Conheça a importância da vitamina B2 para a saúde

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

A vitamina B2 ou a riboflavina era conhecida como vitamina G. Essa substância é de extrema importância para o funcionamento adequado do nosso organismo, especialmente para as pessoas que praticam atividades físicas com regularidade. Essa vitamina atua direto no metabolismo das proteínas, dos carboidratos e das gorduras.

Benefícios da vitamina B2

Auxilia na quebra das proteínas, das gorduras e dos carboidratos, ajudando a transformar o alimento em energia para as atividades físicas e diárias.

Ajuda na reparação de tecidos, na produção de anticorpos e hemoglobina, no funcionamento adequado das mucosas intestinais, na formação do feto.

E, ainda, garante que o sistema nervoso trabalhe de forma adequada. Controla a tireoide. Permite a melhor absorção de alguns nutrientes, como, ferro, ácido fólico e outras vitaminas.

E tem mais: previne o câncer cervical, combate a acne, reduz o aparecimento de cãibras, previne a danificação dos nervos do pé e do tornozelo, impede o aparecimento de alguns problemas sanguíneos como a anemia.

Ainda não acabou, retarda o surgimento da catarata, evita problemas com a infertilidade, combate a perda de memória e outras doenças neurológicas como o mal de Alzheimer.

E lá vamos nós, ameniza as tão terríveis enxaquecas; deixa os cabelos, a pele e as unhas impecáveis, retarda o envelhecimento e libera hormônios.

Quanto devo ingerir

De acordo com especialistas, mulheres adultas devem ingerir 1.1 mg e homens adultos 1.3 mg diariamente.

E quem deve ingerir mais?

Atletas e mulheres que estão amamentando precisam ingerir mais vitamina B2 para equilibrar o homeostático do corpo e ter mais energia para as atividades físicas e produzir uma quantidade maior de leite.

E se eu exagerar na dose?

Por ser solúvel em água o seu corpo conseguirá eliminar os excessos por meio da urina, por exemplo. Porém, fique atento, porque o consumo de alimentos ricos em riboflavina em excesso por um longo período pode ocasionar problemas renais pois os nossos rins são os responsáveis por filtrar o nosso sangue e se há um excesso dessa substância em nosso organismo, eles vão trabalhar mais do que devem e, esse fato, pode ocasionar as tão famosas e dolorosas pedras nos rins.

E se o consumo desta vitamina for abaixo do que preciso?

Esse fato não é muito comum. Mas, os grupos de risco são: os alcoólatras, os idosos (com dieta pouco balanceada), pessoas que têm intolerância às fontes (lactose, por exemplo), portadores de doenças hepáticas e as mulheres que fazem uso de contraceptivos de uso oral.

E, se o consumo for deficiente, seu organismo não funcionará de forma adequada, o corpo fica extremamente suscetível às doenças relacionadas ao olhos; pele e mucosa; pode haver um ganho de peso (pois não há quebra de gorduras, proteínas e carboidratos em níveis normais); e pode ocorrer a diminuição das funções mentais.

E quais são os sinais de que o consumo de vitamina B2 não está adequado?

Diarreia, aumento do volume de urina, problemas de visão, perda de cabelo, unhas quebradiças, inflamação da língua, problemas de pele, insônias, funções mentais reduzidas e inchaço corporal.

Alguns dos alimentos ricos em vitamina B2 são: espargos, brócolis, ovos, vegetais de folhas verdes, legumes, cogumelos, nozes, espinafre, semente de girassol, grãos integrais, entre outros.

Conheça o produto Riboflavina, clicando na imagem abaixo.

vitamina b2(Vitamina B2) – 60 cápsulas
A Riboflavina é uma vitamina do complexo B, muito importante para manter as funções do organismo, mantém a energia do corpo, a saúde da pele, boca e olhos.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments