O que é o Valor nutricional

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,57 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 1 minuto

O valor nutricional é a informação das quantidades de substâncias como vitaminas, minerais, gorduras, açucares, entre outros, que cada alimento contém. Conhecer esses valores é de extrema importância, pois ajuda a pessoa a controlar a quantidade de cada substância que deseja consumir diariamente e a fazer uma dieta equilibrada dentro da quantidade calórica ideal. O valor nutricional surge-nos contida na maioria das embalagens de produtos alimentícios industriais.

É preciso tomar em conta o valor nutricional de alguns alimentos conhecidos popularmente pois serem benéficos para a saúde, pois, quando consumidos em excesso, podem fazê-lo aumentar o peso, na medida em que contêm uma relevante quantidade de carboidratos e lipídios. É o caso de algumas frutas, como o Abacate, que tem 96 calorias, a Melancia, que tem 36 calorias e o Mamão, que tem 45 calorias.

De forma a calcular o valor nutricional dos alimentos, os especialistas indicam vários passos. Em primeiro lugar, terá que listar os ingredientes e as suas quantidades. Como segundo passo, deverá calcular a quantidade de ingredientes em função da dimensão da porção que irá ingerir. Depois, deverá elaborar uma tabela contendo os ingredientes e a sua quantidade. Como passo seguinte, deverá calcular a quantidade de nutrientes de cada ingrediente, tendo como base a tabela brasileira de composição dos alimentos, fazendo a regra de 3, utilizando como unidade 100g, somando e arredondando os valores dos nutrientes. O quinto passo será calcular o total de energia, onde se deve transformar a grama para kilocaria (Kcal) proteína, lipídio e carboidrato. Por fim, deve calcular o Índice Diário Recomendado (IDR) segundo a legislação brasileira e montar a tabela.

De forma a aconselhá-lo no valor nutricional dos alimentos e de forma a ter uma dieta saudável e eficaz, utilizando muitos dos nossos produtos, poderá dirigir-se às nossas lojas ou através do site https://www.farmaciaeficacia.com.br.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,57 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments