O que é raquitismo?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 2 minutos

raquitismo causa fragilidade óssea nas criançasO raquitismo é o nome da condição onde há um mau desenvolvimento dos ossos nas crianças. A doença é caracterizada pela fragilidade óssea, onde o paciente tem uma propensão maior à deformidades ou fraturas.

O raquitismo integra o grupo das doenças osteometabólicas (desordem no metabolismo ósseo), junto a outras doenças como a osteoporose.

A principal causa do raquitismo é a falta de vitamina D e cálcio.Não tomar sol pode causar a doença,  pois a luz solar ajuda a sintetizar a vitamina D. Sem a vitamina D, o corpo não consegue absorver o cálcio da maneira ideal.

Em alguns casos, a criança já nasce com raquitismo por questões genéticas. Há também condições que afetam a absorção das vitaminas pelo corpo, o que pode causar a doença.

Mas o raquitismo não atinge só as crianças. Nos adultos, a doença se manifesta pelo enfraquecimento e desmineralização dos ossos, e recebe o nome de Osteomalácia.

Alguns dos principais sintomas do raquitismo são:

-Pernas arqueadas
-Dificuldade para crescer, baixa estatura
-Fraqueza muscular
-Dor na coluna, pernas e pélvis
-Deformidade dos ossos e dos dentes
-Ossos frágeis

O diagnóstico da doença é feito através de exames de sangue e urina. O raio x pode identificar deformidades ósseas já existentes.

Já vimos o quanto ela é importante, mas o que é vitamina D?

Apesar do nome, a vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel. Indispensável à saúde, faz a manutenção do tecido ósseo e tem grande importância para o sistema imunológico. Além do raquitismo e outras doenças ósseas, a insuficiência da vitamina D também é associada a doenças como hipertensão e diabetes.

exposição solar é indispensável para sintetização da vitamina DComo aumentar a quantidade de vitamina D no organismo?

Recomenda-se de 15 a 20 minutos de exposição solar. Durante a exposição, deixe os braços e pernas sem filtro solar, aplique o produto só no rosto. Esta medida é necessária pois, segundo especialistas, o filtro solar pode prejudicar a absorção da vitamina D. É importante lembrar que, após estes minutos no sol, deve-se aplicar o produto no restante do corpo, para a prevenção do câncer de pele.

Em relação aos alimentos, a natureza nos oferece várias fontes de vitamina D. Alguns exemplos são o salmão, atum, sardinha, ovo, queijo cheedar, carne de boi, arenque, manteiga, leite, óleo de fígado de bacalhau. Vale lembrar que, ainda que sejam boas fontes, esses alimentos não fornecem a quantidade de vitamina necessária, por isso, a exposição ao sol como complemento é indispensável.

Suplementos só devem ser utilizados sob orientação médica, para evitar exageros na absorção da vitamina D. O excesso pode causar a calcificação de vários tecidos, afetando principalmente os rins.

Não deixe de ingerir cálcio e vitamina D! A Farmácia Eficácia indica o Carbonato de cálcio! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments