Dieta cetogênica: o que é e benefícios

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

O estado de cetose é um processo natural de sobrevivência do corpo humano que ocorre quando a quantidade de alimentos ingeridos é baixa. Portanto, o maior objetivo da dieta cetogênica é forçar o nosso corpo a entrar nesse estado e produzir corpos cetônicos, através da quebra de gorduras no fígado

A história deste método começou na década de 20 como uma alternativa para tratar pacientes com epilepsia com muito sucesso.

Entretanto, a dieta se popularizou nos anos 70. 

O que é exatamente a dieta cetogênica

A estratégia presente na dieta é um rearranjo alternativo entre os macronutrientes que devem compor a alimentação. Aqui, a grande fonte de energia passa a ser as gorduras.

As proteínas devem ser consumidas em quantidades adequadas, e os carboidratos em quantidades mínimas. 

O processo fisiológico do corpo humano é quebrar a gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos para obter energia suficiente para os processos celulares.

Quando não se consome carboidratos, o corpo é praticamente forçado a quebrar além da gordura que vem dos alimentos, aquela que já está acumulada. A gordura se acumula em geral por causa dos excessos de carboidratos na alimentação, e esse processo todo acaba levando a perda de peso.

A evolução da dieta lowcarb

O consumo de carboidratos é reduzido na dieta lowcarb. Assim, ingerindo mais proteína e gordura, é possível aumentar a sensação de saciedade, o que leva diretamente ao emagrecimento saudável. 

Considera-se que a dieta cetogênica seja uma evolução da dieta lowcarb. A dieta cetogênica consiste em reduzir definitivamente a quantidade de carboidratos ingerida.

O princípio parte do pressuposto de que reduzindo o consumo do carboidrato, também baixa o estímulo à insulina. consequentemente melhorar o perfil da insulina, aumentando a sua resistência e diminuindo as chances de desenvolver diversos males como diabetes, aterosclerose e até doenças cardiovasculares.

Na dieta cetogênica o consumo de carboidratos deve ser mínimo, limitando-se a no máximo 50g por dia.

O que acontece no corpo

Os corpos cetônicos são as substâncias formadas pelo fígado após processar os ácidos graxos provenientes da gordura ingerida.

O nome dieta cetogênica advém do fato de que os níveis dos corpos cetônicos aumentam a partir do momento que se pratica esse tipo de alimentação, e eles serão os responsáveis por aumentar consideravelmente a energia do cérebro.

O corpo entra em um estado de cetose, e intensifica a quebra da gordura para obter energia, visto que não existe energia suficiente proveniente dos carboidratos. 

Além do que, o consumo mínimo de carboidratos diminui os níveis de insulina, e previne a diabetes e doenças cardiovasculares.

 Os benefícios

O importante de tudo isso está no fato de que ao baixar muito a quantidade de carboidratos, a insulina também acompanha essa baixa. Quem tem pré-diabetes vai ter uma regressão, quem já tem diabetes e toma medicamento também pode experimentar uma regressão do quadro.

Além da insulina, o corpo todo entra em um estado de sobrevivência positiva. Ele precisa arranjar uma outra fonte de energia para o cérebro.

É importante saber que os carboidratos são macronutrientes e que não são essenciais à vida. Eles não desempenham nenhum papel especial. 

Dieta cetogênica: 10 benefícios para quem quer queimar gordura

1- Favorece a perda de peso

2- Auxilia na perda de gordura abdominal

3- Diminui os níveis de triglicerídeos

4- Aumenta os níveis de HDL

5- Controla o açúcar no sangue

6- Reduz a pressão arterial

7-Diminui os sintomas da síndrome metabólica

8- Estrutura LDL melhora com carboidratos reduzidos

9-A dieta cetogênica ajuda com transtornos cerebrais

10- Inibe o apetite

Veja mais detalhes sobre Controle da ansiedade e compulsão , clicando na imagem abaixo.

dieta cetogênica30 cápsulas
“A administração diária de 5-htp melhora a falta de sono, memória, aprendizado e é responsável pela regulação do humor e de nossas emoções…” Farmacêutica Neila Mara.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments