Espinhas no rosto? Saiba como detê-las

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem nunca se olhou no espelho e se deparou com uma espinha horrorosa bem no meio do rosto? Infelizmente, esse é um problema comum que todos estão sujeitos a enfrentar, tanto homens quanto mulheres, adolescentes e adultos. Mas temos aqui algumas dicas importante para deter as espinhas no rosto.

Remédio para secar espinhas
Conheça o produto da Eficácia

Só que antes de saber essas dicas é importante entender do que se trata o problema e o que pode desencadeá-lo. Pois a acne é traz consequências que podem ser desde inflamações até baixa autoestima.

Entendendo o problema

A acne é uma dermatose provocada pela obstrução dos poros e proliferação de bactérias, consequência do aumento da produção de secreção pela glândula sebácea. Ou seja, é uma doença inflamatória que provoca o surgimento das espinhas.

Como está diretamente ligada ao ciclo hormonal é muito comum que apareça com frequência durante a adolescência, período em que ocorrem constantes variações hormonais.

Entretanto, não é exclusividade desse período da vida. As espinhas em pessoas adultas é muito mais comum do que se imagina. Inclusive existem pessoas que nunca tiveram espinhas no rosto na adolescência, mas passaram por esse pesadelo na idade adulta.

Seja em qualquer fase da vida, as espinhas devem ser devidamente tratadas e controladas, pois causa consequências negativas na aparência, na qualidade e vida e na autoestima de qualquer pessoa.

O que provoca espinhas no rosto

As disfunções hormonais são as principais causas de espinhas em adolescentes. Entretanto, existem outras causas que desencadeiam o problema, como:

  • sensibilidade aos hormônios androgênicos (masculinos)
  • disfunção ovariana, como síndrome dos ovários policísticos
  • alteração nas glândulas suprarrenais (provocada por um período de grande estresse, por exemplo).

Algumas mulheres apresentam casos de espinhas ou agravamento do problema durante a gravidez.

Também é muito comum que mulheres na idade adulta apresentem uma piora no quadro de oleosidade excessiva e acne inflamatória perto da menstruação.

Alimentação como aliada

Tudo que comemos exerce papel fundamental em nossa saúde, como bem diz aquele ditado: “somos aquilo que comemos”. E, para o bem ou para o mal, a alimentação é responsável por diversas consequências no organismo.

Aqui, no caso, queremos usar a alimentação como aliada para combater as espinhas no rosto. E isso é possível!

Para se livrar ou diminuir as espinhas é fundamental evitar alimentos que promovem a liberação de insulina, o que aumenta a produção de gordura na pele. Por isso, nada de exagerar em alimentos com muita gordura e com alto índice glicêmico (farinhas brancas, açúcar, mel). Também é bom evitar: doce, refrigerante, frituras, congelados e salgados.

É bom incluir na dieta:

  • frutas, legumes e verduras (uva, melancia, laranja, figo, manga, cenoura, abóbora, abacate, brócolis, açaí);
  • vegetais verdes (alface, repolho, couve, agrião e espinafre);
  • fibras (aveia, arroz, pão);
  • peixes de água fria (sardinha, atum, salmão, arenque, bacalhau);
  • castanha-do-pará e sementes (linhaça, chia, abóbora);
  • alho;
  • alcachofra;
  • chá verde;
  • grãos integrais (arroz e macarrão integral, aveia, quinoa, farinha integral).

Dicas para combater as espinhas

Evite usar produtos gordurosos, seja no rosto ou no corpo (cremes, cosméticos e bronzeadores, principalmente);

  • Escolha produtos dermatologicamente testado e classificado como livre de gordura;
  • Remova toda a maquiagem ao final do dia;
  • Resista à tentação e não cutuque as espinhas;
  • Evite momentos de estresse excessivo, pois isso a carga emocional ativa as glândulas suprarrenais, aumentando a produção de andrógenos;
  • Beba muita água ao longo do dia para manter a pele hidratada e saudável;
  • Produtos à base de vitamina A ajudam a limpar os folículos da pele e mantê-la limpa;
  • Procure um dermatologista de confiança para encontrar o melhor tratamento para a sua pele.

Uma mudança de rotina é fundamental para evitar espinhas no rosto. Preste mais atenção nos seus hábitos e cuide melhor da sua saúde!

Veja mais detalhes sobre Remédio para espinhas, clicando na imagem abaixo.

cactix30 cápsulas
Remédio para espinhas é a solução que você tanto procurava! É uma fórmula especial, que age de dentro para fora, assegurando nutrição e proteção para a pele, afim de prevenir e tratar as acnes e espinhas, além de manter o rosto bonito e bem cuidado.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.