alta, dificuldade respiratória, distúrbios do sono, colesterol alto ou problemas no fígado, por exemplo.

A obesidade infantil é uma condição que pode acontecer devido a fatores genéticos, ambientais e estilo de vida.

Saiba como ajudar o seu filho a perder peso

Quando há um diagnóstico de sobrepeso ou mesmo de obesidade infantil, é difícil parar e pensar por onde começar. Confira algumas dicas de como ajudar a criança a perder peso e ganhar saúde!

1. Reveja os hábitos familiares

Na maioria dos casos de obesidade infantil, a família toda costuma estar acima do peso. Isso ocorre não só por uma questão de genética, mas pelos hábitos da casa. 

Portanto, embarque nessa jornada de hábitos saudáveis junto com seu filho.

2. Controle o que compra

São os pais que compram e preparam os alimentos, que orientam e conversam com as crianças e seus cuidadores sobre a mudança da rotina.

Tenha mais frutas e verduras à mão e deixe os salgadinhos e doces para oportunidades esporádicas. Os alimentos calóricos também podem ser ofertados, mas em quantidades menores e com menos frequência. 

3. Coloque limites

Mudar os hábitos da casa pode ser difícil para a criança. Se ela foi acostumada com o chocolate, é pouco comum ela se contentar com a maça de imediato. No entanto, cabe aos pais colocar limites nessa situação.

4. Estipule horários de refeições

É muito importante criar horários para as refeições. Isso faz com que a criança saiba quando deve comer e incentiva que ela pare de beliscar alimentos ao longo do dia.

5. Foque no que será adicionado à dieta

São os próprios pais que fazem as crianças darem um valor negativo aos alimentos saudáveis. O importante é focar em quantos alimentos novos e gostosos serão inseridos nessa rotina da criança.

6. Incentive atividades ao ar livre

Além de comer bem, é importante gastar as calorias do dia a dia. E nada melhor do que afastar a criança do mundo virtual levando-as para atividades ao ar livre. Isso cria o hábito de fazer atividade física, e pessoas que as praticam controlam mais a ansiedade e o apetite.

7. Converse com seu filho

O diálogo é vital na relação entre pais e filhos, ainda mais em momentos de mudanças como o começo de uma reeducação alimentar.

Tenha uma conversa de forma lúdica, ajudando a criança a entender que hábitos saudáveis fazem parte do dia a dia e que essas mudanças são para a vida toda e para o bem dela, reforçando sempre que a mudança de peso vai influir na saúde dela.

Além de tudo isso, é preciso ouvir as questões e angústias trazidas pela criança e demonstrar afeto, carinho e amor para melhorar a autoestima e confiança dela.

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Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.

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