Tempo de leitura: 2 minutos
Cólicas intermináveis, náuseas, crises alternadas de prisão de ventre ou diarreia e distensão do abdômen. Você já ouviu falar na síndrome do intestino irritável? Também conhecida como cólon irritável, essa é uma das doenças digestivas crônicas mais comuns entre as pessoas.
Na maioria dos casos, há momentos em que os sintomas se manifestam mais gravemente e momentos em que eles são melhores. É possível, inclusive, ter fases completamente sem nenhum sintoma. Em geral, uma pessoa pode ser diagnosticada como portadora da síndrome do intestino irritável quando:
- Por pelo menos 3 meses, no último ano, sofreu ou sofre de desconforto e dores abdominais, acompanhadas por alterações nos movimentos normais do intestino;
- Tem feito exames para doenças, como alergias ou intolerâncias que explicariam os sintomas, mas continua sem nenhum resultado.
Por isso, depois de diagnosticada, é muito importante que o paciente se alimente de forma adequada para evitar o agravamento de problemas no intestino. Ou seja, quem sofre com os sintomas da doença, é fundamental manter uma especial alimentação para o intestino irritável, selecionando bem os alimentos que podem ou não ser inseridos na dieta.
Elimine: leite e seus derivados, alimentos com cafeína, condimentos como pimenta e canela, frutas cítricas, alimentos gordurosos e frituras, alimentos que produzem flatulências (como a família das couves, grãos, cebola ou frutos secos)
Uma dieta rica em fibras pode ser bem útil para aliviar queixas de constipação. O uso de probióticos também é ótimo, pois melhora a flora intestinal, ajudando pacientes com queixas de flatulência excessiva.
Não se esqueça: mudanças no estilo de vida do paciente fazem parte do tratamento. Boa alimentação e saúde devem sempre ser a principal preocupação.
Pensando no seu bem estar, a Farmácia Eficácia indica as cápsulas de Agar Agar que possuem um alto teor de fibras e ajuda a regular o funcionamento do intestino. Clique aqui e saiba mais sobre o produto.
[…] >> Leia mais sobre os sintomas do Intestino Irritável AQUI! […]