Idosos na quarentena: os cuidados com a saúde

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 4 minutos

Como você tem reagido ao dias mais isolado em casa? E os seus pais e/ou avós, como eles estão lidando com tudo isso? O momento atual ainda é de muito cuidado e preservação. Mas a prevenção não deve ser apenas em relação ao vírus, mas também com a saúde mental e física.

A pandemia da Covid-19 e o consequente isolamento social, adotado para conter a disseminação do vírus, trouxeram uma nova realidade para todo o mundo. Para alguns, a situação não chega a ser tão difícil, para outros, a ansiedade e a solidão podem ser devastadoras.

Os idosos, em grande parte, se enquadram no segundo grupo. E, por isso, merecem um pouco mais de atenção e cuidado.

Veja a seguir algumas dicas de cuidado com a saúde que é preciso ter com os idosos na quarentena.

Fique de olho na alimentação

Alimentos como arroz, batata, mandioca, milho, abóbora, aveia e pão são fontes importantes de energia. Além disso, possuem fibras, vitaminas e minerais e carboidratos.

Dessa forma, devem ser protagonistas na dieta dos idosos. Se puderem ser consumidos na versão integral, melhor ainda.

Frutas, legumes e verduras também devem estar presentes em todas as refeições.

Outro detalhe importante: por estarem em casa, mais parados e com menos atividades, a percepção de sede do idoso pode reduzir, mais do que o normal. Por isso, é preciso redobrar a atenção com a hidratação.

Mais distração dentro de casa

Manter os idosos ocupados é a chave para que eles não se sintam sozinhos e entediados.

Nesse desafio, os jogos podem ser uma excelente opção. Dominó, damas ou jogos de tabuleiro para juntar a família. Sudoku, palavra cruzada e caça palavras também são boas opções.

Outras dicas de distração para “matar o tempo” é assistir filmes, programas de TV, séries, ler um livro.

E, quando tiver um bom tempinho, conversas sobre histórias antigas sempre são importantes para trazer boas recordações e aumentar o bem estar.

Não se esqueça do sol

A vitamina D é preciosa para todo mundo, mas para os idosos ela tem um peso ainda maior.

Na terceira idade a produção dessa vitamina reduz consideravelmente, o que acaba aumentando o risco de fraturas nos ossos. Além de diminuir a absorção de cálcio pelos órgãos, o que pode gerar mais fadiga e dor muscular.

Por isso, mesmo em casa, é essencial tomar um banho de Sol de 10 a 15 minutos todos os dias. De preferência, antes das 10h e após às 16h.

Isso é fundamental para reduzir problemas emocionais e psicológicos, aumentando o bem-estar geral.

Mantê-los ativos é fundamental

Atividades físicas ajudam a preservar a saúde. Então, mesmo em casa, é importante incentivar os idosos a se manterem ativos. Busque opções que sejam mais agradáveis a eles, por exemplo: dançar, cultivar plantas, cozinhar, tocar instrumento, alongamento, pilares, yoga.

O importante é que eles deixem de ter uma rotina sedentária.

Saúde mental também requer atenção

Nós somos o resultado de tudo aquilo que pensamos. Portanto, quanto mais os estímulos nos fizerem ter bons pensamentos, melhor poderemos nos sentir. Isso não significa se ausentar totalmente da realidade, porém, diminuir o tempo de noticiários ruins é uma boa estratégia para melhorar os pensamentos dos idosos.

Portanto, todas as dicas de distração que falamos anteriormente são fundamentais para preservar a saúde mental dos nossos entes queridos.

Por fim, se você está longe, a tecnologia vai ter que trabalhar a seu favor. Faça ligações, chamadas de vídeo e troque mensagens constantemente para alegrar o dia a dia deles, fazendo com que a ansiedade e a solidão não tenham espaço para se instalar.

Gostou das dicas? O que você tem feito para cuidar da sua saúde e dos idosos na quarentena?

Veja mais detalhes sobre Glutamina + Vitamina C, clicando na imagem abaixo.

saúde dos idosos na quarentenaEm sachês
’A combinação de glutamina e vitamina C aumentam o sistema imunológico, o que é muito importante, para fortalecer as defesas do organismo, contra doenças, ombate gripes, além de recuperar da fadiga após treinos de alta intensidade’’ Farmacêutica Neila Mara

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments