Minoxidil 5% – Guia do manipulado para tratamento de calvície

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 13 minutos

Milhares de pessoas em todo o mundo são acometidas por problemas capilares, principalmente os homens. Estudos revelam que cerca de 50% dos homens sofrem com algum tipo de problema capilar, que afetam principalmente a autoestima.

Produtos capilares estão sendo cada vez mais vendidos e um dos que mais se destaca no mercado atualmente é o Minoxidil, que vem apresentando ótimos resultados contra a calvície. Saiba tudo sobre esse produto.

O que é Minoxidil 5% e para que serve

Minoxidil 5% é indicado para o tratamento da calvície hereditária (alopecia androgênica) em homens adultos. No entanto, a substância é contraindicada a pacientes com histórico de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula e para uso por mulheres.

Cada ml da solução capilar de Minoxidil 5% contém 50 mg de Minoxidil 5% (substância ativa). O indicado é aplicar uma dose total de 1 ml de Minoxidil 5% no couro cabeludo, sobre a área calva e áreas circunvizinhas, duas vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada. Após a aplicação, é necessário lavar bem as mãos. A dose total diária não deve exceder 2 ml ou duas aplicações diárias.

Após a aplicação de Minoxidil 5%, deve-se esperar pelo menos quatro horas para lavar os cabelos novamente. O uso de secador de cabelos, gel, cremes ou sprays para os cabelos não diminui o efeito de Minoxidil 5%.

Caso o paciente interrompa a aplicação da substância, o nascimento de cabelos novos será interrompido. Ocorrerá então um efeito reversível e, dentro de três a quatro meses sem tratamento, pode-se voltar ao aspecto anterior ao início do tratamento.

Minoxidil – como e onde utilizar?

A solução de minoxidil, que está disponível nas concentrações de 2% e 5%, é indicada para o tratamento e prevenção da queda de cabelo androgênica. 

O Minoxidil é uma substância ativa que estimula o crescimento capilar, porque aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea no local, e prolonga a fase anágena, que é a fase de nascimento e crescimento do cabelo.

Além disso, em algumas situações, a solução de minoxidil pode também ser usada para engrossar e preencher falhas nas sobrancelhas e na barba caso o médico assim o recomende. Entretanto, é preciso ficar atento às contraindicações e efeitos colaterais que possam surgir. 

Como usar

Não se deve esquecer de que o uso de Minoxidil só deve ser feito sob orientação médica. Em geral, conforme a região a tratar, o Minoxidil deve ser usado da seguinte forma:

1. Cabelo

Para tratar a queda de cabelo, a solução de minoxidil pode ser aplicada duas vezes ao dia no couro cabeludo seco, nas regiões em que o cabelo está mais fragilizado, com a ajuda de uma massagem.

De modo geral, a quantidade que é aplicada de cada vez é de cerca de 1 ml e a duração do tratamento vai depender da indicação do clinico geral ou dermatologista.

2. Barba

Embora os fabricantes da solução de minoxidil não recomendem a aplicação do produto em outras regiões que não o couro cabeludo, em casos específicos, o dermatologista pode recomendar a aplicação do produto na barba.

Para preencher falhas da barba, o Minoxidil pode ser aplicado da mesma maneira que é aplicado no couro cabeludo, mas com uma diferença, o produto deve ser aplicado primeiro nas mãos e depois nas regiões da barba que se pretende tratar.

Após aplicar o produto, é importante que a pessoa passe um produto hidratante e nutritivo, como um óleo de coco ou amêndoas doces a fim de evitar o ressecamento e amenizar o cheiro do medicamento, já que ele tem uma grande quantidade de álcool, que resseca a pele.

Para que os resultados sejam mais eficazes, o melhor é aplicar diariamente, durante pelo menos três meses consecutivos. É importante ressaltar que estamos falando de um tratamento de médio a longo prazo e que os resultados dependem de uma frequência de uso por um período mais prolongado.

Para aplicar o Minoxidil na barba basta usar o produto diretamente na pele limpa e seca e deixar agir. Melhor não se expor ao sol no dia que usar e lavar o rosto apenas depois de cerca de quatro horas após a aplicação para evitar que o produto seja retirado da pele. Lembre-se de não secar o rosto com uma toalha ou até mesmo deitar no travesseiro logo após a aplicação, porque isso pode retirar o Minoxidil da região que você acabou de aplicar e diminuir a sua eficácia.

3. Sobrancelha

Os fabricantes da solução de minoxidil não estão autorizados a recomendar a utilização do produto em outras regiões além do couro cabeludo, no entanto, em alguns casos, o dermatologista pode recomendar a aplicação do produto nas sobrancelhas, de forma segura.

O Minoxidil também pode ser usado para engrossar as sobrancelhas, aplicando a solução com a ajuda de um cotonete. Após a aplicação do produto, também se pode passar um óleo na sobrancelha, para evitar ressecamento da pele.

Em todas as situações, depois da aplicação do Minoxidil, é aconselhado lavar bem as mãos depois da aplicação, ter cuidado com a região dos olhos e evitar usar mais de 2 ml da solução por dia.

4. Minoxidil para as unhas

Minoxidil também acelera o crescimento das unhas. Ele age ajudando a revitalizar e normalizar o ciclo de crescimento das unhas, fortalecendo e evitando a descamação. Pode ser adicionado ao esmalte.

Como funciona o Minoxidil 5%

Inicialmente, esta substância era utilizada para baixar a pressão arterial em pessoas hipertensas, já que o Minoxidil tem uma ação vasodilatadora. Só depois se descobriu que um dos efeitos colaterais nestas pessoas era o crescimento do cabelo.

Desta forma, o Minoxidil passou a ser usado em solução no couro cabeludo, devido à sua ação vasodilatadora, que melhora a circulação sanguínea, promovendo a absorção de nutrientes no bulbo capilar. Sabe-se ainda que esta substância prolonga a fase anágena, isto é, a fase do ciclo capilar em que ocorre nascimento e crescimento dos fios.

Principais dúvidas sobre Minoxidil

1 – Quanto tempo o Minoxidil começa a fazer efeito?

O efeito do Minoxidil varia de acordo com o organismo de cada pessoa. Em alguns casos considerados raros, os resultados são imediatos, aparecendo em poucos dias, no entanto, de modo geral, é preciso insistir pelo menos algumas semanas ou meses para que as mudanças comecem a ser notadas.

Como o produto age engrossando a estrutura dos fios, que se originam no folículo, sua ação pode ser perceptível quando estes já tiverem comprimento para serem observados a olho nu. No geral, leva mais ou menos de 2 a 4 meses, dependo do ritmo de crescimento dos cabelos de cada pessoa, as seções finas do cabelo estarão mais próximas às pontas (ou já terão sido aparadas), e uma quantidade de fios grossos com alguns centímetros de extensão já será notável.

2 – O que o Minoxidil faz no cabelo?

Várias pessoas fazem uso do Minoxidil para auxiliar em tratamentos de calvície e queda de cabelo. Essa substância tópica é encontrada nas farmácias na concentração de 5% e age aumentando a circulação sanguínea do couro cabeludo e melhorando a oxigenação da região.

3 – O que acontece se parar de usar Minoxidil na barba?

A ação do Minoxidil é nos novos fios que estão nascendo. Infelizmente, se você interromper o tratamento, a próxima leva voltará a ficar mais fraca.

4 – O que acontece se usar muito Minoxidil?

O uso extensivo de Minoxidil 5% tópico não mostrou a ocorrência de absorção de quantidade suficiente para causar efeitos sistêmicos, isto é, quando o medicamento entra no organismo e alcança a circulação sanguínea e é distribuído por todo o organismo. No entanto, pode haver maior absorção devido ao uso abusivo do produto, ou à variação individual e sensibilidade exagerada levando, pelo menos teoricamente, a um efeito sistêmico.

5 – Tem algum problema usar Minoxidil vencido?

Produtos vencidos fazem mal para a pele e para o cabelo. Usar cosméticos fora do prazo de validade não só faz com que o produto não garanta mais o mesmo efeito, como também abre precedentes para que ele piore a situação para o qual foi desenvolvido.

6 – É normal cair cabelo usando Minoxidil?

Na fase inicial do tratamento, é normal ocorrer queda de cabelo. Acredita-se que o Minoxidil estimula a queda dos fios frágeis para que depois cresçam mais fortes e saudáveis. Esse efeito é temporário e não dura mais que 1 mês.

7 – Qual hormônio faz nascer cabelo?

No caso dos cabelos, a testosterona chega até os folículos capilares passando pelas papilas dérmicas do couro cabeludo. Uma vez que o hormônio chega a esse local, ele ajuda ou atrapalha os folículos a fazerem os cabelos crescerem com cores, comprimentos e espessuras diferentes.

Contraindicações do Minoxidil 5%

É contraindicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade ao Minoxidil 5% ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

O remédio é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes, devido aos compostos da fórmula. Além do mais, este medicamento ainda é recente e estudos ainda estão sendo realizados para identificar quais são as suas vantagens e desvantagens e como ele age no corpo humano.

O ideal é que a pessoa que sofre com calvície e esteja interessada em utilizar o produto entre em contato com um médico dermatologista para fazer os exames necessários. Além de identificar a causa do problema, é possível verificar se o paciente tem alergia a algum componente desse medicamento.

Se você estiver nas seguintes situações, sugerimos que haja mais cuidado na utilização do Minoxidil Kirkland:

  • Pessoas com problemas cardíacos devem consultar um cardiologista e dermatologista antes de iniciar o tratamento, pois nesses casos o medicamento pode ser muito perigoso.
  • Se o couro cabeludo estiver irritado, infeccionado ou vermelho
  • Queda de cabelo repentina
  • Se a causa da queda de cabelo for desconhecida
  • Se já estiver realizando tratamento com outro medicamento
  • Gestantes ou em período de amamentação 

Apesar de o Minoxidil ser muito benéfico para a autoestima de uma mulher com calvície ou queda capilar, ele também apresenta algumas desvantagens. A principal delas é, certamente, a manifestação de efeitos colaterais desagradáveis após o início do tratamento.

Entre eles estão:

  • Coceira na região em que o produto é aplicado e descamação do couro cabeludo, gerando as famosas caspas.
  • Aumento da produção de sebo pelas glândulas capilares, o que deixa o cabelo mais oleoso.
  • O crescimento de pelos na testa, no rosto e no pescoço quando utilizado em quantidades acima do recomendado.
  • Aumento da quantidade de pelos em outras regiões do corpo, como nas pernas e na barriga.
  • Em alguns casos, até dores de cabeça.

Se você sentir algum desses sintomas, comunique ao seu médico. Além disso, se você tem hipersensibilidade ao ativo ou a qualquer outro componente presente na fórmula, o uso do Minoxidil não é indicado.

É preciso tomar cuidados ao utilizar esse medicamento? 

Durante o uso do Minoxidil, é importante que as mulheres sigam alguns cuidados especiais. A hidratação dos cabelos deve ser frequente, porque a fórmula contém álcool e pode ressecar os fios.

Além disso, é aconselhado massagear o couro cabeludo no momento da aplicação, para estimular ainda mais o crescimento dos fios. Por fim, o uso correto quanto à posologia do medicamento é fundamental para evitar que pelos cresçam em regiões indesejadas.

Afinal, vale a pena utilizar Minoxidil?

  • Em casos de cabelos geneticamente ralos – Vale a pena, com certeza, desde que você esteja disposto a usar sempre e que saiba que ao interromper o uso, o cabelo tende a voltar ao estado original.
  • Em casos de queda, falhas ou cabelo repentinamente ralo – vale muito a pena usar o Minoxidil. Além de acelerar o preenchimento das falhas, com os folículos vivos, os resultados vão ser bem satisfatórios.  E fora o resgate da autoestima.

O Minoxidil 5% é um cosmético que pode ser utilizado sem restrições?

É importante destacar que o Minoxidil — tanto na versão 2%, quanto na convencional de 5% — é um medicamento e, embora tenha venda livre nas farmácias, deve ser utilizado com acompanhamento de um médico dermatologista especialista em tricologia. Somente assim é possível garantir que o melhor tratamento será prescrito para você.

Ele pode engrossar os fios?

Como já dissemos, o Minoxidil é um vasodilatador, aumenta os fatores de crescimento e, consequentemente, faz o recrutamento de fios latentes.

Além disso, estimula a permanência dos fios na fase anágena e, dessa forma, também ajuda a aumentar a espessura e o comprimento dos cabelos. Portanto, a resposta é sim: usar Minoxidil pode engrossar seus cabelos.

Somente os fios que já existem é que vão crescer?

Novamente, o efeito vasodilatador causado pelo Minoxidil entra em ação. Além dos fios que já estão crescendo no couro cabeludo, novas unidades também são produzidas em decorrência da ação dos fatores de crescimento. Desta forma, as falhas no couro cabeludo podem ser resolvidas por completo com o uso deste produto.

Quando interromper o tratamento com Minoxidil?

Existem algumas situações em que se deve suspender o medicamento imediatamente caso esteja com os seguintes sintomas:

  • Batimento cardíacos acelerados
  • Dores no peito
  • Irritação no local da aplicação do medicamento
  • Ganho repentino de massa corporal
  • Inchaço nas mãos e nos pés
  • Surgimento de pelos em outras partes do corpo
  • Desmaios e tontura

Veja mais detalhes sobre Minoxidil, clicando na imagem abaixo.

minoxidilVários produtos
Produto para os cabelos, barba e sobrancelha

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments