Limpeza de pele: como é feita e benefícios para saúde

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 10 minutos

Há quem pense que a limpeza de pele serve apenas para se livrar dos indesejados cravos. Não é bem assim!

A pele, principalmente a do rosto, está frequentemente exposta a vários fatores que interferem na sua saúde, como o estresse, alimentação, variação hormonal, além de fatores externos como a incidência solar, poluição, resíduos e, em se tratando das mulheres, a tão indispensável maquiagem.

Os cuidados diários como a limpeza da pele com sabonetes específicos ou adstringentes é fundamental. No entanto, de tempos em tempos é preciso fazer uma limpeza mais profunda, com produtos que possuam os princípios ativos necessários para cada tipo de pele. Nesses momentos vale consultar uma profissional especialista para uma avaliação correta da pele.

Fazer uma limpeza de pele com regularidade diminui o excesso de oleosidade, remove as células mortas que se acumulam na camada superficial da pele, restaura e equilibra o Ph da epiderme, melhorando o tônus, deixando-a mais firme e com mais elasticidade, prevenindo o envelhecimento, além de proporcionar uma aparência sempre limpa, hidratada, saudável e jovem. 

A rotina de cuidados com o rosto, como a higienização e esfoliação é muito importante e ajuda a manter os benefícios da limpeza profunda por mais tempo.

O procedimento é indicado para homens e mulheres e também para todos os tipos de pele.  Seu rosto é a primeira parte do seu corpo a ser vista. Uma pele bem cuidada é fundamental para que se sinta bem, seguro e confiante.

Como é feito este processo

A limpeza de pele deve ser feita por uma esteticista da seguinte maneira: 

1. Limpar primeiramente a pele

Baseia-se em retirar a maquiagem e limpar bem a pele aplicando uma loção de limpeza para ajudar na remoção da oleosidade e de algumas impurezas da pele. 

Produtos que contém Aloe vera e chá verde são ótimos para desintoxicar a pele. A loção deve ser aplicada com a mão com luva em todo rosto, e depois pode-se usar uma gaze para espalhar o produto por toda face, em movimentos circulares. 

2. Abrir bem os poros

Geralmente, a abertura dos poros acontece com a aplicação de vapor de ozônio ou vapor de água, visto que o vapor amolece a pele, facilitando a retirada de cravos e impurezas. A aplicação de uma máscara auxilia ainda mais a amolecer a camada de pele mais superficial. O vapor de água ou de ozônio pode durar de 5 a 10 minutos e durante este período a esteticista para tornar o momento mais agradável e relaxante pode massagear as mãos ou a cabeça da pessoa que recebe o tratamento.

3. Esfoliar com cuidado

A esfoliação tem por objetivo remover a camada mais superficial da pele e as células mortas, facilitando a extração de cravos e impurezas. 

A esfoliação deve ser feita em pessoas que possuem espinhas inflamadas com um produto específico. No entanto, em todas as outras situações pode-se usar um creme esfoliante que tenha microgrânulos que pressionados na pele, favorecem a retirada da sujeira. Movimentos circulares com gaze são essenciais para remover o máximo de cravos do rosto e abrir os poros. A remoção completa do produto pode ser feita com água e uma gaze limpa, preparando a pele para o próximo passo.

4. Retirada dos cravos 

A extração dos cravos é feita manualmente, com gaze ou um pedacinho de algodão umedecidos com uma loção antisséptica, pressionando os dedos indicadores em direção oposta. Aconselha-se a extrair os miliuns com o auxílio de uma microagulha, para perfurar a pele e pressionar, removendo a bolinha de sebo que se formou ali. Esse procedimento dura no máximo 30 minutos e geralmente começa na zona T, na seguinte ordem: nariz, queixo, testa e a seguir bochechas.

Após a extração manual dos cravos e miliuns, deve-se utilizar um aparelho de alta frequência que auxilia a pele a cicatrizar e acalmar. 

Uma outra excelente opção para se fazer uma ótima limpeza de pele, retirando ao máximo suas impurezas, é fazer um tratamento profissional chamado limpeza de pele ultrassônica, que utiliza um equipamento de ultrassom para atingir as camadas mais profundas da pele.

Durante a limpeza de pele, não se deve extrair espinhas, pois isso pode deixar cicatrizes na pele, além de gerar mais inflamação. Além do que, o procedimento deve ser o menos doloroso possível. A extração deve ser feita delicadamente e devagar de forma que o paciente se sinta confortável.

Para aqueles pacientes mais sensíveis a dor, há a possibilidade de se usar anestésico tópico previamente, mas normalmente isso não se faz necessário.

5. Aplicar máscara calmante

Deve-se aplicar uma máscara calmante, de acordo com o tipo de pele, durante cerca de 10 minutos para ajudar a diminuir a vermelhidão e a acalmar a pele. 

Para remoção da máscara use água e gaze limpa, com movimentos circulares. 

Durante sua atuação pode ser realizada a drenagem linfática manual em todo rosto para ajudar a retirar a vermelhidão e o inchaço.

6. Utilizar Filtro solar

Para finalizar a limpeza de pele profissional, deve-se aplicar uma loção hidratante e filtro solar com fator de proteção igual ou superior a 30 FPS. 

Após este procedimento, a pele normalmente fica muito sensível. Sendo assim, o filtro solar é imprescindível para proteger a pele dos danos do sol e para evitar o surgimento de manchas escuras na pele, que poderão surgir caso fique exposto ao sol ou a luzes ultravioletas.

Fique atento

Os produtos utilizados durante a limpeza de pele devem ser de boa procedência, sejam nacionais ou importados, e estar dentro do prazo de validade para que não haja risco de provocar alergias e irritações.

Produtos manipulados e à base de ácidos ou produtos tópicos com componentes hormonais devem ser usados com a orientação e supervisão de um médico dermatologista.

Quando não fazer a limpeza de pele profissional

Este tipo de limpeza não deve ser feito na pele com acne quando existem espinhas inflamadas, com aparência amarelada, porque pode agravar a acne e prejudicar a pele. Neste caso, ir ao dermatologista para realizar um tratamento para eliminar as espinhas é o mais indicado. Além do mais, não deve ser feita em indivíduos com a pele muito sensível, com alergia, descamação ou rosácea.

Quando a pele está bronzeada, também não se deve fazer limpeza de pele, porque pode levar ao surgimento de manchas escuras na pele. 

Quem está fazendo tratamento com ácidos na pele, como o peeling químico ou está usando creme que contenha algum ácido, também não pode fazer limpeza de pele devido ao aumento da sensibilidade da pele.

A limpeza de pele pode ser feita na gravidez, mas nessa fase é comum o surgimento de manchas na pele, por isso a esteticista poderá optar por usar produtos diferentes ou fazer uma limpeza de pele mais superficial, para não agredir a pele, evitando o surgimento das manchas escuras no rosto.

Os benefícios da limpeza de pele

Confira o que a limpeza de pele pode fazer por sua pele:

1- Remove as células mortas – Para que a pele nova possa respirar e ser nutrida pelos cosméticos, as células mortas precisam ser eliminadas do rosto. A limpeza de pele remove as células mortas da epiderme, permitindo a renovação da pele tornando-a mais bela.

2- Higieniza sua pele – Água e sabão nem sempre conseguem extrair todas as impurezas da pele, e estas se acumulam com o tempo. Quando a pele está suja, ela não consegue sentir os efeitos dos cosméticos utilizados.

3- Remove cravos – Dependendo do caso, os cravos deixam a pele com aspecto feio e áspero. A limpeza de pele livra o rosto de cravos abertos, cravos fechados, e também dos miliuns.

4- Desintoxica a pele – A limpeza de pele também desintoxica o rosto, por isso a pele fica mais saudável e mais bonita, combatendo os radicais livres que causam envelhecimento precoce.

5- Reduz a oleosidade – A limpeza de pele favorece a diminuição da produção de sebo da pele deixando-a mais aveludada.

Com tudo isso é claro que sua pele ficará ainda mais bela e muito mais hidratada e saudável.

Limpeza de pele caseira

A limpeza de pele caseira é aquela que deve ser feita diariamente com produtos que você tem em casa. Confira!

  • Demaquilantes para remover a maquiagem com produtos específicos para rosto e olhos.
  • Sabonetes líquidos com pH compatível com o da pele.
  • Água morna ou natural para o enxágue.
  • Loções e tônicos adstringentes para remover resíduos de oleosidade, poluição e maquiagem que podem não ter sido removidos com o sabonete.

A esfoliação deve ser feita semanal ou quinzenalmente a fim de estimular a renovação celular. Não use esfoliantes caseiros, pois eles podem gerar irritações e alergias. O certo é consultar um dermatologista que irá indicar o melhor produto para seu tipo de pele.

Quem nunca faz limpeza de pele, como deve proceder?

Para limpeza de pele caseira, deve-se usar um creme noturno com poder esfoliante como os que contêm ácido retinoico, glicólico ou salicílico, de preferência indicado por um dermatologista. Ou fazer algum tipo de esfoliação com sabonete abrasivo ou com bucha específica para o rosto, uma vez por semana, seguida de uma hidratação.

Vale a pena fazer limpeza de pele?

Toda limpeza de pele cuidadosamente feita é, sem sombra de dúvida, garantia de um rosto renovado e perfeito. O procedimento é uma técnica eficiente para dar fim às células mortas da camada superficial, o que na prática significa mais saúde, higiene e beleza para a cútis.

Esse tipo de tratamento requer alguns aspectos fundamentais, como a frequência com que deve ser realizado, quem pode ser submetido ao tratamento, que tipos de pele se beneficiam mais, e alguns cuidados cotidianos e pós-procedimento que favorecem e prolongam os resultados.

Veja mais detalhes sobre Metilcobalamina B12, clicando na imagem abaixo.

limpeza de peleFormulação para veganos
“A Metilcobalamina para veganos, possui o diferencial de ser dispensado em cápsulas de tapioca, que é 100% vegano, “A suplementação a base de Metilcobalamina mantém a função cerebral, promove a longevidade celular, protege as funções cardiovasculares”. Farmacêutica Neila Mara

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriela

ameii o seu artigo, me ajudou bastante.

Ellen Frazão

Olá! boa tarde! tudo bem?
Fico feliz em poder ajudar.