O que é Hiperplasia Prostática Benigna?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 5 minutos

Hiperplasia Prostática Benigna - DutasteridaAlguns problemas podem ocorrer  na próstata do homem adulto (a partir de 40 anos), que afetará a sua saúde podendo levá-lo, inclusive à óbito. Esses problemas são: a hiperplasia prostática benigna e o câncer prostático.

A hiperplasia prostática benigna é uma anomalia da próstata, glândula masculina, aproximadamente do tamanho de uma noz, que localiza-se pouco abaixo  da bexiga, sendo atravessada por um canal uretral que parte desta vesícula urinária, até o pênis. A função da próstata está relacionada com a reprodução humana, pois ela produz um líquido seminal que serve para nutrir e facilitar o transporte dos espermatozóides provenientes dos testículos, no deslocamento pela uretra, quando da ejaculação. O acometimento dessa anomalia prostática prejudica muito a saúde do homem, causando dor, podendo causar infertilidade e até mesmo impotência sexual, se não for tratada adequadamente.

Importante salientar, que o desenvolvimento da próstata inicia-se a partir do período fetal e depois permanece por um período de latência, sendo que ela volta a crescer após a puberdade. O hormônio testosterona é o responsável pelo desenvolvimento e/ou funcionamento dessa glândula.

A próstata, morfologicamente é dividida em quatro regiões, a saber:

  • Zona Periférica;
  • Zona Transicional;
  • Zona Central;
  • Estroma Fibromuscular Anterior.

A hiperplasia prostática benigna ocorre na Zona Transicional, que situa-se na região ao redor da uretra, correspondendo a 5% da glândula, onde podem surgir os problemas prostáticos geralmente benignos; ao contrário da Zona Periférica (partes laterais e posterior – 75% da glândula), onde ocorrem os tumores cancerígenos (cerca de 70%). Já nas outras duas regiões (Zona Central e Estroma Fibromuscular Anterior – 20% da glândula), raramente apresentam ocorrências prostáticas.

O processo da hiperplasia prostática benigna tem como característica a multiplicação benigna de células prostáticas (causando inchaço), devido às disfunções orgânicas ou hormonais, fazendo com que a próstata seja aumentada de volume. Devido à localização da próstata, o aumento dessa glândula, comprime a bexiga, diminuindo a capacidade na retenção da urina e também causando dor ao urinar pela compressão da glândula aumentada (devido à hiperplasia) e também por comprimir regiões da uretra.

O câncer prostático, diferente da hiperplasia prostática benigna, é a multiplicação de células prostáticas malignas que crescem, formando tumores que podem por conseqüência, migrar para outros tecidos celulares ou órgãos vizinhos, podendo até causar o óbito, se não for descoberto e tratado de forma correta, no início da ocorrência.

Sintomas dos problemas da hiperplasia prostática benigna:

A maioria dos problemas na próstata evolui lentamente e não causam sintomas em estágios iniciais ou intermediários. Esses sintomas aparecem quando os problemas prostáticos se apresentam em estágios mais avançados, onde podem ocorrer dor e dificuldade ao urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, infecções urinárias e hematúria (presença de sangue na urina). Além disso, também pode ocorrer insuficiência renal, causada pelo comprometimento dos óstios ureterais (esquerdo e direito – localizado na bexiga) e falência do músculo da bexiga, devido ao acúmulo de colágeno no ligamento.

Diagnóstico dos problemas da próstata:

  • Exames Urológicos

Através de consultas ao médico urologista, que realizará questionamentos, exames de inspeção genital e toque retal;

  • Exames Laboratoriais

Por indicação do médico urologista deverá ser feita a coleta de sangue e realizada a dosagem do PSA.

Imprescindível ressaltar, que se for verificado o aumento da Próstata ou PSA alterado, deverá ser coletado material da glândula para biópsia e averiguação se o tumor é benigno ou maligno. Também poderão ser realizados outros exames laboratoriais, caso seja constatada a malignidade e haja a suspeita de metástase.

câncer de próstata é uma das doenças mais comunsRecomendações importantes:

  • Histórico familiar de câncer de próstata, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (alimentos ricos em gordura e pobre em verduras, vegetais e frutas), alto consumo de álcool, sedentarismo e excesso de peso, devem ser observados, pois são fatores aumentam o risco de desenvolver uma doença prostática;
  • A hiperplasia benigna e o câncer de próstata é mais comum em homens acima de 50 anos;
  • A raça negra constitui um grupo de maior risco para desenvolver uma doença de próstata;
  • Quem tem histórico familiar de câncer de próstata antes de 65 anos, em parentes de 1º grau ou for da raça negra, deve começar a realizar exames periódicos ( médico / laboratorial), a partir dos 40 anos, para evitar problemas prostáticos;
  • Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada dois anos e com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;
  • Exames laboratoriais ou físico (toque retal), alterados podem ser relativamente comuns e causam muita apreensão, porém não são suficientes para estabelecer a diagnóstico de hiperplasia ou de câncer de próstata; para confirmá-lo é necessário avançar para uma avaliação médica mais detalhada e criteriosa;
  • Uma alimentação balanceada e realização de exercícios físicos regularmente são recomendações indispensáveis para prevenir uma doença da próstata.

A Farmácia Eficácia indica o produto Dutasterida! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments