Flacidez Muscular: causas e tratamento

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 7 minutos

Os músculos são formados por fibras e feixes que se cruzam, capazes de encolher e estirar, proporcionando ao corpo humano a realização de movimentos diversos. 

A flacidez muscular acontece quando as fibras que formam os músculos enfraquecem. Isso faz com que o indivíduo perca força e vigor, bem como a capacidade de realizar movimentos, aumentando o risco de ferimentos, principalmente em idosos.

Existem várias causas para flacidez muscular como o declínio na musculatura a partir dos 30 anos, por causa da perda de proteínas e outros componentes das fibras musculares, devido a causas diversas e alterações hormonais.

Não praticar exercícios físicos acaba por causar atrofia muscular, tornando as fibras enfraquecidas, e essa é outra causa comum para a flacidez muscular, e pode se apresentar em diferentes regiões, como abdome, mamas, braços e coxas.

Flacidez Muscular: espécies de flacidez

A flacidez pode ser de pele ou muscular. A flacidez acontece quando o colágeno e a elastina, que são fibras de sustentação da pele, são afetadas pela falta de nutrientes ou oxigenação, atrofiando o tecido, seja muscular ou cutâneo. Normalmente, os dois tipos aparecem associados, piorando ainda mais o aspecto das partes do corpo afetadas. Os músculos ficam flácidos devido à falta de exercício físico. 

A Flacidez Tissular (ou flacidez de pele) pode ser notada quando as fibras de colágeno diminuem e começam a se desorganizar, proveniente da desnutrição ou desidratação. Outros fatores que também contribuem para esse efeito são a radiação solar, má alimentação e falta de cuidados diários, que é sempre ampliado pela ação da força gravitacional.

A Flacidez muscular, entretanto, ocorre na musculatura subcutânea, e acomete a força dos músculos pelo desgaste das fibras de sustentação. Esta ação é caracterizada pela diminuição das proteínas que dão vigor a estas fibras.

Causas da flacidez

Confira as principais causas da flacidez tissular.

  • Alimentação inadequada
  • Predisposição genética
  • Ação gravitacional 
  • Envelhecimento fisiológico 
  • Sedentarismo 
  • Tabagismo 
  • Exposição excessiva ao sol sem proteção 
  • Emagrecimento e ganho de peso em sequência 
  • Gravidez
  • Perda da massa muscular e aumento de depósito gorduroso no local

As áreas mais acometidas são braços, pernas, glúteos, abdómen e rosto.

No entanto, a flacidez muscular acontece devido ao enfraquecimento da musculatura subcutânea, ocasionado pela falta de estímulos tanto no corpo como na face, que acomete a força dos músculos pelo desgaste das fibras de sustentação. Isso acontece por causa da diminuição das proteínas que dão vigor a estas fibras.

Como prevenir a flacidez tissular

Entre os procedimentos indicados estão:

  • Alimentação – Para que ocorra a síntese de colágeno e de elastina é necessário que o organismo disponha dos nutrientes necessários. Por isso, tenha uma alimentação balanceada com acompanhamento profissional e consuma elementos como Vitamina C e E. 
  • Procedimentos preventivos – É indicado também a realização de tratamentos estéticos preventivos, para evitar que a flacidez apareça ou se agrave.
  • Hidratação – A aplicação de cremes adequados para seu tipo de pele e para a região de aplicação é um cuidado importante, que faz diferença na saúde da pele.
  • Proteção solar – A exposição ao sol e o efeito dos raios UVA na pele permanecem e são devastadores a longo prazo. Por isso, proteja sempre sua pele utilizando a proteção solar adequada.

Como tratar a flacidez tissular

1- Laser Co2 

O procedimento provoca o aquecimento da camada mais superficial da pele (epiderme), vaporizando a água contida nas células que reorganizam toda a estrutura da pele por meio da renovação e reorganização do colágeno. Como efeito, temos a redução na flacidez e melhora no tônus da pele.

2- Radiofrequência

Por apresentar resultados incríveis, a radiofrequência é um procedimento muito recomendado para o tratamento de flacidez. Por meio de temperatura elevada, cerca de 40 a 42°C, promove-se a contração das fibras de colágeno e elastina, e estimula-se a produção de uma nova fibra. Esse processo melhora o aspecto da pele na região de aplicação, restabelecendo a firmeza e sustentação e proporcionando mais viço e vitalidade à pele.

3- Dermapen

É um procedimento de grande eficácia utilizado no tratamento da flacidez corporal e também facial, que promove a renovação celular. Dermapen é uma caneta elétrica utilizada para a prática do Microagulhamento. A metodologia consiste na produção de microperfurações na pele por meio de um conjunto de micro agulhas. Esse procedimento gera um efeito inflamatório controlado, que estimula as células responsáveis pela produção de colágeno e elastina (fibroblastos) e a renovação da pele. 

Outra técnica que também pode ser utilizada concomitante ao Dermapen é o “drug delivery”. Podem ser implantados, em camadas mais profundas da pele, fatores de crescimento que vão estimular os fibroblastos a produzirem mais colágeno e elastina, fornecendo à pele maior tônus e elasticidade.

4- Carboxiterapia

É considerado um tratamento poderoso para a flacidez corporal. O procedimento consiste em injetar pequenas quantidades de gás anidro carbônico – CO2 por via subcutânea com minúsculas agulhas. O gás medicinal é distribuído cuidadosamente sob a pele, causando uma vasodilatação local e aumentando o metabolismo dos fibroblastos, as células que produzem o colágeno e a elastina. Com isso, tem-se um aumento e um fortalecimento das fibras colágenas, resultando em uma pele mais firme.

Como prevenir a flacidez muscular?

A melhor maneira de prevenir a flacidez muscular é a prática de exercícios físicos, principalmente a musculação, que estimula os músculos e gera maior tônus para a pele. 

Como tratar a flacidez muscular?

O tratamento da flacidez muscular deve ser orientado por um profissional habilitado e com o apoio de um médico da Medicina do Esporte, visto que pode envolver, além de tratamentos com equipamentos específicos, a realização de fisioterapia e exercícios físicos, bem como a adoção de dietas, visando maior consumo de proteínas. O especialista em medicina do esporte está apto para indicar a melhor trajetória para combater a flacidez muscular.

O uso de multicorrentes para acabar com a flacidez muscular tem se mostrado muito eficaz. Tecnologias como o Stimulus R oferece a possibilidade de utilização de diversas correntes excitomotoras.

No caso da flacidez, estimular os músculos por meio dessa tecnologia ocasiona uma hipertrofia que resulta em estímulos que contraem a musculatura intercalados por períodos de repouso. Estes estímulos são aplicados em áreas estratégicas como regiões anteriores, posteriores e interno de coxas, no abdômen, glúteos e braços com intensidade e frequências apropriadas.

Essas correntes geram contrações musculares involuntárias, ou seja, sem que o cliente tenha consciência de que irá fazer uma contração, com o objetivo de ativar os músculos sedentários, visando o ganho de tônus muscular.

Os resultados podem ser visíveis já nas primeiras sessões, porém recomenda-se um tratamento de aproximadamente oito semanas. Logo após esse período, aconselha-se dar sequência ao tratamento ou exercícios físicos para manutenção dos resultados.

Veja mais detalhes sobre Trimune, clicando na imagem abaixo.

flacidez muscular500 mg – 60 cápsulas
Trimune ajuda na manutenção da saúde, uma vez que age em benefício ao sistema imunológico, fornecendo uma maior defesa para o organismo.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments