O uso do Vinagre de Maçã para a saúde

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 14 minutos

Pessoas que ingerem vinagre de maçã apresentam uma redução nas taxas do colesterol ruim. O vinagre de maçã é um alimento fermentado que possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, e, por isso, pode ser usado para auxiliar no tratamento de acne, proteger contra doenças cardiovasculares e prevenir o envelhecimento precoce.

De mais a mais, é composto por pectina, que é uma fibra solúvel que atua diminuindo a absorção de carboidrato no intestino e controlando os picos de glicemia, ajudando na perda de peso, controle da diabetes e melhora da digestão.

O vinagre de maçã pode ser preparado em casa ou comprado em supermercados ou lojas de produtos naturais, devendo ser incluído na alimentação do dia a dia ou consumido puro diluído em um copo de água, sendo então possível obter todos os benefícios.

Como fazer o vinagre de maçã

Para que o vinagre de maçã seja o mais natural possível, ele pode ser feito em casa, utilizando apenas maçãs e um pouco de água. 

O indicado, inicialmente, é usar 2 maçãs grandes, que devem ser lavadas, descascadas e terem suas sementes retiradas para que possam ser cortadas em pedacinhos. Logo após, deve-se seguir os seguintes passos:

  • Colocar as maçãs picadas no liquidificador e acrescentar um pouco de água para evitar que apodreçam. A quantidade de água vai variar de conforme a quantidade de maçã utilizada, sendo normalmente recomendado acrescentar água até que pelo menos metade das maçãs esteja coberta.
  • Bater no liquidificador até que as maçãs estejam completamente trituradas.
  • Colocar em uma garrafa de vidro, tampar e deixar longe do sol em temperatura ambiente (de preferência entre 18 e 30ºC) por 4 a 6 semanas. É importante encher só a metade da garrafa para que a fermentação possa acontecer sem qualquer problema.
  • Depois desse tempo, colocar em um recipiente largo de vidro e sem tampa, cobrir com um pano limpo e deixar ao sol por cerca de 3 dias.
  • Depois de ficar no sol, o vinagre de maçã deve ser filtrado e colocado em uma garrafa de vidro escura, já podendo ser utilizado.

Benefícios do vinagre de maçã 

Ajuda a emagrecer

O vinagre de maçã possui ácidos e compostos polifenólicos em sua composição que impedem a absorção de carboidratos no intestino e, por isso, auxilia na perda de peso. Além disso, é constituído por pectina, que é uma fibra solúvel que preenche o estômago e promove a sensação de saciedade, diminuindo a fome. 

O vinagre de maçã também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, isso ajuda a prevenir o acúmulo de gordura e favorece a sua eliminação do organismo. 

Saiba como usar o vinagre de maçã para emagrecer

Para ajudar a emagrecer, deve-se diluir 2 colheres de sopa de vinagre em 100 a 200 ml de água ou suco, e beber cerca de 15 minutos antes do almoço e do jantar para que ele diminua a absorção de carboidratos e calorias das refeições.

Uma das vantagens do vinagre de maçã é o seu potencial de redução da absorção do açúcar. Isso ocorre porque ele é rico em ácido acético, que chega a inibir a ação de várias enzimas e digerir carboidratos e açúcares. Esse efeito combinado com alimentos que promovem uma sensação de saciedade maior, faz o organismo sentir menos fome.

Todo esse processo ajuda a reduzir o acúmulo de gorduras no corpo, favorecendo a perda de peso. 

Melhora a digestão

O vinagre de maçã é rico em fibras e ácidos, como o ácido acético e clorogênico, que ajudam na digestão dos alimentos e, por isso, o vinagre de maçã poderia ajudar a aliviar os sintomas de má-digestão, proteger o estômago, facilitar a digestão e diminuir a sensação de estômago pesado após as refeições.

Trata o refluxo gastroesofágico

Independentemente de ser rico em ácidos, o vinagre de maçã auxilia equilibrando o pH do estômago, isso permite maior controle e regulação da acidez. Assim, é possível combater os sintomas do refluxo gastroesofágico, como azia, sensação de queimação e sensação de peso no estômago. 

Aliado dos músculos

O ácido acético contido no vinagre ajuda a converter a glicose em glicogênio, que é armazenado pelos músculos e fígado como fonte de energia para as atividades do dia a dia. O glicogênio é consumido de forma rápida pelo corpo e não se transforma em gordura. Quanto mais glicogênio, mais energia, e assim os músculos ficam mais eficientes, o que facilita a malhação e a recuperação após a atividade física.

Diminui a rigidez articular

O vinagre de maçã aumenta a rigidez articular, pois o ácido acético tem uma ação elisante, de eliminação, de cristais de minerais que se depositam nas articulações.

Ajuda a controlar o diabetes

Alguns estudos mostram que o vinagre de maçã poderia auxiliar no controle do diabetes, isso porque é composto por fibras que podem atuar na redução da absorção de carboidratos e, também, ajudar no controle dos picos de glicemia após refeições.

Além do que, alguns estudos indicam que o vinagre de maçã poderia ainda melhorar a ação da insulina após refeições ricas em carboidratos e reduzir a produção de glicose pelo fígado, o que também ajuda no controle do diabetes. 

Quando a insulina é produzida e liberada no corpo em grandes quantidades levando aos picos, alguns tecidos e órgãos começam a reduzir sua resposta a ela, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantidade de glicose. Esse processo leva a um quadro chamado de resistência à insulina, que, se não for revertido, pode evoluir para diabetes do tipo 2.

Entretanto, para que o vinagre de maçã tenha esse efeito, é preciso que esteja inserido em um cardápio de uma alimentação saudável e equilibrada, além de também ser importante que o tratamento indicado pelo médico seja realizado.

Protege contra doenças cardiovasculares

Como o vinagre de maçã possui propriedades antioxidante e anti-inflamatória, ele evita que aconteça o depósito de gordura nas paredes dos vasos, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, por exemplo.

Além do mais, esse vinagre pode também ajudar a reduzir o colesterol ruim, o LDL, e os triglicerídeos, além de atuar no controle da pressão arterial, reduzindo o risco de derrame e infarto.

Protege o fígado

O vinagre de maçã é rico em ácidos, como o gálico, lático, málico e cítrico, que podem atuar diretamente no fígado e melhorar a sua atividade, além de também ajudar a diminuir o acúmulo de gordura no fígado e, consequentemente, prevenir o desenvolvimento da esteatose (inflamação) hepática.

Reduz o desenvolvimento de fungos e bactérias

Estudos também mostram que o vinagre de maçã contém propriedades antimicrobianas que atuam na redução da proliferação de alguns microrganismos presentes naturalmente no organismo, mas que podem causar infecção quando em grandes quantidades, como Candida albicans, Escherichia coli e Staphylococcus aureus, por exemplo, que estão relacionados com infecções urinárias, gastrointestinal e de pele.

Apesar de tudo isso, ainda são essenciais mais estudos que comprovem o efeito antimicrobiano do vinagre de maçã, principalmente quando incluído em uma dieta saudável.

Retarda o envelhecimento

Os polifenóis contidos no vinagre de maçã possuem propriedades antioxidantes que tendem a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação e, desta forma, o vinagre de maçã melhora consideravelmente a qualidade da pele e ajuda a retardar o envelhecimento.

Combate a acne

O vinagre de maçã é composto pelos ácidos acético, cítrico, lático e succínico que têm ação antimicrobiana contra a bactéria Propionibacterium acnes, responsável por causar acne na pele. 

Contudo, já que contém muitos ácidos, deve-se evitar de passar o vinagre de maçã puro na pele, pois pode causar queimaduras. A melhor forma de usar o vinagre de maçã na pele é fazer uma solução com 1 colher do vinagre de maçã em 1 copo de água e aplicar no rosto.

No entanto, ao aplicar a solução do vinagre de maçã no rosto e tiver sensação de queimação na pele, lavar rapidamente o rosto com água e sabonete neutro e, neste caso, deve-se interromper o uso do vinagre de maçã na pele. Aquelas pessoas que têm pele sensível não devem usar a solução de vinagre de maçã, principalmente se a pele estiver machucada ou com feridas abertas. 

Cabelos mais fortes e saudáveis

Popularmente, o vinagre de maçã é indicado como uma alternativa para cabelos quebradiços, porosos ou oleosos. Na realidade, ele não atua diretamente no tratamento desses problemas, mas funciona como um intensificador de cremes que possuem essa finalidade. O pH dos fios danificados é alcalino e o desgaste pode ser tanto que o creme de tratamento não consegue se fixar aos fios. Nessas horas, o vinagre de maçã pode ajudar, pois ele ajuda a selar o produto nos fios. 

O vinagre de maçã tem o pH ácido e isso contribui para o fechamento das cutículas abertas. Ao fechar as cutículas com o vinagre de maçã, os cabelos perdem o frizz e adquirem brilho, porque a luz vai passar a refletir nos fios de forma mais uniforme do que antes.

O ideal é usar o vinagre de maçã em todo o cabelo, podendo inclusive aplicá-lo na raiz, porque ele tem ação antifúngica e de limpeza, atuando no combate à caspa, em pessoas com essa predisposição.

Para usar, basta misturar uma colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de água filtrada morna. Borrife essa mistura em todo o cabelo, após a limpeza e, na sequência, aplique o creme de tratamento indicado mecha a mecha. 

Deixe agir por entre três a cinco minutos com touca térmica ou toalha umedecida em água quente. Por fim, enxágue tudo usando a água com vinagre diluído.

Previne o câncer

Estudos preambulares realizados com cobaias mostraram que o vinagre de maçã pode ser capaz de dizimar células cancerosas ou retardar o seu crescimento. Contudo pesquisas realizadas com seres humanos não obtiveram o mesmo resultado, inclusive um estudo relacionou o vinagre de maçã ao risco aumentado de câncer de bexiga.

Como utilizar o vinagre de maçã

Algumas formas de utilizar o vinagre de maçã para aproveitar seus benefícios são: 

Beber a solução de vinagre de maçã: Diluir de 1 a 2 colheres de sopa do vinagre de maçã em um copo de água e beber 20 minutos antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. É essencial lavar a boca com água após beber a solução de vinagre de maçã e, para evitar o desgaste do esmalte dos dentes, deve-se escovar os dentes 30 minutos após beber a solução de vinagre de maçã.

Consumir na alimentação: Pode-se colocar o vinagre de maçã diretamente ou fazer a solução de vinagre de maçã e colocar em saladas verdes para consumir.

Passar na pele: Diluir 1 colher de vinagre de maçã em um copo de água, umedecer um pedaço de algodão com um pouco dessa solução e passar no rosto limpo e seco. Deixar agir por 5 a 20 segundos e lavar o rosto novamente. Isso ajuda a curar a acne inflamada e a desobstruir os poros. A seguir, deve-se secar a pele e aplicar um creme hidratante de uso diário, com protetor solar incorporado. 

Vale lembrar que para obter todos os benefícios, o vinagre de maçã deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

Vinagre de maçã orgânico

É importante comprar um vinagre de maçã orgânico, não pasteurizado e não filtrado. O vinagre ideal é o que apresenta uma fina teia boiando no conteúdo que são as enzimas e cultura bacteriana benéfica do processo de fermentação. Você pode encontrá-lo em lojas de produtos naturais ou até mesmo em algumas farmácias de manipulação.

O vinagre de maçã orgânico purifica e regula o PH sanguíneo. Atua diretamente na redução do triglicerídeo e do colesterol, auxilia no controle do diabetes e baixa a pressão arterial. Ajuda a queimar calorias. Auxilia na digestão, acelerando o metabolismo, eliminando a acidez estomacal.

Possíveis efeitos colaterais do vinagre de maça

Quando consumido em grandes quantidades e por longo período de tempo, o vinagre de maçã pode provocar efeitos colaterais como náuseas e vômitos, queimadura na garganta, dificuldade de digestão, redução da quantidade de potássio no sangue, perda óssea e osteoporose, além de danificar o esmalte dos dentes.

Quem não deve usar vinagre de maça

O vinagre de maçã não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao vinagre de maçã ou por aquelas que estão sendo tratadas com o medicamento digoxina ou diuréticos como furosemida ou hidroclorotiazida, pois podem reduzir os níveis de potássio no sangue e causar fraqueza muscular, cãibra, paralisia ou arritmia cardíaca.

Razões para beber vinagre de maçã antes de ir dormir

O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?

Combate a pressão alta

O vinagre de maçã ajuda a combater a pressão arterial. Estudo demonstraram que a pressão arterial dos ratos diminuiu após a administração, durante 8 semanas, de vinagre de maçã. Tal deveu-se ao ácido acético, pois ele contribui para os efeitos anti-hipertensivos.

Combate insónias

Uma boa forma de regular a quantidade de açúcar no sangue é beber vinagre de maçã antes de dormir. Isso contribui para que esta bebida ajude a adormecer melhor. Esta bebida combate as insónias, pois algumas das causas dos despertares noturnos estão relacionadas com mudanças rápidas que ocorrem no nível de glicose, ao longo da noite.

Tratar o mau hálito

As bactérias presentes na boca são uma das razões para o mau hálito matinal. Uma forma de evitar este problema nas suas manhãs é beber vinagre de maçã momentos antes de ir dormir.

Alivia a dor de garganta

O vinagre de maçã cria na boca e na garganta uma sensação ácida que se torna útil, pois impede o crescimento de bactérias algo que também ajuda na redução do risco de desenvolver angina.

Embora existam medicamentos tradicionais que se revelam úteis para o alívio das dores de garganta, nem todos ajudam todas as pessoas. Assim, uma das alternativas é justamente o vinagre de maçã, também conhecido como vinagre de sidra.

Receita especial para tratar a dor de garganta:

INGREDIENTES

  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
  • 1 colher (sopa) de mel puro
  • 1/4 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1/4 colher (chá) de pimenta caiena
  • 2 colheres (sopa) de água

MODO DE PREPARO

  • Misture todos os ingredientes e mexa bem.
  • Feito isso, consuma o medicamento em pequenos goles no intervalo de algumas horas.
  • Se achar muito forte o sabor, dilua em algumas colheres (chá) de água

Veja mais detalhes sobre Amora Miura, clicando na imagem abaixo.

tratamento colesterol vinagre de maçã ou amora miura300mg – 60 Cápsulas
Amora Miura possui maior concentração de minerais como cálcio e potássio e vitaminas A, B e C, muito eficaz no tratamento da osteoporose e da prisão de ventre.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments