Sintomas de intolerância ao glúten

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 2 minutos

Ainda pouco conhecida e debatida, a doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, proteína que se encontra naturalmente no trigo, cevada, centeio, aveia e malte. No Brasil, ela afeta em torno de 2 milhões de pessoas, mas a maioria ainda está sem diagnóstico, pois seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outros distúrbios.

A Doença Celíaca afeta homens e mulheres e geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida. Entretanto, pode se manifestar em qualquer idade, inclusive na adulta.

A intolerância ao glúten é uma doença autoimune, que afeta o intestino delgado e faz com que o organismo tenha dificuldade de absorver os nutrientes essenciais ao organismo, como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Apesar de, às vezes, ser chamada de alergia ao glúten, a doença celíaca não é uma doença alérgica, e sim uma predisposição genética que pode apresentar uma variedade de sintomas, como:

  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Falta de apetite
  • Emagrecimento
  • Cansaço e fadiga
  • Flatulência e dor abdominal
  • Náuseas e vômitos
  • Sintomas depressivos
  • Dores nas articulações, alteração no esmalte dentário, artrite e raquitismo
  • Deficiência de crescimento e de desenvolvimento das crianças
  • Atrasos na menstruação, menopausa precoce ou diminuição da fertilidade
  • Diminuição na quantidade de espermatozoides

O glúten está presente nos cereais amplamente utilizados na composição de alimentos e por isso, é extensa a lista de alimentos que contem glúten: pães, biscoitos, torradas, macarrão, pizza, cerveja, aveia, centeio, coxinhas, quibes, farinha de trigo e de rosca, bolo e alguns outros doces.

Algumas bebidas industrializadas (cerveja, whisky e vodka), medicamentos, cosméticos e outros produtos não ingeríveis podem conter glúten em sua composição e devem ser evitados por aqueles que têm intolerância.

Até hoje, o único tratamento é a dieta com total ausência de produtos e alimentos com glúten, pois quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. E, como não tem cura, as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares devem ser seguidas rigorosamente pele resto da vida.

Mas como você vai saber quais alimentos não possuem glúten? Para resguardar o direito à saúde dos portadores de doença celíaca, é obrigatório por lei federal (Lei nº 10.674, de 16/05/2003) que todos os alimentos industrializados informem em seus rótulos a presença ou não de glúten.

Agora que você já sabe o que é doença celíaca, fique de olho nos sintomas e, em casos de dúvida, consulte seu médico.

Embora quase todos os pacientes fiquem livres da doença ao adotar uma dieta isenta de alimentos com glúten, a doença celíaca aumenta o risco de câncer intestinal. Quanto mais cedo for identificada, melhor será a prevenção.

Conheça o produto Chá Verde 500mg, clicando na imagem abaixo.

intolerância ao glútenChá Verde 500mg
O Chá Verde acelera o metabolismo e ajuda na queima da gordura, potencializando a perda de peso e reduzindo medidas.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments