Medicina integrativa – o que é e as suas vantagens

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 8 minutos

Atualmente, mais e mais pessoas buscam novas formas de tratamento. Métodos mais eficientes e humanizados são mais exigidos pelos pacientes em relação aos profissionais da saúde. 

A tendência também é que essas medicinas alternativas sejam cada vez mais adotadas.

Uma dessas formas de tratamento é a medicina integrativa, um método que trata o paciente de forma realmente integrada e humanizada.

O que significa medicina integrativa?

A medicina integrativa é a prática médica que se preocupa em tratar o paciente como um todo e não apenas a doença.

Nesse tipo de tratamento, a relação entre médico e paciente é muito importante, pois todo o tratamento se baseia na individualidade do paciente, levando em conta sua personalidade, sua forma de se relacionar com o mundo, entre outros.

Diferente do ponto de vista da medicina tradicional, na medicina integrativa a saúde é a soma de aspectos que vão além da área biológica, incluindo também as partes emocionais, sociais, mentais e espirituais. Todos os impactos da vida do paciente são levados em consideração durante o tratamento.

A finalidade dessa prática é colocar o paciente como protagonista do seu tratamento. Ou seja, ele deixa de ser um receptor de remédios, exames, e começa a se ver como principal agente para sua saúde.

Os profissionais da saúde têm como principal objetivo, durante o tratamento, alcançar as melhores condições para o paciente, visando não apenas curar uma doença específica, mas melhorar a qualidade de vida desse paciente.

A adoção da medicina integrativa levará à diminuição de gastos, devido ao cuidado integral, prevenção de doenças e promoção da saúde.

A medicina integrativa é constituída, além dos médicos, por vários profissionais da saúde como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. Todos trabalhando em equipe para tratar adequadamente o paciente.

Durante o tratamento da medicina integrativa, métodos tradicionais como cirurgias, remédios, se juntam a outras formas de tratamento como yoga, florais, massagens, acupuntura, terapia, meditação, entre outros.

Quais são as principais vantagens da medicina integrativa?

A medicina ocidental é praticada de acordo com o conceito do modelo biomédico que enxerga a doença apenas por fatores biológicos, sem considerar outros aspectos individuais da pessoa, que podem interferir no tratamento e progressão da doença. Bem diferente da medicina integrada, que leva em conta outros aspectos durante o tratamento, o modelo biomédico tem como principal objetivo, curar uma doença já existente.

Embora o modelo ocidental seja muito utilizado, cada vez mais as pessoas buscam formas alternativas de tratamento, como a acupuntura e a medicina oriental.

No entanto, os médicos atualizados estão buscando oferecer um atendimento integrado para seus pacientes, seja através do seu próprio consultório, hospitais ou em sociedades.

Prevenção de doenças

Como a medicina integrativa cuida do paciente e não apenas da doença, diversos aspectos são trabalhados, mesmo que não estejam diretamente ligados à doença.

Assim, os médicos conseguem curar uma doença e prevenir diversas outras que poderiam vir com o tempo, sem um foco total no cuidado e atenção.

Aumento de qualidade de vida para os pacientes

Na medicina integrativa, o paciente deixa de ser passivo durante o tratamento, e se torna o principal agente de promoção da sua própria saúde. Ele se engaja mais durante o tratamento. Como esse método traz uma visão completa sobre o paciente, diversas técnicas são utilizadas para a cura ou prevenção de doenças, possibilitando que os resultados sejam ainda mais eficazes

Quais são os tratamentos e onde encontrar

Além do SUS (Sistema Único de Saúde), clínicas e hospitais particulares, também disponibilizam a Medicina Integrativa para seus pacientes. Além disso, pode-se contar com os planos de saúde que proporcionam as mais diversas terapias.

A Medicina Alternativa oferece diversos tratamentos que primam pelo equilíbrio e o bem-estar dos pacientes, a fim de conquistar a cura integral. São eles: acupuntura, cromoterapia, massoterapia, além de aromaterapia, reiki, homeopatia, fitoterapia, entre outros. Confira como tudo isso funciona na prática!

1- Acupuntura

A acupuntura funciona a partir da estimulação dos pontos meridionais do corpo com o uso de agulhas apropriadas para promover relaxamento e equilíbrio orgânico, resultando no alívio do estresse, melhora do sono e redução ou eliminação dos sintomas de diversas doenças.

Após algumas sessões já é possível perceber a sensação de reequilíbrio e bem-estar do paciente. No entanto, é preciso seguir o tratamento até o fim, de acordo com a orientação médica.

Acupuntura tem resultados de eficácia superior à medicação convencional e vem conquistando uma excelente reputação no tratamento de doenças psicológicas e físicas.

É importante lembrar que o procedimento só deve ser realizado por profissionais capacitados, com formação médica e especialização em Acupuntura. Só assim é possível receber o tratamento adequado. 

2- Massoterapia

Outro tratamento da Medicina Integrativa que oferece ótimos resultados é a Massoterapia, que é a massagem terapêutica em benefício do equilíbrio e bem-estar do corpo e da mente.

Massoterapia é a união de terapia e massagem e pode ser um excelente tratamento para ajudar a tratar pacientes.

Esse tipo de tratamento é indicado para a maioria dos pacientes. A quantidade de sessões está relacionada com como está o seu organismo, como são seus hábitos e, principalmente, da indicação médica.

3- Aromaterapia

A aromaterapia utiliza óleos essenciais puros para cuidar do bem-estar do paciente, com ênfase na harmonia tanto mental quanto física do paciente. 

Sendo assim, a utilização da aromaterapia para tratamento de ansiedade já é uma prática bem comum. Desta forma, seus benefícios são percebidos assim que o paciente inala os princípios ativos presentes nos óleos.

4- Fitoterapia

Os medicamentos fitoterápicos possuem, em sua composição, um conjunto de princípios ativos que são obtidos por meio de partes de determinadas plantas, como raízes e folhas. 

Para que o paciente tenha uma melhora significativa com o seu tratamento, vale ressaltar que só se deve utilizar medicamentos comprovados cientificamente! 

5- Homeopatia

A homeopatia é uma prática terapêutica que tem como foco o paciente, e não a doença. Sendo assim, em seu uso, são ministradas doses mínimas de medicamentos homeopáticos para evitar intoxicações. 

6- Cromoterapia

Na cromoterapia, as cores são utilizadas para promover a saúde, o equilíbrio e o bem-estar geral

Cada cor age de maneira específica em um órgão, ajustando as energias bloqueadas, o que pode se manifestar em forma de doença ou dor.

A técnica se baseia nas seguintes cores: azul, amarelo, vermelho, laranja, verde, azul-turquesa, violeta e magenta. 

As cores mais frias (do azul ao violeta) são relaxantes, portanto, agem apaziguando a energia. Já os tons mais quentes (do amarelo ao vermelho) tonificam e intensificam o ambiente, o corpo e a mente. 

Enquanto aplica, o terapeuta mentaliza e projeta as cores sobre os órgãos do corpo físico e sobre os corpos sutis, ou emocionais.

Com a técnica da cromoterapia é possível conquistar inúmeros resultados positivos, como maior qualidade de vida, sono mais tranquilo e restaurador, mente mais calma e menos ansiosa e melhora da circulação sanguínea.

7- Reiki

Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital, visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental do paciente.

A importância da medicina integrativa para o paciente

Um dos métodos fundamentais da medicina integrativa é o fortalecimento da relação entre o médico, paciente e família. 

Nesse processo, o profissional da saúde observa o paciente em todos os seus âmbitos, sendo necessário ter um olhar mais humanizado, sabendo escutar seu paciente e construindo uma relação duradoura com e ele e a família. É preciso saber quem é o paciente, como é a sua rotina, sua vida social, situação econômica, visualizando o paciente como um ser humano em sua totalidade e o convívio com a família. Saber o quanto a família estará envolvida com o tratamento do paciente é muito importante, pois o mesmo precisará de toda ajuda possível.

Em geral, o tratamento do paciente é compartilhado entre todos os profissionais da saúde envolvidos, caso haja mais de um. Além do mais, o paciente e a família participam ativamente de todas as tomadas de decisões sobre sua saúde.

Veja mais detalhes sobre Manipule a homeopatia na Eficácia, clicando na imagem abaixo.

Vários produtos
Confira os produtos manipulados pela Farmácia Eficácia.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments