O que é uma alimentação equilibrada?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Fala-se muito que uma alimentação equilibrada é essencial para se ter saúde e bem-estar. Desta forma, também previne-se diversos males decorrentes da má alimentação, como colesterol e triglicérides, além de ajudar a manter a forma, garantir a longevidade e a disposição.

Dicas para uma alimentação equilibradaMas você sabe como ter uma alimentação saudável?

De acordo com as suas funções e seus nutrientes os alimentos podem ser divididos em grupos.

Para uma dieta balanceada, a alimentação deve conter alimentos dos diversos grupos como: carne, verduras, legumes, arroz, macarrão, feijão, frutas, leite e derivados, e até mesmo gordura e açúcar, e atender às necessidades nutricionais do indivíduo.

Surgiram então as pirâmides alimentares, que são esquemas gráficos que definem os grupos dos vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis.

A pirâmide alimentar demonstra a forma correta de se alimentar e funciona como um roteiro para uma alimentação equilibrada.

Os grupos básicos da Pirâmide são:

  1. Cereais:Cereais e grãos

Neste grupo estão presentes os principais alimentos que são fonte de carboidratos, como: arroz, batata, macarrão, mandioca, pães, biscoitos, farinhas e massas em geral. Principal fonte de energia, todas as refeições devem ter pelo menos um alimento desse grupo.

  1. Frutas:

A mais importante função deste grupo é fornecer vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para proteção da saúde e diminuição dos riscos de desenvolver doenças crônicas. Deve entrar na alimentação em grande variedade, e são boas opções como complementos de lanches, sobremesas e sucos e ideal para a alimentação no trabalho.

  1. Leite e DerivadosProdutos derivados do leite

Os laticínios como leite, queijos e iogurte são a principal fonte de cálcio, responsável pelo crescimento dos ossos. Também fornecem proteínas necessárias para o crescimento.

  1. Hortaliças e vegetais

Fornecem fibras e inúmeras vitaminas, inclusive A e C, minerais, potássio e magnésio. Devem fazer arte das principais refeições, em forma de saladas, refogados ou incorporados a outros pratos.

  1. Carnes

Além das carnes bovinas, de frango e peixe, os ovos também pertencem a este grupo. É o grupo responsável por fornecer proteínas a nossa alimentação, além de vitaminas e minerais como ferro e vitamina B12. Recomenda-se o consumo diário de pelo menos um alimento deste grupo.

  1. Gorduras e açúcares

Este grupo inclui a margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos doces ou gordurosos. São fonte de energia mas seu consumo deve ser moderado, pois o consumo excessivo está relacionado com o aumento da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes.

  1. Legumes e vegetais são a base de qualquer dietaLeguminosas

Alimentos como feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha estão presentes neste grupo. Suas principais funções são fornecer proteínas de origem vegetal, gorduras insaturadas e vitaminas e minerais com funções antioxidantes. Por estes e outros motivos é importante que consuma pelo menos uma porção desses alimentos por dia.

Caso você ainda esteja tendo dificuldades para organizar ou seguir uma dieta a Farmácia Eficácia indica o Centrum® Mulher! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.