Saiba como evitar o melasma na gestação

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

O melasma na gestação também conhecido como cloasma na gravidez é extremamente comum durante o período da gestação e atinge um grande número de mulheres. O melasma gestacional nada mais é do que o resultado das transformações hormonais que ocorrem nesse período e as manchas que aparecem antes ou depois do nascimento do bebê, geralmente, permanecem após o período de gestação.

O melasma não atinge todas as mulheres grávidas, ele é mais comum naquelas que têm uma predisposição genética. E, além disso, a exposição em excesso ao sol pode causar o seu aparecimento.

Evite o melasma na gravidez
Compre o protetor solar facial!

O que é o melasma gestacional?

Melasma na gravidez ou cloasma gravídico é o nome científico que se dá às manchas que cor escura que aparecem na pele do corpo e principalmente no rosto das gestantes devido á grande alteração hormonal que ocorre nesta fase. Essas alterações nos hormônios no período da gravidez acabam resultando no aumento da melanina que é o pigmento responsável por dar uma coloração mais escura à pele. E, com isso, ocorre uma hiperpigmentação em determinadas áreas do corpo.

Quais são as causas?

Os melasmas, muitas vezes, possuem um formado parecido com o de uma borboleta e, suas causas, em muitos casos, vão além da gravidez, podendo ser resultante da alteração hormonal devido ao uso de anticoncepcionais ou mesmo devido à reposição hormonal através de medicamentos.

Apesar de estar, constantemente, relacionado à gravidez, o aparecimento de um melasma em qualquer época de nossas vidas deve ser investigado por um especialista, já que ele pode ter origem em um problema mais específico de saúde. o lúpus, por exemplo, uma doença autoimune, causa o aparecimento de manchas parecidas com borboletas na pele.

Quando o melasma aparece?

No período gestacional, ele costuma aparecer da metade para frente, pois é quando ocorre uma estabilidade hormonal.

O melasma some após a gestação?

Na maioria das gestante, ele desaparece alguns meses depois que o bebê nasce. Porém, em algumas mulheres eles permanecem ou se tornam um pouco mais claros.

Caso, eles persistam existem tratamentos clínicos e/ou procedimentos estéticos para solucionar o problema. Porém, o melasma não tem cura e pode reaparecer a qualquer momento, por exemplo, quando há uma excessiva exposição à luz solar.

Onde aparece?

  • Rosto – é o mais comum. E, geralmente, atinge a bochecha, dorso do nariz, buço e testa.
  • Extrafacial – durante a gravidez, aparece fora do rosto, em geral, nos membros superiores e/ou no colo. Porém, é mais frequente no período da menopausa ou em casos de mulheres que fazem reposição hormonal.

Como tratar o melasma na gravidez?

Apesar de não causarem nenhum mal à saúde, geralmente, incomodam devido ao aspecto físico. Porém, apesar de não ter cura, tem tratamento.

Tratamento clínico

Durante a gravidez, a paciente pode ser tratada de forma menos invasiva. Outro ponto que deve ser levado em conta é em relação á continuidade do tratamento, pois mesmo depois da mancha clarear a falta de cuidados específicos com a pele pode fazer com que ela reapareça.

A forma primária para o tratamento durante a gravidez é o uso de filtro solar. Os médicos ainda podem receitar, nesse período, o fotoprotetor oral, ou seja, antioxidantes ou vitaminas que diminuem a sensibilidade da pele em relação aos raios UV. O clareador pode ser composto, por exemplo, por vitamina C e ácidos mais suaves.

Como evitar?

A melhor forma de evitar o melasma na gravidez é se protegendo. Principalmente, usando e abusando do filtro solar e evitando o excesso de sol.

Mas, se mesmo assim os sintomas persistirem não deixe de procurar um médico, pois o aparecimento do melasma pode estar relacionado à outras doenças.

Veja mais detalhes sobre Protetor solar facial , clicando na imagem abaixo.

melasma na gestaçãoFPS 30 -100 gramas
O Protetor Solar facial FPS 30 em Gel, foi desenvolvido pela farmácia eficácia para assegurar cuidados diários com o rosto, fornece potente proteção contra os raios solares e previne o envelhecimento precoce.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments