Esfoliante para pele: o que é e como fazer

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 5 minutos

A esfoliação contribui para a renovação celular da pele, pois serve para acabar com as células mortas de sua superfície. O resultado é uma pele mais macia, uniforme, lisinha, sedosa e pronta para hidratação.

O que é e para quem é indicada a esfoliação

A esfoliação possui a função de limpar profundamente a pele e pode ser feita com o auxílio de produtos como cremes, sabonetes ou óleos formulados com ativos específicos como por exemplo os ácidos, que são denominados esfoliantes químicos. Existem também os esfoliantes físicos, que são grânulos ou partículas em cosméticos, que ajudam na renovação da pele. Desta maneira, as células mortas e os resíduos são retirados por meio da descamação ou abrasão da mistura em contato com a pele.

Não há restrição para o uso de esfoliante. Ele é indicado para todos os tipos de pele, seja oleosa, mista, seca, sensível ou normal. Entretanto, é de fundamental importância que se consulte um dermatologista, pois este poderá indicar o produto correto e a periodicidade do procedimento, já que determinadas peles – como as reativas, por exemplo – devem fazer com menos intensidade.

Confira o passo a passo ideal de como esfoliar o rosto e o corpo

Passo 1: Antes de usar o esfoliante, limpe bem a pele 

Não é porque a esfoliação garante uma limpeza profunda na pele que ela não precisa ser limpa anteriormente. Para que a renovação celular seja estimulada, é importante retirar resquícios de cremes hidrantes, maquiagem e oleosidade, pois nenhum produto de beleza funciona perfeitamente por cima de outro. Use o sabonete de sua preferência para limpar sua pele e que seja específico para isso.

Passo 2: Pela manhã, use o esfoliante após o banho

Para intensificar o processo, aposte na esfoliação logo pela manhã, após o banho e o uso do sabonete, pois as células mortas terão se acumulado durante a noite e os poros estarão mais abertos e prontos para serem limpos. 

Passo 3: Faça movimentos leves para esfoliar a pele

Com a pele limpa e úmida, é hora de fazer a esfoliação. Basta aplicar o esfoliante nos dedos e fazer movimentos leves e circulares de forma repetitiva até que o produto seque. Para esfoliar o rosto, basta aplicar na “Zona T” – testa, nariz e queixo – além das bochechas e pescoço. No resto do corpo, a dica é aplicar nas coxas, barriga e nádegas, além de costas e ombros. Depois, enxague normalmente, retirando todo o produto da pele.

Passo 4: Hidratar a pele é essencial após esfoliar

Após terminar de esfoliar, é imprescindível que se aplique um creme hidratante na região, já que a pele pode ficar avermelhada ou irritada devido ao atrito com o produto. Massageie o creme delicadamente pelo corpo e rosto, já que ele agirá como recuperador de água e nutrientes que foram perdidos no processo de esfoliação. 

Quais são os benefícios da esfoliação para a pele

Esfoliar a pele, além de limpá-la, o gestual confere-lhe uma aparência mais fresca e fina, estimula a renovação das células e também pode ajudar a tratar a acne. Além do mais, como remove as impurezas, esta etapa da rotina de beleza também prepara a pele para tratamentos complementares, como a aplicação de hidratantes, visto que melhora a absorção.

Com que frequência deve-se esfoliar a pele do rosto e do corpo?


Isso vai depender muito do tipo de pele. A oleosa necessita ser esfoliada duas vezes por semana. No entanto, a normal e seca deve receber a esfoliação no máximo uma vez por semana. Mas, é necessário tomar cuidado, pois o uso excessivo do esfoliante pode provocar coceira, irritabilidade, vermelhidão e sensação de repuxamento da área em que foi aplicado, de mais a mais também pode provocar efeito rebote, causando excesso de oleosidade na pele.

Para quem tem a pele oleosa, o Esfoliante para pele oleosa – 50ml da Farmácia Eficácia é uma ótima opção. É um sabonete especial, que assegura renovação celular para a pele, garantindo o controle da oleosidade, acnes e espinhas. Isso porque conta com o auxílio de ativos específicos, que agem mantendo a pele limpa, renovada, bonita e lisinha. 

O Esfoliante para pele oleosa da Farmácia Eficácia além de controlar a oleosidade da pele não possui enxofre, pois possui o ativo Tiolisina Complex que promove o efeito secativo pela rica composição de enxofre.

Conheça os ativos que fazem parte do esfoliante para pele oleosa:

  • Peróxido de benzoíla: Promove esfoliação mecânica, ação queratoplástica e antimicrobiana.
  • Tiolisina Complex: Contribui com a ação secativa pela composição de enxofre e a aveia coloidal que proporciona hidratação, ação antioxidante e limpeza profunda.
  • A aveia coloidal possui grande poder hidratante, superior as outras aveias, devido sua ação de formar um filme que retém a água na pele. É rica em substâncias como os ácidos avénicos A e B, ácido pantoténico, ácido salicílico, vitaminas B1 e B2, beta-glucanas e aminoácidos, que ajudam a manter a pele bem cuidada e bonita. 

Estimula a síntese de colágeno, promovendo a redução das rugas e linhas finas de expressão. É uma grande aliada ao tratamento da acne, pois diminui a hiperpigmentação pós-inflamatória.

Veja mais detalhes sobre Esfoliante para pele oleosa, clicando na imagem abaixo.

esfoliante pele oleosa50 ml
O esfoliante para pele oleosa é um sabonete especial, que assegura renovação celular para a pele, assegurando controle da oleosidade, acnes e espinhas.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.